TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO

Ensaios: ATPS DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  6.063 Palavras (25 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 25

Superior de Recursos Humanos

ATPS DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO

ALICE MACEDO DOS SANTOS INÁCIO RA 8137749751

ANA PAULA SANTOS LEITE RA 7706673165

RENATA RAVENY DE OLIVEIRA MAGALHÃES RA 7706680477

Rondonópolis/MT

2013

ALICE MACEDO DOS SANTOS INÁCIO RA 8137749751

ANA PAULA SANTOS LEITE RA 7706673165

RENATA RAVENY DE OLIVEIRA MAGALHÃES RA 7706680477

DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação da Disciplina de Direto Empresarial e tributário para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Rondonópolis

2013

Sumário

. Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1.Conceito de Direito Comercial

2.2. Conceito de Direito Empresarial

2.3. Conceito de Direito Cambiário e seus Principios

2.4. Conceito do Principio da Carturalidade

2.5. Conceito do Principio da Literalidade

2.6. Conceito do Principio da Autonomia e Abstração

2.7. Conceito de Empresa

2.8. Conceito de Empresario

2.9. Principio da Capacidade Contributiva

2.10. Conceito de Titulos de Creditos Conforme o Novo Codigo Civil Brasileiro

2.11.Aspectos Legais de uma Empresa

2.12.A Função Social da Empresa

2.13.Como a Empresa é Afetada pelos Principios do Direito Cambiario

2.14.As consequencias da Elevada Carga Tributaria

3. Considerações Finais

4. Referencias Bibliograficas

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um relatório sobre os “Aspectos Legais de uma Empresa”, dentro do Novo Direito Empresarial, mostrando passo a passo os fundamentos do direito comercial e empresarial, a evolução da empresa e meio de sobrevivência no mercado, bem como o conceito de empresa e empresário, a função social de uma empresa, como também o entendimento sobre direito cambiário e seus princípios.

Tem por objetivo demonstrar a existência do princípio da função social da empresa, fazendo sua conceituação e demonstrando sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, de acordo com os preceitos da Constituição Federal de 1988.

Finalmente falaremos acerca do principio da capacidade contributiva, abordando sua origem, conceito e seu entendimento, ou seja, o que é considerado como capacidade contributiva, também conhecida como princípio da capacidade econômica, e sua forma de materialização do princípio da igualdade no Direito Tributário.

CONCEITO DE DIREITO COMERCIAL

Os bens e serviços de que todos precisamos para viver ( isto é, os que atendem as nossas necessidades de vestuários, alimentação, saúde, educação, lazer etc.) são produzidos em organização econômicas especializadas e negociadas no mercado. Quem estrutura essas organizações são pessoas vocacionadas á tarefas de combinar determinados componentes (os “fatores de produção”) e fortemente estimuladas pela possibilidade de ganhar dinheiro, muito dinheiro, com isso. São os empresários.

A atividade dos empresários pode ser vista como a de articular os fatores de produção, que no sistema capitalista são quatro: capital, Mao de obra, insumo e tecnologia. As organizações em que se produzem os bens e serviços necessários ou uteis á vida humana são resultados da ação dos empresários, ou seja, nascem do aporte de capital- próprio ou alheio- compra de insumos, contratação de Mao de obra e desenvolvimento ou aquisição de tecnologia que realizam. Quando alguém com vocação para essa atividade identificam a chance de lucrar, atendendo á demanda de quantidade considerável de pessoas— quer dizer, uma necessidade, utilidade ou simples desejo de vários homens e mulheres—, na tentativa de aproveitar tal oportunidade, ele deve estruturar uma organização que produza a mercadoria ou serviço corresponde, ou que os traga aos consumidores.

Estruturar a produção ou circulação de bens ou serviços significa reunir os recursos financeiros (capital), humanos (Mao de obra), matérias (insumos) e tecnologias que viabilizam oferece-los ao mercado consumidor com preços e qualidade competitivos. Não é tarefa simples. Pelo contrario, a pessoa que se propõe realiza-la deve ter competência para isso, adquirida mais por experiência de vida que propriamente por estudos. Alem disso, trata-se sempre de empreitada sujeita a risco. Por mais cautelas que adote o empresário, por mais seguro que esteja do potencial do negocio, os consumidores podem simplesmente não interessar pelo bem ou serviço oferecido. Diversos outros fatores inteiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com