TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MECÂNICA DOS FLUIDOS

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA GOIÂNIA

ATPS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

GOIÂNIA – 2015

FACULDADE ANHANGUERA GOIÂNIA

                                   DIOGO DAVID DE FREITAS                      RA 6275285236

                                 

                                   ANTONIO MARCOS M. DE LOIOLA         RA 6662380083

                                   EDVALDO LUIS DA SILVA                         RA 6276278214

                                                                   Atividade prática      supervisionada                                                                                                                                   de ATPS MECANICA DOS FLUIDOS apresentado em grupo do curso de Engenharia Mecânica quinto período para composição de nota, sob supervisão do Professor  Magno.

GOIÂNIA – 2015

RESUMO

ATPS de MECANICA DOS FLUIDOS, a atps está baseada em pesquisa e resumos sobre a montagem de um braço hidráulico resolvendo problemas como vedação, compressibilidade entre outros.

PALARA CHAVE      -       Braço Hidraulico

GOIÂNIA – 2015

Passo 1

Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluidos diversos, observando

parâmetros de viscosidade, elasticidade, compressibilidade, etc.

Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos. 
Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir à deformação e apresentam a capacidade de fluir (também descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes). Estas propriedades são tipicamente em decorrência da sua incapacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio estático. Enquanto em um sólido, a resistência é função da deformação, em um fluido a resistência é uma função da razão de deformação. Uma conseqüência deste comportamento é o Princípio de Pascal o qual caracteriza o importante papel da pressão na caracterização do estado fluido. 
Fluidos podem ser classificados como fluidos newtonianos ou fluidos não-newtonianos, uma classificação associada à caracterização da tensão, como linear ou não-linear no que diz respeito à dependência desta tensão com relação à deformação e à sua derivada. 

Propriedade dos Fluidos 

Viscosidade 
É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido
ao escoamento, a uma dada temperatura. 
Pode ser definida pela lei de Newton da viscosidade: τ=μ μ/γ 
Onde a constante μ é o coeficiente de viscosidade. Viscosidade é a propriedade associada à resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade. 

No experimento usaremos água que tem uma viscosidade Absoluta (a 40ºC), e 31,7 cSt, viscosidade a 100° e 5,42cst de viscosidade cinemática (ν=μ/ρ). 

GOIÂNIA – 2015


A experiência poderia ser conduzida com óleo por conta que com o aumento do atrito da água com a borracha e a parede da seringa a eficiência irá ser inferior ao uso de um óleo porem com os cálculos a experiência com a agua não irá ser afetada com a tensão superficial

Elasticidades

O modulo de elasticidade do ar ´e da ordem de 3.000 PSF, o modulo de elasticidade da água é da ordem de 40.000.000 PSF (praticamente ”incompressıvel”).


Compressibilidades 

A compressibilidade é uma 
variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão. Em termos mais simples, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. Em termos habituais, a compressibilidade dos líquidos é quase nula. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás em temperatura constante implicam na sua compressibilidade. Em termodinâmica e mecânica dos fluidos, compressibilidade é uma medida da relativa mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão(significativa alteração de tensão). O inverso da compressibilidade é chamado de módulo de compressibilidade, frequentemente notado como K (algumas vezes na literatura B, de bulk modulus, como é tratado em inglês).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (402.4 Kb)   docx (819.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com