TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS HIDROSTATICA

Artigo: ATPS HIDROSTATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 ETAPA 1.1 1

1.2 PASSO 2 2

1.3 PASSO 3 3

2 ETAPA II 4

2.1 PASSO 1 5

2.2 PASSO 2 6

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

RESUMO

O aquecedor solar com recicláveis constitui o que já é uma necessidade dupla, economia de energia e reciclagem de lixo, fato que se vive dia-a-dia este século. Produzido a partir do que antes se destinava unicamente aos lixões, as garrafas PET e as embalagens longa vida ganharam um novo destino mais honroso e se transformam em aquecedores de baixo custo e de fácil montagem, que poderão ser usados por toda a sociedade, sem discriminação. Isto significa que todos podem fazer bem ao meio ambiente e ao mesmo tempo ter água quente em suas residências ou centros comerciais. Dessa forma, poderia torna-se uma realidade para milhares de família que ainda hoje não tem acesso a água quente em suas residências ou que vivem em lugares remotos, onde não se tem energia elétrica

PALAVRAS-CHAVES

Aquecedor solar, energia solar, energia elétrica, reciclagem.

1. Introdução

Para a sociedade globalizada do século XXI, baseada no consumo de combustíveis fósseis e não renováveis, um dos desafios do século será o abastecimento de energia mundial. Os habitantes deste planeta agora vive o desafio de continuar o seu desenvolvimento e atender as necessidades do homem moderno sem degradar o meio ambiente.

A partir do desenvolvimento do motor de combustão interna e de diversas turbinas que aumentaram a capacidade de produção do homem e seu consumo de combustível, as reservas de combustíveis fósseis tornaram-se uma importante fonte de energia que movimenta o mundo a partir da Revolução Industrial, fazendo com que a interrupção no consumo seja praticamente impossível ao mesmo tempo que tal fontes são limitadas. Hoje mais de 98% da energia consumida procede de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural –, cujo ritmo atual de exploração é insustentável.

Até pouco tempo descartava-se a possibilidade de que se esgotasse a energia. No entanto, atualmente sabe-se que os dias para esses combustíveis estão contados, caso não se tomem providencias para pelo menos desacelerar esse processo. Essas providencias poderiam ser o uso de energia renováveis, como a energia proveniente do Sol.

O Sol, além da razão da existência de vida, é a origem de todas as energias que o ser humano vem utilizando durante sua história. Além de brilhar a mais de 5 milhões de anos, calcula-se que só este ano lançará sobre a Terra 400 mais energia do que será consumida pelos habitantes desse planeta, realidade que poderia ser aproveitada o máximo possível, através de mecanismos limpos e saudáveis. Dessa maneira, o aproveitamento da energia solar apresenta-se como alternativa interessante quando se trata sobre a racionalização do uso dos recursos energéticos, complementando o uso enérgico geral como este exemplo de egergia sustentável um sistema de aquecedor solar

1 que só este ano lançará sobre a Terra 400 mais energia do que será consumida pelos habitantes desse planeta, realidade que poderia ser aproveitada o máximo possível, através de 2. Energia solar

2.1. Definição

É a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem. Dias (2005, p. 28): “O aquecimento de água por energia solar pode ser destinado ao uso domiciliar, industrial ou ainda para a geração de energia, com emprego de coletores solares.

2.2. Tipos de energia solar

Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:

1. Direto – é aquela que possui apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplo: célula fotovoltaica.

2. Indireto – é aquela que precisará de mais uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

2.3. Formas de utilizar a energia solar

o Energia solar térmica ativa – é aquela em que a transformação dos raios solares se dá noutras formas de energia – térmica ou elétrica. Este sistema apela para o auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. É usada para aquecimento de piscinas e do ambiente, estufa, cozinhas solares, entre outros.

o Energia solar térmica passiva – é aquela em que o aproveitamento da energia é feito para aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas. São geralmente diretos, apesar de envolverem, as vezes, fluxo de convecção. É aplicada para soluções de eficiência energética, tendo em conta as questões de projeto e estudo de forma a maximizar o aproveitamento energético.

2.4. Vantagens e desvantagens da energia solar

a) Vantagens

• Não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.

• As centrais necessitam de manutenção mínima.

• Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o custo dos mesmo vem decaindo, tornando cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

• A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

• Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, e sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e conseqüentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

b) Desvantagens

• Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com