TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Organização De Computadores

Dissertações: ATPS Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  8.908 Palavras (36 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 36

TUTOR A DISTÂNCIA JOÃO ALEXANDRE BALDOVINOTTI

ALESSANDRO FIORITO DA SILVA – 7145515434

ANDRÉ LUIS YORGOS EZIAS – 6784385073

ÉDER MOLINA DE OLIVEIRA – 6747288339

PAULO ROGÉRIO CÉSAR PEREIRA – 6750364167

RAFAEL FERREIRA LIMA - 6790431955

WILLIAN RIBEIRO – 6952487207

SÃO PAULO/SP

2013

1. MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS

1.1. INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

1.1.1. Conceito Básico

A base da computação está sempre relacionada à manipulação de dados a fim de chegar a um resultado através de cálculos utilizando-se de sistemas integrados que automatizem esse processo. Para que haja a manipulação dos dados é necessário que haja um dispositivo que possibilite a entrada destes de forma inteligível à máquina que após o processamento do dado a máquina tem que retornar o resultado da manipulação de forma legível ao ser humano através de dispositivos de saída. Em suma a computação está dividida em física (hardware) e lógica (software) que agem em conjunto para proporcionar o resultado desejado usando elementos de entrada e saída.

1.1.2. História

A computação surgiu na humanidade com a necessidade de realizar cálculos de forma rápida e com exatidão. Os primeiros dispositivos mecânicos que se tem notícia é o ábaco desenvolvido provavelmente pelos chineses e com o passar dos anos foram evoluindo para máquinas de cálculos mais complexas tais como o calculador mecânico de Da Vinci e a régua de cálculo. A evolução dos conceitos que hoje regem os princípios da computação começou com a Pascalina feita de engrenagens que auxiliava nos serviços contábeis de Pascal e já trazia os princípios do registrador, acumulador e operações aritméticas usadas nos computadores de hoje. Já os princípios de armazenamento e memória surgiram com Jacquard que utilizava cartões perfurados para guardar formatos de tecelagem. A seguir Charles Babbage desenvolveu a serviço do exército da Inglaterra uma máquina capaz de realizar cálculos, armazenar informações e imprimir os resultados, onde sua lógica de programação pode ter sido feita por uma moça chamada Ada Lovelace.

Em 1890 utilizando os princípios de pascal e Jacquard somados à tecnologia do motor eletromagnético, Hollerith desenvolveu a máquina tabuladora que contribuiu para o censo nos EUA e logo após fundou a empresa Tabulating Machine Recording Corporatiom que mais tarde veio a se tornar a IBM com Thomas Watson como gerente geral, os princípios dessa maquina foi utilizado até 1980 nos computadores digitais da época, usando o código 12 bits que também se chamava código Hollerith. Por volta de 1936 o alemão Zuse criou uma máquina de calcular eletrônica chamada Z1 que possuía um teclado como dispositivo de entrada e lâmpadas (que acesa ou apagada funcionava como um dispositivo binário) como dispositivo de saída.

Na década de 30 a 40, com a chegada da válvula eletrônica, alguns cientistas começaram a empregar componentes eletrônicos para a confecção de suas máquinas de cálculos devido à inconstância dos dispositivos eletromecânicos, levando à construção do mais conhecido dos computadores eletrônicos automáticos pioneiros, o ENIAC, fruto da inspiração de John Mauchly em outros cientistas como Atanasof e Turing. Nasceu então a primeira geração de computadores com ENIAC, que era utilizado na confecção de tabelas balísticas para os militares e era uma máquina capaz de realizar 10.000 operações por segundo, possuía 20 registradores, cada um deles podia armazenar um valor numérico de 10 dígitos e sua programação se dava através da redistribuição de cabos, para sua época era muito rápido, porém tinha problemas com dissipação de calor, manutenção dispendiosa e difícil operação. Porém seu desempenho despertou o interesse em vários cientistas da época os quais começaram a desenvolver vários projetos.

Von Neumann, que foi um dos colaboradores do projeto ENIAC, iniciou um projeto de aperfeiçoamento da máquina que trabalhou criando assim o IAS, que incorporou a ideia de computadores com programa armazenado, que é usado nas máquinas atuais. Os conceitos utilizados no IAS eram os seguintes: tinham quatro unidades principais como memória, unidade aritmética e lógica (UAL), unidade de controle (UC) e os elementos de entrada e saída; Sua memória possuía 1.000 posições, cada uma podendo armazenar um valor com 40 dígitos binários (bits); Os dados e as instruções eram representados de forma binária e armazenados na memória; Possuía 21 instruções de 20 bits, 8 no campo de operação e 12 no endereço; Executava um ciclo de instrução após o outro, em cada ciclo trazia dois subciclos, o ciclo de busca e o de execução possibilitando a operação na UAL. Hoje a tecnologia tornou os componentes menores, com menos dissipação de calor, com maior capacidade de armazenamento, maior velocidade e outras inovações, mas a arquitetura básica de Neumann permaneceu.

Com o surgimento do transistor surge também uma nova geração de computadores que substituíram suas válvulas por uma tecnologia com melhor desempenho, menor tamanho e menos consumo de energia e calor, tornou os equipamentos muito mais sofisticados. Várias empresas que já atuavam no ramo e outras que surgiram, começaram a empregar os transistores em seus equipamentos dando espaço para o surgimento de unidades aritméticas e lógicas e unidades de controles mais complexas.

A terceira geração de computadores foi marcada pela necessidade de solucionar problemas de acomodação de componentes como transistores, capacitores e resistores, levando os desenvolvedores a colocar todos os elementos em um único invólucro que consequentemente diminuiu o consumo de energia e dissipação de calor. Dessa forma surgiram os circuitos integrados que deram às empresas, principalmente à IBM, a criar família de computadores e comercializa-los a diferentes preços. As inovações marcantes dessa época foram a utilização de micro programação, a multiprogramação, capacidade de palavra de 32 bits com 250 nano segundos de ciclo de instrução, a capacidade de armazenamento de 16 MBytes, memória principal orientada a byte e o lançamento de um programa gerenciador de recursos do hardware integrado e mais eficaz (sistema operacional OS/360).

A utilização da técnica VLSI, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com