TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ELETRICIDADE APLICADA

Por:   •  24/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 1

        Uma corrente elétrica se dá pela movimentação de elétrons em um condutor. Os elétrons entram em movimento sob a ação de uma diferença de potencial (ddp).  Quando a corrente que circula por este condutor tem um mesmo sentido ela é chamada de corrente contínua, onde o fluxo de elétrons permanece em uma mesma intensidade durante o período de tempo. Os geradores mais comuns que geram essa tensão contínua são as pilhas e baterias, pois elas mantem a sua polaridade de saída em um mesmo nível. Já o dínamo é um equipamento que gera corrente contínua transformando a energia mecânica em energia elétrica usando o principio da indução eletromagnética. O dínamo é formado por dois elementos, um ímã e uma bobina que interagindo entre si geram uma indução. A corrente contínua é comumente utilizada em circuitos de aparelhos eletrônicos.

[pic 1]

             

 Gráfico CORRENTE X TEMPO da corrente contínua (CC)

              Na corrente alternada a polaridade da tensão é invertida de maneira periódica, fazendo o fluxo de elétrons inverter o seu sentido. Esse método de transmissão de energia foi inventado por Nikola Tesla para transmitir energia entre duas cidades nos EUA. A corrente alternada substituiu a corrente contínua que era usada na época, pois seu custo era menor, além de permitir a transmissão em grandes distancias, possibilitando a alteração do valor de sua tensão por meio de transformadores. A corrente alternada é gerada por meio de alternadores.  Com a alternação do sentido da corrente os polos são chamados de fases, pois ambos assumem as duas condições de polaridade. [pic 2]

         

Gráfico CORRENTE X TEMPO da corrente alternada (CA)

Passo 2

Frequência de operação da corrente alternada em alguns países

PAÍS

FREQUÊNCIA (Hz)

Brasil

60 Hz

Estados Unidos

60 Hz

Portugal

50 Hz

Argentina

50 Hz

Bolívia

50 Hz

Chile

50 Hz

Paraguai

50 Hz

Canadá

60 Hz

Alemanha

50 Hz

Uruguai

50 Hz

Passo 3

Vantagens do uso da corrente alternada na transmissão de energia elétrica

- O transporte por corrente alternada é mais barato. As usinas geradoras de energia geralmente são distantes das residências ou indústrias, fazendo com que a corrente seja transportada por quilômetros de redes.

- Na corrente alternada a diminuição do valor da tensão é feita usando um transformador. A transmissão de energia por grandes distâncias é feita em altas tensões, pois os cabos usados para transmiti-los se opõe a essa passagem. A alta tensão poderia ser muito perigosa se chegasse até as residências dos consumidores, então os transformadores são usados para reduzi-las.

- Se for necessária a utilização de corrente contínua em indústrias ela pode ser facilmente obtida através da corrente alternada.

Desvantagens do uso da corrente alternada na transmissão de energia elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (285.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com