TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fenômenos do Transporte

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CHAYANE CRISTINE LAURENTINO – RA 1155381659

JEFERSON SZYMANSKI – RA 3220516526

MAYCON ALEXSSANDER BORBA – RA 1191419335

RAIZA NAGEL DOS SANTOS – RA 3222559387

ATPS 

PROFESSOR JOSÉ PAULO FIGUEIREDO MEYER

Joinville,

Junho de 2016

1         INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada – ATPS tem o intuito de instigar o aluno a desenvolver em grupo, projetos relacionados à matéria de Fenômenos do Transporte, ministrada no curso de Engenharia de Produção.

 O presente trabalho propõe criar uma forma de bombear a gasolina de um tanque de combustível de um automóvel até uma garrafa pet.

Para o desenvolvimento desta atividade, foram necessárias pesquisas relacionadas à gasolina, tais como a viscosidade e densidade, período ideal para abastecimento do veículo, assim como relembrar fundamentos da física e aplicação do conteúdo relacionado à mecânica dos fluidos.

Houve a necessidade de compreender o funcionamento de sistemas de bombeamento para que fosse possível analisar e escolher a melhor forma de administrar as informações elucidadas no desafio proposto ao decorrer do conteúdo. Poucas informações foram apresentadas, situação que instigou a consideração de N variáveis.

1.2         RESUMO

A ciência da mecânica dos fluidos possui aplicação das mais diversas. Utilizada para resolver problemas é empregada no escoamento de líquidos e gases, máquinas hidráulicas e pneumáticas e também nos automóveis que utilizamos no dia-a-dia.

Quando abastecemos o carro, é através do volume que é realizado o cálculo para o pagamento.

É aconselhável que o abastecimento seja realizado no período da manhã, já nas primeiras horas do dia. Quanto mais fria estiver a gasolina, consequentemente a massa ocupará menos espaço, possibilitando encher mais o tanque. Com a gasolina fria, sua densidade se torna maior. No entanto para que haja uma real economia de valores, se faz necessário haver uma variação de temperatura considerável, em relação à noite anterior.

Outa utilização da mecânica dos fluídos em automóveis é por meio do radiador, o qual se utiliza de água que passam por mangueiras até o motor, para que este refrigere e evite o superaquecimento, tendo como consequência a fundição das peças que estão em movimento com o bloco do motor.

1.3        OBJETIVO GERAL

Na vida profissional de um engenheiro, algumas das variáveis de controle mais importantes num processo produtivo de uma empresa a serem controladas são: o nível de fluidos, sua vazão, viscosidade, pressões etc., ou seja, o estudo de fenômenos de transporte. Todas as empresas, em algum momento em seu processo, envolverão uma
dessas variáveis, seja na produção diretamente ou na sua infraestrutura. Assim sendo, enfrentar este desafio os ajudará a agregar competências e conceitos e estarão presentes em seu dia a dia como engenheir
o.

2.         FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

2.1        DESAFIO

João Paulo e sua família saíram de viagem em uma caminhonete, no sábado às 10h, de sua casa, na cidade de São Paulo, em direção à praia na cidade de Santos. Durante a viagem, João, em virtude dos barulhos de seus filhos Lucas (7 anos) e Matheus (14 anos), não percebeu que a sinalização do sensor de seu tanque de gasolina mostrava que o combustível estava terminando, e só notou o ocorrido quando o carro “gastão” (consome 1 litro de gasolina a cada 8 km rodados) apresentou problemas, e não havia qualquer posto de combustível por perto; portanto, João Paulo não poderia prosseguir sua viagem. Um grupo de jovens que passava pelo local, com um carro, resolveu parar e fornecer um pouco de combustível para que João conseguisse chegar ao posto mais próximo. Esse grupo possuía um tanque quase cheio de gasolina, que, quando completo, chega a 60 litros. O grupo teve a seguinte ideia: “Por que não utilizar uma mangueira (que João Paulo possuía em seu porta-malas para lavar o carro) e criar um sistema de bombeamento do carro para uma garrafa PET, e, assim, fornecer a quantidade necessária para que João Paulo consiga chegar até o próximo posto de combustível, localizado a 24 km do local?”.

2.2        ETAPA 1

2.2.1        PASSO 1- Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.

R = A ciência da mecânica dos fluidos possui aplicação das mais diversas. Utilizada para resolver problemas é empregada no escoamento de líquidos e gases, máquinas hidráulicas e pneumáticas, além de sistemas de ventilação e ar condicionado atua no ramo da indústria aeroespacial. 

A redução do consumo de gasolina em automóveis está ligada ao movimento de arrasto, este que é compreendido como a força que um fluido em movimento exerce na direção do escoamento. O arrasto é considerado um defeito existente no automóvel, quando há uma redução deste, em contrapartida, economiza-se gasolina, além de garantir a segurança e solidez das estruturas e diminuição no ruído e rigidez. Quando o corpo, no caso o carro, é submetido ao escoamento do fluido, dá-se o nome a este processo de carenado. Um carro de corrida carenado possui forma arredondada e perfilada, facilitando o carenamento por meio de um fluido.

Para redução da velocidade, quando o pedal é ativado, envia um sinal para o freio que por sua vez remete óleo hidráulico por uma tubulação aos pistões, pressionando pastilhas e lonas de freios.  No sistema de direção hidráulica mecânica, por meio de uma bomba de direção, acionada quando o automóvel está ligado, envia óleo em extrema pressão e auxilia o pinhão e a cremalheira quando acionadas pelo volante a encaminhar comandos para a roda.

Outa utilização da mecânica dos fluídos em automóveis é por meio do radiador, o qual se utiliza de água que passam por mangueiras até o motor, para que este refrigere e evite o superaquecimento, tendo como consequência a fundição das peças que estão em movimento com o bloco do motor. Quando se trata de óleos, tanto o lubrificante quanto o óleo do motor possuem função de lubrificar seu motor quando acionado a partida do automóvel, por intermédio de uma bomba, evitando assim que haja contato de peças móveis com fixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (237.8 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com