TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Gestão Desempenho

Artigos Científicos: ATPS - Gestão Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  1.673 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 01 - BASE E APRESENTAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS

1.1 RESUMO

Resumo texto: Gestão do desempenho com base em competências

O texto traz um modelo de sistema para gestão do desempenho baseado em competências.

O desenvolvimento alinhado aos objetivos estratégicos pode levar a empresa a ser mais competitiva. Algumas competências são essenciais para o sucesso do negócio.

Segundo o texto essas competências se dividem em: Competências Essenciais, Competências Distintivas, Competências Técnicas e Competências de Suporte.

Essas competências são desenvolvidas desde que baseadas em recursos. Esses recursos estão divididos em:

• Tangíveis = Infra-estrutura, equipamentos, empregados, etc.

• Conhecimento, habilidades e experiência = Capital humano

• Procedimentos e sistemas = Conjunto de documentos tangíveis

• Valores e cultura = Recurso desenvolvido ao longo do tempo

• Redes de relacionamento = Contato com grupos de interesse

Esse modelo de gestão do desempenho tem como base o mapeamento, a definição de responsabilidade e perfil das funções. Foi desenvolvido o seguinte conceito de competência: Competência = Habilidade + Conhecimento + Atitudes.

A Avaliação de Performance tem como propósitos principais:

• Decisões sobre promoção e remuneração

• Registrar a evolução do comportamento

• Medir o grau de satisfação do empregado

• Detectar necessidades de capacitação e desenvolvimento

Resumo do texto: Gestão de competências na prática

O texto aborda o processo de implantação da Gestão de Desempenho na empresa Berlanda, sendo utilizado para traçar as principais competências e torna-las mais mensuráveis de acordo com cada cargo e função.

O teste para verificação dessas competências foi realizado com cerca de 450 empregados obtendo assim uma visão global e gerando a criação do quadro de competências da empresa.

Esses dados serão utilizados na hora de entrevistar candidatos, para assegurar que tenham o perfil de competências adequado à empresa.

Resumo texto: Gestão de Pessoas

A definição de competência está baseada em conhecimentos, habilidades, competências técnicas e as atitudes. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica. A habilidade está ligada ao prático, a vivência do conhecimento. Já a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas. Hoje as empresas estão adaptando o novo modelo de gestão, pois essa inovação agrega mais valores no meio organizacional e ajuda a melhorar o trabalho coletivo dentro das organizações.

O desenvolvimento organizacional teve origem na teoria comportamental e nos consultores de dinâmica de grupo e comportamento organizacional. Esse novo programa chegou ao Brasil no final dos anos 70 e início dos anos 80. Essa nova estratégia fez com que os superiores e colaboradores das empresas se unissem mais ao trabalho em equipe compartilhando tarefas e conhecimentos, com intuito de buscar maiores resultados para as organizações .Os funcionários começaram a ter mais participações nas decisões e ter mais opiniões na melhoria da empresa e hoje muitas empresas adquiriram a caixinha de sugestões para o bom andamento da empresa.

A inovação é algo que quando bem planejado e implantado traz motivações, criando assim uma visão mais ampla de futuro. A inovação pode ser feita a partir de algo que já existe como também serem criadas, com o intuito de trazer vantagens e ganhos mantendo a competitividade da empresa no mercado, as inovações são criadas principalmente para atender o ambiente externo, ou seja, o cliente, e também o ambiente interno colaboradores, empresários e acionistas.

O RH como centro de resultados e as funções desempenhadas pelos profissionais de recursos humanos devem sempre reconhecer as necessidades de mudança para que haja melhor desempenho por parte dos mesmos, identificar certas operações exercidas ao longo de anos que precisam de melhoria e inovação, por exemplo: Como gerar resultados para a empresa? Como são desenhados os planos de desenvolvimento em nossa empresa?

Como cada dia mais o mundo esta se desenvolvendo mais rápido as empresas estão implantando novas estratégias estas as quais tem por definição capacitar profissionais para suas empresas e assim ter mais chance de concorrer com o mercado.

1.2 DISCUSSÃO CRÍTICA

Os textos trazem diversos pontos positivos, o primeiro deles seria a aplicação de um sistema de Gestão do Desempenho baseado nas competências, o principal ganho seria o mapeamento do perfil dos indivíduos, pois assim saberíamos quais competências precisam ser desenvolvidas para com isso melhorar os resultados da organização, e posteriormente usar esses perfis como base para recrutamento e seleção.

A Avaliação de Performance também seria um ganho para a empresa e principalmente para os colaboradores, pois seria possível decidir sobre promoções e remuneração, medir o grau de satisfação dos indivíduos e verificar possíveis necessidades de capacitação e desenvolvimento. Indivíduos satisfeitos, desenvolvidos e capacitados produzem mais e com melhor qualidade, aumentando a competitividade da empresa.

As organizações estão seguindo a tendência de investir no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com