TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MODELAGEM E SIMULAÇÃO

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ALESSANDRO LOPES

JOSÉ SCARASSATI

HUDSON DIEGO

MODELAGEM CONCEITUAL

Modelagem e simulação

Piracicaba

2013[pic 2]


ALESSANDRO LOPES        RA: 1018810536

JOSÉ SCARASSATI           RA: 1018816342

HUDSON DIEGO                RA: 1034110848

                     

MODELAGEM CONCEITUAL

Modelagem e simulação

Trabalho desenvolvido durante o      8º semestre do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, referente à disciplina de Modelagem, analise e simulação de sistema, tendo como orientador o Profº Italia Camolesi.

2013

RESUMO

Os fatores que tornam desejáveis o uso de técnicas ou simulação aliadas aos benefícios computacionais são: Tempo, Custo, Impossibilidade de experimentação direta por questões de segurança, Visualização, Repetição, Interferência, testar hipóteses estatísticas, compor cenários e avaliar o comportamento de uma solução.

O comportamento de um sistema é estruturado através da construção de um modelo. Este modelo, normalmente toma forma de um conjunto de considerações relacionadas à operação do sistema.

Quando construído e validado, um modelo é usado para responder a questão do tipo “e se...?”.

Os modelos de simulação em computadores são construídos por quatro elementos: Componentes, Variáveis, Parâmetro e Relações funcionais.

Palavra Chave: Modelagem, Simulação, Computação.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO TEORICA        03

  1.         ABORDAGEM DO TEMA         05
  1. MODELAGEM CONCEITUAL         06

4    ESTUDO DO MODELO CONCEITUAL ...........................................................09

5   CONCLUSÃO ...................................................................................................18

6    BIBLIOGRAFIA        19


1 – INTRODUÇÃO TEÓRICA

“Definição da Simulação do Sistema  , segundo a Webster’s Collegiate Dictionary, “é “ fingir, para obter a essência externa da realidade “. De acordo a Schriber (1987), "A simulação envolve a modelagem de um processo ou sistema de modo que o modelo imite a resposta do sistema atual para eventos que acontecem com o passar do tempo".

Neste trabalho a simulação será definida como um processo de projetar um modelo de um sistema real e procedimentos de experimentos com este modelo, com o propósito de conhecer o comportamento do sistema avaliar várias estratégias para a sua operação (Pegden, 1990 ).

Nós consideraremos a simulação de modo a incluir ambos: a construção do uso da modelagem e os experimentos para estudar um problema. Deste modo, pode-se pensar na modelagem da simulação como uma metodologia experimental e aplicada que visa a executar os seguintes aspectos:

- descrever o comportamento dos sistemas,

- teorias ou hipóteses que avaliem o comportamento observado, e

- usar o modelo para predizer o comportamento futuro, isto é, os efeitos produzidos por mudanças no sistema ou nos métodos de operação.

Os termos "modelos " e "sistemas " são os componentes chaves da definição de simulação. Por modelo se entende a representação de um grupo de objetos e ideias. Por outro lado, um sistema é um grupo ou coleção de elementos inter-relacionados que cooperam para executar algum objetivo pré-estabelecido (Pegden, 1990).

A simulação pode ser aplicada a sistemas já existentes ou aos que existirão, isto é, aqueles em fase de desenvolvimento ou planejamento.

A concepção e desenvolvimento de modelos têm constituído uma parte em nossa atividade intelectual e desde então nós começamos a tentar conhecer e pular nosso ambiente. As pessoas têm usado a ideia de modelos para tentar representar e expressar ideias e objetos. Historicamente, a modelagem era tomada de várias formas: desde comunicação direta de pinturas em murais até complexos sistemas de equações matemáticas para lançar foguetes no espaço.

Como uma matéria de fato, o progresso e a história da ciência e da engenharia é mais corretamente refletida no progresso de nossa habilidade para desenvolver e usar os modelos.

Um dos mais importantes elementos requeridos para atacar um problema é a construção e uso de um modelo. Um modelo é também quando se deseja aprender alguma coisa sobre um sistema real que não se pode observar ou experimentar diretamente, por que o sistema até agora não existe ou por ser difícil de manipular.

Uma cuidadosa concepção do modelo pode diminuir a complexidade, deixando somente que o analista descubra o importante. Cada um dos modelos pode tomar várias formas, mas um dos mais usados (e certamente o de maior uso) é a simulação.

Site: http://www.eps.ufsc.br/disserta/gaona/cap3/cp3_gao.htm Acessado 26/09/13 às 20h14min

2 - ABORDAGENS DO TEMA

2.1 Descrições do Sistema.

O Sistema da fabrica utilizado é um sistema discreto aonde uma simulação discreta se aplicam a sistemas cujos estados se possam considerar discretos, ou seja, que variem de forma discreta ao longo do intervalo de valores da variável independente. Repare se que, sendo assim, a aplicabilidade de tais técnicas não se reduz unicamente à simulação de sistemas que em si mesmos exibam um comportamento tipicamente discreto, mas ainda a sistemas contínuos que, de alguma forma, permitam a “discretização” dos seus estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (520.5 Kb)   docx (133.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com