TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DE DESEMPENHO

Ensaios: ATPS GESTAO DE DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – PLANO DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE DESEMPENHO

Disciplina: Gestão de Desempenho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Jurema Tussi Cunha

Rio Grande/ RS

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar, ensinar a importância de uma empresa investir na gestão de desempenho, investir nas pessoas e inovar.

Em um primeiro momento iremos mostrar a empresa na qual escolhemos, com seus dados, histórico e seus princípios e valores.

Em um segundo momento iremos apresentar a importância da gestão de desempenho e também um quadro das competências da gestão de desempenho.

No mundo empresarial, identificar o profissional de desempenho superior, aquele que traz resultados significativos para a empresa e que não deveria ser “perdido” para o mercado é ainda um desafio para os gestores, para a área de Recursos Humanos, no mundo empresarial, identificar o profissional de desempenho superior, aquele que traz resultados significativos para a empresa e que não deveria ser “perdido” para o mercado é ainda um desafio para os gestores, para a área de Recursos Humanos e para o próprio profissional que, na maioria das vezes, não sabe se seu desempenho está de acordo com as expectativas, qual é o seu valor para a empresa e onde poderá chegar caso permaneça nesta empresa ou vá para outra qualquer.Uma das práticas mais úteis para ajudar a encarar este desafio tem sido o processo de gestão do desempenho.

Trata-se de um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo muito nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais, além da contratação de resultados quantitativos do negócio.

1.DADOS DA EMPRESA E SUAS PRÁTICAS

1.1 Descrição da empresa

Razão Social: Rodrigo Fiussen Cardoso

Nome Fantasia: Climatec Condicionadores de Ar

Ramo de Negócio: Instalação e Manutenção de ar condicionado

Atividades Relevantes: Instalação de ar condicionado

Produtos e Serviços: instalação e venda de ar condicionado

Endereço: Av. Santos Dumont, 361ª

Bairro: Junção

Nome dos principais executivos: Rodrigo Fiussen Cardoso

Breve Histórico:

A empresa foi fundada em 10/ 06/2009 pelo proprietário Rodrigo F. Cardoso de início na sua residência e com o tempo foi aumentando a clientela fixou-se no referido endereço. A princípio trabalhando sozinho e com o crescimento da cidade foi necessário fazer equipes com técnicos e auxiliares. A origem do capital veio do auxílio do seu pai para a compra dos maquinários e depois foi gerado o capital. O nível de faturamento devido ao ramo de atividade depende da estação do ano que em sua alta temporada chega a R$ 20.000,00 reais mensais. Atualmente a empresa conta com 5 funcionários.

A cultura da empresa prioriza um bom relacionamento com seus colaboradores, dando total liberdade para expressarem suas opiniões priorizando o bom senso da equipe. Sendo assim trabalham motivados e comprometidos com a empresa.

Visão: Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de seu desempenho, comprometida com o melhor atendimento ao cliente.

Valores: Eficiência, humildade, bom relacionamento com clientes e colaboradores.

Missão: Planejar, desenvolver e contribuir para o crescimento do mercado de climatização e por decorrência ser reconhecido por nossos clientes.

A empresa por ser de pequeno porte e ter poucos funcionários, o proprietário é quem realiza as atividades do setor se recursos humanos, no entanto a empresa não possui uma parte exclusiva para esse setor.

Atualmente as empresas estão focando não a avaliação em si mesma,

mas em todo o processo de gerir o desempenho individual, da equipe e da empresa.

Dessa forma, a avaliação de desempenho passa a ser uma etapa que integra um todo maior,a gestão estratégica das pessoas que atuam na organização.

Não existe regra para a periodicidade de aplicação do instrumento. Entretanto, deve ter intervalo suficiente que permita a implementação de ações para a melhoria de desempenho a partir do feedback recebido na avaliação anterior. O sucesso de qualquer projeto depende da adesão de toda a empresa e a única forma de obtê-la é mostrar os ganhos por meio de resultados. Assim:

- A empresa passa a conhecer melhor seus recursos e pode definir, com base nos resultados apresentados, estratégias de desenvolvimento para atuar em padrão de excelência;

- Os empregados passam a atuar de forma mais assertiva e a se destacar em diversos contextos a partir do feedback contínuo e das ações de desenvolvimento;

- A GRH passa a conhecer melhor a força de trabalho da empresa e, a partir daí, pode atuar de forma mais integrada com as demais áreas.

A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ, 1995, p.54) define desempenho como sendo "os resultados obtidos de processos e de produtos que permitem avaliá-los e compará-los em relação às metas, aos padrões, aos referenciais pertinentes e a outros processos e produtos. Mais comumente, os resultados expressam satisfação, insatisfação, eficiência e eficácia e podem ser apresentados em termos financeiros ou não".

"No processo de avaliação de desempenho, tanto o avaliador quanto o avaliado devem ter uma compreensão comum do que seja o desempenho esperado. Isso implica a necessidade de se especificarem objetivos e explicar os passos a

serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com