TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS HIDROSTATICA

Monografias: ATPS HIDROSTATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Construção de Aquecimento Solar

Este é um sistema de armazenamento de água padrão, utilizado na residência analisada, ela consiste em reservar água vinda da rua e depois distribuída pelas instalações da residência.

O nível da água é controlado por um dispositivo chamado cisterna, este por sua vez controla o nível da água para que não transborde, e nem falte água no reservatório, essa cisterna é composta por um tipo de bóia e um tampão que quando a água chega ao seu nível máximo, o tampão fecha a passagem de água, assim impedindo que a água transborde, e conforme o uso da água, essa passagem é aberta para que o reservatório volte a ser completo, por conta da bóia que acompanha o nível da água.

Componentes de baixo custo usados para construção de um sistema de aquecimento solar:

Componente Quantidade

Placas 3

Reservatório

Tubos 32 mm 4m

Tubos 20 mm 4m

Registro de esfera 1

Adaptador 32 mm 1″ 1

Joelhos 6

Caps 4

Flanges 1″ 2

Flanges 3/4″ 2

Flange 1/2″ 1

Tê chuveiro 1

Torneira de bóia 1

Pescador 1

Dimmer 1

Haste de acionamento do dimmer 1

Adesivo Plexus 310** 90g

Pintura *** 100g

Fio de fixação, cobre 2,5 mm 3m

Aplicação do sistema na residência:

No interior do reservatório, a água fria sempre ficará no fundo por ser mais pesada que a água quente. Baseado nessa lei da física é que foi criado o reservatório térmico (de baixo custo) desse Aquecedor Solar de água.

O reservatório é alimentado pela água da rede pública A (água fria) por uma torneira de bóia. Essa água é direcionada para o fundo do reservatório por um tubo (redutor de turbulência) encaixado na torneira de bóia.

Esse tubo, além de direcionar a água fria direto para o fundo do reservatório, tem a função de evitar turbulências, misturando momentaneamente as camadas de água quente e fria.Pela conexão 1 a água (fria) sai do reservatório para os coletores, e depois de aquecida nesses coletores pela irradiação solar, retorna para o reservatório pela conexão 2 para ser armazenada "quente" e ficar disponível para consumo pela conexão B através de uma bóia pescador, cuja função é captar a camada superior de água de dentro do reservatório (mais quente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com