TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão De Pessoas Etapa 2 Passos 1,2,3,4

Casos: Atps Gestão De Pessoas Etapa 2 Passos 1,2,3,4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2013  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  2.197 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3 Passo 1

Direção

Com o passar dos anos o crescimento de grandes organizações exigiram uma mudança importante no seu cotidiano,pois quando tratamos com seres humanos a exigência se torna mais complexa pois seus resultados com certeza estarão ligados ao modo em que os seus administradores conseguem repassar as atividades a sua equipe.

Ao falarmos de direção em âmbito organizacional abrimos um leque de opções para a abordagem deste assunto já que envolvem muitos cargos onde são respeitadas hierarquias para que haja uma escala a ser seguida baseada no respeito e comprometimento.

O modo que cada empresa trabalha e atinge resultados com certeza está ligado ao fato de que aquela organização carrega consigo muitos traços e estilos de seus administradores,fazendo com que boa parte de seus subordinados entendam a política empresarial revertendo para resultados positivos com o passar do tempo.

Nas pesquisas feitas podemos entender mais sobre o assunto “Direção” e com isso elaborar de forma mais clara e conceituar melhor sobre este assunto.~

Abrangência da Direção significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. A escala de direção começa pelos diretores que dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários. A direção se divide em três níveis que são: Institucional, Intermediário e operacional.

Dentro desta hierarquia podemos citar a parte institucional de uma empresa que é o nível mais alto pois neste setor de extrema responsabilidade os responsáveis por esta atuação estão em contato direto com representantes de outras empresas,acionistas,sem falar com possíveis encontros com representantes do governo.É dado a este setor a responsabilidade sobre o funcionamento correto das atividades empresariais sempre com um ótimo planejamento e cobrança para que os outros níveis entendam da melhor forma e consigam exercer as ordens de forma a dar bons resultados.

O nível a seguir é formado ou denominado de gerência que tem como finalidade atuar no setor intermediário repassando as informações,padronizando processos e fazendo com que todos consigam realizar suas funções e entendam de forma clara os objetivos da empresa.

Neste setor intermediário os gerentes trazem soluções que vieram do setor institucional e trabalham diretamente ligados ao setor operacional,que por sua vez é representado por supervisores que são o braço direito dos gerentes.Os principais atributos são de grande importância pois realizando um acompanhamento de perto para que todas as funções da empresa sejam executadas de maneira correta.

A supervisão não está ligada apenas ao nível operacional uma vez que para uma empresa funcionar de maneira correta é preciso que haja uma supervisão em todos os setores da empresa,porém cada setor possuirá um tipo controle respeitando seus níveis de hierarquia,pois cada setor tem suas responsabilidades e seus lideres com o objetivo de fazer procedimentos de trabalho e normas a serem seguidas.

Chegando a este importante assunto que são os lideres,não podemos esquecer que muitos gerentes ou supervisores que atuam em tais cargos possuem diferentes métodos de interagir com seus subordinados.Com muitas maneiras de exercer essa liderança o trabalho pode ser feito de várias maneiras mas com certeza existirão muitas diferenças no modo de pensar de quem comanda ou de quem é comandado.

Freqüentemente a liderança é definida como uma forma de dominação, ou controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados, este conceito vem mudando e liderança passa a ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.

A liderança pode funcionar de duas formas: ela pode ser uma autoridade delegada, quando o líder é aquele que possui um cargo de liderança, mas não necessariamente lidera, ou influencia, sua equipe; ou a liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipe sem, necessariamente, possuir um cargo de liderança.

A teoria que define os tipos de liderança de acordo com a personalidade e características do líder é chamada de Teoria dos Traços e foi a primeira a ser desenvolvida a esse respeito. Segundo ela existem os seguintes tipos de líder: o “líder executivo”, o “líder coercitivo”, o “líder distributivo”, o “líder educativo” e o “líder inspirador”. Mas, esta teoria se baseia no pressuposto de que a liderança é uma característica nata do líder. Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com