TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão Do Conhecimento

Artigo: ATPS Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  4.857 Palavras (20 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Polo de Hortolândia-SP

Curso: Superior de Administração - Turma 1ª Série

Alunas: R.A.

Amanda Aparecida da Silva 442515

Márcia Helena da Silva Dias 408783

Priscila Vicente Pereira 409241

Samara Almeida de Souza 443677

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Hortolândia

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Polo de Hortolândia-SP

Curso: Superior de Administração - Turma 1ª Série

Alunas: R.A.

Amanda 442515

Marcia 408783

Priscila 409241

Samara 443617

Professora a Distância: Profª- Mônica Satolini

Tutor à distância: Ezaine Cristina Viana dos Santos

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Hortolândia, 21 de Junho de 2013.

1. SUMÁRIO

2. INTRODUÇÃO:

Conceito de Gestão do conhecimento.

Entendemos que a gestão do conhecimento é e será sempre importante dentro de um ciclo de Organização, ela aponta dois caminho a seguir para obter conhecimento interno e externo, ela leva as organizações a mensurar, com mais segurança a sua eficiência em tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada e em relação aos seus clientes, concorrentes e distribuidores de ciclos de vida, de produtos e serviços, sabe identificar as fontes de informações, administrar dados e gerenciar seus conhecimentos, tratar de praticar e agregar valor à informação e de distribuí-la. Com certeza há muitos desafios a vencer na gestão do conhecimento, porque influenciar o comportamento do trabalhador, considerado o maior deles é fazer que as lideranças da organização comprem a idéia e por fim determinar como classificar o conhecimento. A gestão do conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada, é fundamental que para se saber o que fazer a princípio a gestão está interligada a processos e práticas de criação de transferência de conhecimento, assim o referencial deste trabalho utiliza os conceitos básicos da teoria do conhecimento e seus compartilhamento.

Nonaka & Konno.1998, um dos notáveis estudiosos da teoria do conhecimento organizacional diz que “o conhecimento é altamente pessoal e difícil de realizar,o que dificulta sua transmissão e compartilhamento”. Por outro lado, o conhecimento explícito pode ser expresso em palavras e números sendo facilmente comunicado e compartilhado sob a forma de dados brutos, formulas cientificas, princípios universais, especificações e manuais. O conhecimento explícito pode ser facilmente transmitido, formalmente e sistematicamente entre indivíduos

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 - Definições de GC e seus exemplos dentro das empresas.

Embora a gestão do conhecimento (GC) seja função comum nas organizações, muitas não tem visão clara de como incorpora - lá e transformar em vantagem competitiva.

A escassez de estudos, comprovam que a GC faz diferença no desempenho organizacional e a cultura, talvez seja os fatores mais influentes na promoção ou inibição de práticas de GC. Há empresas que usam ferramenta de tecnologia da informação (TI) como fator de competitividade confundindo as com GC. Outras acreditam que o TI sozinho possa servir para gerenciar o conhecimento, o que é um equívoco. Daí a falta de clara distinção entre TI e GC. A gestão do conhecimento representa um conjunto interdependente de práticas de formas consciente ou informal, a GC é uma atividade fundamental no processo de uma organização, pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade,contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e para construir uma inteligência direcionada a sociedade.A GC também facilita e permite o desenvolvimento colaborativo para o crescimento profissional, Grandes empresas em todo mundo estão iniciando GC no intuito de explorar o conhecimento interno e externamente para poderem manter-se competitivas no mercado.

Podemos citar então que para Davenport e Prusak (1998) o objetivos das ferramentas de GC é modelar parte do conhecimento que existe nas cabeças das pessoas ,pois a gestão dos ativos intangíveis são baseados na competência dos colaboradores de uma determinada organização.

3.2 - Vamos citar uma empresa que aplica GC como modelo de gestão.

1 - Empresa Serpro:

Quando o Serpro decidiu executar um processo de transformação, ela tinha a clara noção que precisava se adaptar e acompanhar todas as mudanças ocorridas no mundo globalizado. Embora tenha implementado diversas medidas que visavam conduzi-lo á sua ambientação e adequação a essas assustadora e estimulante realidade, ainda assim faltava algo que não havia sido contemplado no modo de gestão decorrente do processo de transformação a gestão dos saberes da organização a gestão da sua inteligência e do seu capital intelectual do conhecimento e do capital intangível. A partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com