TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Marketing

Trabalho Escolar: ATPS Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 1

Passo 01, 02, 03

Conceitos de Marketing:

O marketing procura identificar as necessidades humanas e sociais e atendê-las. Uma das definições mais curtas de marketing é atender ás necessidades de maneira lucrativa, pode ser extremamente rentável, mas com enorme quantidade de informações sobre o assunto.

O essencial é encontrar um bom produto para promover. Uma das definições mais curtas de marketing é atender às necessidades de maneira lucrativa. O profissional de marketing envolve-se no marketing em dez grupos: Bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Também possuem técnicas para estimular demanda por estes dez grupos.

Assim como os profissionais de logística são responsáveis pelo gerenciamento de suprimentos, os de marketing podem ter de gerenciar uma demanda negativa (pessoas que evitam o produto), uma demanda inexistente (pessoas que não conhecem o produto ou não se interessam por ele), uma demanda latente (uma forte necessidade que não consegue ser satisfeita pelos produtos existentes), uma demanda em declínio (demanda mais baixa), uma demanda irregular (demanda que varia de acordo com a estação do ano) uma demanda plena (nível pleno de satisfação da demanda), uma demanda excessiva (demanda mais alta do que pode atender) ou uma demanda indesejada (demanda por produtos nada saudáveis ou perigosos).

Os objetivos dos gerentes de marketing é procurar influenciar o nível, a velocidade e a composição desses vários estados da demanda. Marketing é geralmente descrito como “a arte de vender produtos”, Mas para Peter Drucker,um dos maiores teóricos da administração, objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo.

O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. O profissional de marketing é alguém que busca uma resposta de uma outra parte, denominada cliente potencial.

Marketing de Serviços

Para que se obtenha um desempenho satisfatório do marketing aplicado aos serviços é imprescindível que se considere sua natureza, a qual se diferencia da industria. Orientando o marketing de serviços A luz de suas características peculiares que o diferencia do marketing aplicado aos bens comercializados pela industria. Lovelock & Wright (2001, p. 5) considera que os "Serviços são atividades econômicas que criam valor e fornecem benefícios para clientes em tempos e lugares específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada no — ou em nome do — destinatário do serviço".

Kotler (2000, p. 448) define: "Serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto".

Os serviços são atividades que agregadas de valor, ou seja, de algum beneficio que o cliente percebe, estabelecem relações de troca entre a empresa e os clientes, e podem ou não estar relacionadas com algum produto físico, pois embora ela disponibilize ou intermedie algo físico, sua essência mantêm-se na intangibilidade.

As diferenças básicas entre bens e serviços podem ser caracterizadas conforme retratou Lovelock & Wright (2001, p. 17) sobre os serviços:

• Os clientes não obtêm propriedade sobre os serviços;

• Os produtos dos serviços são realizações intangíveis;

• Há maior envolvimento dos clientes no processo de produção;

• Outras pessoas podem fazer parte do produto;

• Há maior variabilidade nos insumos e produtos operacionais;

• Muitos serviços são de difícil avaliação pelos clientes;

• Normalmente há uma ausência de estoques;

• 0 fator tempo é relativamente mais importante;

• Os sistemas de entrega podem envolver canais eletrônicos e físicos.

Kotler (2000, p. 449) destaca que os serviços possuem quatro características fundamentais, que são a "intangibilidade, inseparabilidade, invariabilidade e perecibilidade". Pois os serviços, ao contrario dos bens, não podem ser mensurados quantitativamente, experimentados e examinados antes de serem consumidos, portanto são intangíveis. Estão sujeitos indissociabilidade por estarem condicionados ao consumo e a produção serem simultaneamente realizados, a produção só acontece quando há o consumo.

A invariabilidade se dá pelo fato do serviço depender de quem o está fornecendo ou operando, e alem disso, variando também de local e horário da realização. Sendo a inconstância uma "(...) vantagem quando a empresa quer construir um relacionamento com os consumidores respondendo as suas necessidades individuais" (NICKELS & WOOD, 1999, p. 202).

A perecibilidade diz respeito A indisponibilidade de se estocar serviços, pois a não é possível guarda-los para que sejam consumidos ou utilizados no futuro, pois quando a demanda oscila, não há estoques para a cobertura desse aumento, sendo necessário outras formas estratégias para suprir o aumento da demanda ou conte-la.

Podendo ser utilizado o de marketing, como por exemplo, um aumento de preço do serviço, com o objetivo de desestimular os clientes ao consumo, sem perdê-los, quando a empresa não dispõe de tempo para atender todos serviços solicitados.

Dessa forma, o marketing aplicado aos serviços, deve considerar que estes dependem de experiências e desempenhos entre o prestador do serviço realizado e os clientes, sendo necessários estratégias e processos que viabilizem uma satisfação pela congruência entre suas expectativas, pois o serviço é intangível e indissociável, e suas percepções, pois ele é variável e perecível.

Mix de marketing

Para que se possa conseguir alcançar os resultados desejados pela empresa, ela precisa manter relações com os consumidores e o mercado à que ela se direciona. Para isso, a ferramenta que se utiliza é o mix de marketing, o qual, de acordo com Kotler (apud MCCARTHY, 2000, p. 37), é composto pelos "4Ps de marketing: produto, preço, praça (ponto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com