TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Eletricidade Aplicada

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO FINAL

INTRODUÇÃO

        O estágio de Licenciatura é uma exigência da LDBEN (nº 9394/96) necessário à formação profissional, a fim de adequar essa formação profissional às expectativas do mercado de trabalho.

       O estágio em Ensino Fundamental visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se me importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho na área profissional.

       O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Fundamental.

       Apesar do estágio em ensino infantil ter sido realizado de forma rápida a visão de qualidade de ensino e inclusão social apresenta-se de forma interativa na escola. Para elas incluir significa dar a todos os alunos, independente de classe social, etnia, crença, sexo, ou capacidades físicas e cognitivas, uma educação de qualidade. O objetivo consiste em não deixar ninguém fora da vida escolar e garantir que todos sejam aceitos em situação de igualdade reconhecendo que cada um tem muito a contribuir com o grupo. Preocupam em garantir um trabalho significativo e oferecer oportunidades de aprendizagem a todos. Neste sentido assumem a responsabilidade por construir, avaliar e adequar o currículo de maneira que este seja coerente com as concepções de uma sociedade a ser construída, de sujeito consciente, de aprendizagem e estratégias de ensino.

       O período de estágio consiste em um momento de estudos práticos que tem por finalidade colocar o aluno estagiário em contato com situações que o aproximem da realidade de sua formação. Não houve barreiras em momento algum para se conseguir o estágio. Alguns fatores foram favoráveis, como: a recepção por parte de toda equipe gestora, funcionários e pelos próprios alunos.

CAPÍTULO 1 – A HISTÓRIA E ASPECTOS DA EDUCAÇÃO

INFANTIL /SÉRIES INICIAIS

O primeiro capítulo relata a história da escola do ensino fundamental, sua cultura; espaço físico e fundamentos do Projeto Político Pedagógico como verão a seguir.

1.1. A Escola de Educação Infantil

O (EMEB “ Luiz Ometto” ) foi idealizada no ano de 1990 e está localizada à Rua (RUI BARBOSA),924, centro em (PRADÓPOLIS) –SP. Sua inauguração aconteceu no dia 13 de FEVEREIRO de 1992 com o propósito de atender a uma demanda de 200 alunos.

A escola possui atualmente 11 salas de aula, amplas e arejadas, um refeitório limpo e organizado onde é servido as refeições para os alunos, uma sala para Direção/Secretaria funcionam num mesmo espaço, uma sala para professores dispõe de uma mesa para reuniões, quadro de avisos, um aparador com água e café e um armário, um almoxarifado, um anfiteatro, uma sala de informática, uma área de serviço, um pátio interno, um parque e quatro banheiro (masculino e feminino).

Toda a equipe escolar desenvolve seu trabalho com muita dedicação, empenho, organização e seriedade, buscando sempre a integração de atividades realizadas no espaço escolar.

É uma escola que visa a formação consciente da cidadania, por isso é uma instituição voltada para a comunidade, preocupada em transmitir valores, como: respeito mútuo, honestidade, confiança, solidariedade e responsabilidade.

1.2. A escola e sua cultura escolar

Por meio das atividades do estágio supervisionado em educação fundamental foi possível perceber que a escola tem sua identidade própria, buscando autonomia. A sala observada apresenta uma boa organização, trazendo para eles muitos benefícios e amadurecimento no desenvolvimento cognitivo.

A Diretora procura alternar suas práticas educativas. Ela sempre traz atividades que interessem aos professores de maneira afetuosa e tranquila. Observa-se também, que a Diretora trabalha de forma interdisciplinar, essa maneira trabalhar sempre favorece os educandos.

Na Educação Fundamental nota-se envolvimento e interação por parte da equipe gestora, sendo sugeridas novidades aos professores, tais como: livros, jogos, músicas, envolvendo todo o grupo, tanto docente quanto discente.

Com base nos estudos sobre a importância de atividades enriquecedoras, e conforme os conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor deve sempre atualizado, o diretor deve disponibilizar textos, os mais diversos para sua socialização com as comunidades educativa.

Essas são algumas das atividades realizadas pela escola. Eles propiciam um ambiente acolhedor e adequado ao professor, para que possam desenvolvam suas práticas educativas.

1.3. O s fundamentos do Projeto Político Pedagógico e sua prática no cotidiano da escola.

O Projeto Político Pedagógico oferecido pela escola tem duas dimensões: a política e a pedagógica. É político no sentido de compromisso com a formação do professor como cidadão para a sociedade e pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Esta última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade. Assim sendo, a dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com