TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Engenharia De Software

Monografias: ATPS Engenharia De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 12

Anhanguera Educacional – Taguatinga – FACNET

Bacharel em Sistemas de Informação 5º A – Noturno

Disciplina: Engenharia de Software e Gerência de Projetos

Professor: Marcos Guimarães

ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERÊNCIA DE PROJETOS

ATPS

Aluna: Yara Ribeiro

Brasília, 12 de junho de 2012.

Desafio

Uma empresa de desenvolvimento de sistemas recebeu como tarefa participar de uma concorrência junto com outras empresas para elaborar um projeto de software para um hotel. O projeto proposto deverá planejar o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de hospedagem em um hotel. O sistema deverá realizar o gerenciamento da locação dos quartos (reservado, locado ou disponível) fazendo o controle das despesas dos clientes referente ao tempo de hospedagem e consumo de produtos/serviços do hotel. Ao final da estadia, quando o cliente efetuar o CheckOut, ou seja, o encerramento de sua estadia no hotel, o sistema deverá apresentar um relatório com as despesas do cliente.

A equipe será responsável pelo desenvolvimento e pela gerência do projeto do sistema solicitado. O projeto terá duração de seis meses no total. Na fase inicial do projeto, haverá uma primeira reunião para orientações e definição da equipe. Outras quatro reuniões de status ocorrerão entre o representante do cliente e a equipe do projeto. Em cada reunião, a equipe irá entregar um ou mais relatórios e terá a oportunidade de discutir sobre as atividades futuras. Deverão ser entregues os seguintes relatórios:

Relatório 01: Equipe do Projeto.

Relatório 02: Escopo do Projeto.

Relatório 03: Cronograma de Atividades do Projeto.

Relatório 04: Gerência de Riscos do Projeto.

Relatório 05: Requisitos do Sistema.

Relatório 06: Projeto de Interface com o Usuário.

Desenvolver um sistema de informação de forma eficaz, que apresente resultados compatíveis com os requisitos do cliente exige fazer uso da Engenharia de Software e das ferramentas de Gerência de Projetos. Considere que o representante do cliente é o professor da disciplina, as reuniões de status do projeto serão constituídas orientações com o professor e as empresas que estão no processo de concorrência pelo serviço de desenvolvimento do sistema são os grupos de alunos. Após as reuniões de status, o representante do cliente elegerá um projeto de software para ser o vencedor do processo concorrência.

Objetivo do desafio

Fazer o planejamento e o gerenciamento de um projeto de software referente a um sistema de informação para um Sistema de Gerenciamento de Hotel.

ETAPA Nº 1

1. EQUIPE DE PROJETO

A equipe responsável por fazer o planejamento e o gerenciamento do projeto de software referente a um sistema de informação para um Sistema de Gerenciamento de um Hotel, será constituída por 5 pessoas, gerente de projeto, analista de sistemas, projetista, programador e analista de teste.

 Yara Ribeiro da Silva – Gerente de projeto. Estudante do curso Bacharel em Sistemas de Informação, Técnica de Informática. A gerente de projeto deve garantir a entrega na data prevista, cumprir com os objetivos propostos pelo cliente e gerenciar sua equipe para que não haja falhas.

 Alisson Paulo Carneiro - Analista de Sistemas. Estudante do curso Bacharel em Sistemas de Informação. O analista de Sistema faz o levantamento da necessidade do cliente e também a comunicação com o cliente e o programador, faz mapas de riscos prós e contra para o projeto sair perfeito.

 Alan Clésio da Silva Pereira – Projetista. Estudante do curso Bacharel em Sistemas de Informação, Analista de Banco de dados. O projetista deve mapear as estruturas e funcionalidades identificadas na análise de requisitos dentro do contexto e das restrições da arquitetura, de forma a tornar possível a construção do software.

 Edivan Amorim Barbosa - Programador. Estudante do curso Bacharel em Sistemas de Informação. O programador transforma a linguagem do cliente para o computador, ou seja, cria o programa.

 Hermes Carvalho de Oliveira – Analista de teste. Estudante do curso Bacharel em Sistemas de Informação, Técnico de Informática. O testador testa o programa e ajuda a implementá-lo.

ETAPA Nº 2

2. ESCOPO DO PROJETO.

O projeto proposto desenvolverá um sistema de informação de forma eficaz, que apresente resultados compatíveis para o planejamento e desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de hospedagem em um hotel. A equipe será responsável pelo desenvolvimento e pela gerência do projeto do sistema solicitado. O projeto terá duração de seis meses no total.

2.1. NOME DO PROJETO

Project Hotel

2.2. OBJETIVOS DO SISTEMA

O projeto tem como objetivo a criação de um sistema para o gerenciamento de um hotel. O sistema deverá ser de fácil manuseio para qualquer tipo de usuário, com uma interface simples e rápida.

O sistema será responsável pelo gerenciamento de locação de quartos, informando o status atual dos mesmos, além de controlar as despesas dos clientes referentes ao tempo de hospedagem e consumo de produtos e serviços do hotel.

2.3. PREVISÃO DE INÍCIO E TÉRMINO DO PROJETO

O projeto iniciará na data 10/04/2012 e terá um término previsto para o dia 14/08/2012, completando 4 meses no total até a entrega do sistema pronto.

2.4. PLATAFORMA

O sistema rodará nas plataformas Windows XP e Windows 7 por serem os sistemas operacionais mais populares no Brasil e possuírem várias vantagens.

Quando um aplicativo trava nessas plataformas, ele não afeta os demais aplicativos do sistema, não havendo necessidade de reiniciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com