TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Inteligência Artificial

Exames: ATPS Inteligência Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3

Relatório de Modelagem de Análise de Conhecimento

Para desenvolver o sistema especialista para a academia, foi necessário obter o conhecimento necessário para à construção do sistema, que foi feito gradualmente e distribuidamente por todo o processo. Definimos isso como a aquisição de conhecimento, que são realizadas de acordo com as seguintes tarefas:

• Coleta inicial de conhecimento;

• Redução do conhecimento incorreto;

• Aumento do conhecimento adquirido.

As características do especialista terão grande impacto na aquisição do conhecimento. A experiência deste influencia a organização, o armazenamento e a recuperação do conhecimento. Quanto maior for a organização e mais refinado o processo de raciocínio, mais difícil decodificar o conhecimento e expressá-lo de forma básica. O conhecimento do especialista não se encontra organizado de forma que possa ser extraído diretamente para a base de conhecimento. Muitos pesquisadores e engenheiros do conhecimento tem tentado trabalhar na construção de mecanismos que facilitem este processo.

Outros fatores contribuem para que a aquisição do conhecimento seja a parte mais crítica no processo de desenvolvimento de um sistema baseado em conhecimento. São eles:

• Falta de gerência e organização;

• Treinamento incompleto de engenheiros do conhecimento;

• Dificuldade da tradução do conhecimento para uma linguagem compreensiva pelo computador;

• Necessidade da flexibilidade da base de conhecimento;

• Tratamento de conflitos e informações incertas.

Vários pontos devem ser considerados no processo de aquisição do conhecimento, independente do método de desenvolvimento utilizado. A primeira delas, e talvez a mais complexa, é a identificação dos especialistas do domínio da organização que irão participar do desenvolvimento. O segundo ponto é a motivação do especialista do domínio, que deve ser reforçada pelo engenheiro do conhecimento. Também devemos considerar a disponibilidade do especialista, que na maioria das vezes é um profissional muito ocupado. Por último, devemos nos preocupar com o que se refere a seleção e ao sequenciamento das técnicas de elicitação do conhecimento.

O engenheiro do conhecimento desempenha um papel fundamental no processo de aquisição do conhecimento, fornecendo meios ao especialista para que ele consiga transmitir a sua maneira de solucionar os problemas.

A aquisição de conhecimento é um processo que consiste em duas etapas: a elicitação e a representação do conhecimento. A elicitação é o processo de abstrair conhecimento das fontes disponíveis. Que são classificadas em três tipos: os especialistas do domínio, documentos escritos e contextos do mundo real.

• Conhecimento fatual: refere-se à camada do modelo conceitual;

• Conhecimento inferencial: refere-se à camada de raciocínio do modelo conceitual;

• Conhecimento estratégico: refere-se à camada de solução de problemas do modelo conceitual.

A técnica de elicitação usada foi a de entrevista onde é marcada por discussões encontros entre o engenheiro e o especialista do domínio, que tem como objetivo a obtenção de uma visão. O tipo de entrevista foi a semi-estruturada onde os mesmos tópicos são abordados por diferentes entrevistados, deve iniciar por questões planejadas, ter consistência no roteiro básico. A vantagem desta técnica é a sua flexibilidade e a possibilidade de rápida adaptação. A entrevista pode ser ajustada quer ao indivíduo, quer às circunstâncias. Ao mesmo tempo, a utilização de um plano contribui para a reunião sistemática dos dados recolhidos.

Normalmente, a entrevista semi-estruturada inicia-se com tópicos gerais, a que se seguem perguntas utilizando como “O quê?”, “Porquê?”, “Quando?”, “Como?” e “Quem”, devendo deixar-se que a conversação decorra de modo fluido. Na entrevista usamos as seguintes perguntas:

• Qual objetivo cada atividade física busca alcançar?

• Cada atividade é indicada para que tipo de pessoa e idade?

• Existe algum tipo de restrição para sua prática e porque?

• Com que freqüência cada atividade pode ser praticada?

• Que tipo de alimentação deve ser adotado para a prática de cada atividade física?

O dicionário do conhecimento é o local onde o conhecimento é definido, ou seja, onde o significado dos conceitos são explicados. A seguir temos o dicionário do conhecimento:

Dicionário do Conhecimento

Academia de exercícios físicos

local onde se pratica algumas modalidades esportivas existentes,

buscando ser um ambiente atrativo.

Alongamento

é umtipo de exercício físico orientado para a manutenção ou

melhora da flexibilidade.

Distração

fazer com que a pessoa possa se livrar de suas preocupações

e busque se divertir com a modalidade esportiva escolhida.

Personal trainer

é um profissional que deve ter uma formação em Educação

Física, que está capacitado a ministrar e supervisionar os treinamentos seguindo os objetivos de quem o contrata e respeitando os Princípios Básicos do Treinamento.

Relaxamento

fazer com que a pessoa se sinta mais tranquila com a prática de exercícios.

A camada de inferência tem como objetivo, relacionar os dados adquiridos e fazer inferência, onde construo uma árvore de decisão a partir de dados relacionados.

A seguir montamos tabelas e associamos as informações com as respectivas aulas, focando nos objetivos, indicações, freqüência, alimentação e restrições de cada aula e visualizando

Etapa 4

Relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com