TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestao Do Conhecimento

Trabalho Escolar: ATPS Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1

GESTÃO POR COMPETÊNCIA NA PRATICA

A gestão por competências representa alternativas de modelos gerenciais que muitas empresas utilizam para orientar, planejar, captar, desenvolver e avaliar nos diferentes ambientes da organização para alcançar os objetivos necessários.

Gestão de competências está relacionado a gestão de desenvolvimento que tem como objetivo identificar profissionais que possa dar o maior feedback para uma organização, e que tenha visão de negocio, identificando as oportunidades de melhoria, agregando conhecimento.

Esta gestão tem o objetivo de compreender quais são as competências criticas na organização e como chegar ao sucesso empresarial, assim desenvolvendo planos internos com os colaboradores que precisam desenvolver suas habilidades, que se trata de uma metodologia de gestão moderna que foca em negócios no mercado e também no desenvolvimento de profissionais.

Para que a gestão de competências se desenvolva com sucesso, a organização deve realiza um mapeamento das competências dos colaboradores, onde serão coletadas informações de suas habilidades, atitudes e conhecimento para aprimora-las e aproveita-las de acordo com as necessidades da organização.

E após o mapeamento deve haver uma avaliação de desempenho, que é realizado para identificar o perfil do profissional conforme suas habilidades, onde serão direcionados para os cargos indicados pela organização. Esta avaliação é a forma mais competente de uma empresa traçar os perfis com o maior aproveitamento do profissional e suas habilidades aperfeiçoadas.

Para a jornalista Patrícia Bispo, a gestão de competências pode trazer muitos benefícios para uma organização como: maior produtividade, ambiente participativo e motivador, comprometimento dos colaboradores, gerencias e equipes fortalecidas, foco em resultados, aumento de competitividade dos colaboradores e diferencial de mercado. Também cita que as empresas ainda não despertaram para o potencial da gestão de competências, ou não reconhecem o seu valor, pois acham de difícil implantação.

Porém as empresas apostam nesse programa pois de fato trás grandes resultados, pois descobrem talentos e habilidades em seus colaboradores resultando em melhor desempenho e um recrutamento interno gerando assim um plano de carreira. A gestão de competências podem gerar vários benefícios para a organização e também para seus funcionários que é motivador tem pois os mesmos tem a oportunidade de crescimento na organização.

A jornalista também dá exemplos de uma empresa que implantou o sistema e vem observando os resultados na pratica. Ela percebeu que a organização não precisou contratar consultores para implantar o sistema, pois iria ser um encargo, assim o setor de Recursos Humanos ficou responsável no levantamento das informações internas dos colaboradores, para implantar o programa de gestão de competências.

“ A empresa escolheu este processo, pois estamos buscando excelência em gestão de pessoas, podendo sair um pouco da subjetividade para uma visão objetiva e mensurável . Desejamos tornar o gerenciamento mais imparcial, para podermos acompanhar as necessidades e desenvolvimento de nossos colaboradores”, explica o diretor da Berlinda, Augusto Dotti.

E de fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com