TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Orientada A Objetos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Orientada A Objetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

1.1 Sistema de Informatização Hospitalar

Objetivo: Possibilitar o cadastro das Unidades de Tratamento, bem como os cadastros de pacientes, equipamentos médicos, enfermeiros, médicos, tipos de exames, laboratórios e usuários; permitindo assim, o gerenciamento das solicitações de exames dos pacientes, lançados efetivamente pelos (as) enfermeiros (as) e podendo ser consultados pelos médicos mediante autenticação.

O sistema, além de organizar a demanda das solicitações, propiciará ao hospital, consultas e relatórios em tempo real, otimizando e centralizando todos os processos pertinentes, sanando o problema da execução de uma mesma tarefa inúmeras vezes e consequentemente da inconsistência das informações, uma vez que as mesmas serão fidedignas.

1.2 Levantamento de Requisitos

Conforme proposto foram aplicadas diversas técnicas de entrevista com diversos usuários, dentre eles recepcionistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros envolvidos. Os requisitos são expostos de maneira textual, e não em forma de questionário, para facilitar o entendimento do sistema como um todo e ter uma compreensão maior sobre os eventos da análise de sistemas.

Para explicitar melhor serão apresentadas as principais atividades de alguns módulos.

Módulo Recepção

No módulo de recepção foram desempenhadas atividades que abrange todas as etapas do processo de desenvolvimento, o qual retrata o gerenciamento das informações referentes ao setor de recepção do hospital, este módulo foi escolhido para ser implementado por se tratar da porta de entrada das informações de um hospital, lembrando que boa parte das informações são originadas na recepção.

Na recepção é feito o acompanhamento do paciente a partir de sua chegada coletando suas informações cadastrais básicas, o qual se deve informar a data do cadastro, o nome do paciente, o estado civil, a idade do paciente, os documentos pessoais RG e CPF, o sexo, a data de nascimento, seu endereço completo, o nome do pai, da mãe ou do responsável, o convênio, a profissão, a cor, dentre outros dados. Após a coleta de informações do paciente, é feito um encaminhamento a um atendimento, que pode ser uma consulta ou um internamento.

Módulo Médico

Quando um médico realiza um atendimento ele tem acesso a um histórico que informa sobre todas as passagens anteriores do paciente pelo hospital, onde o médico pode verificar se ele já esteve em situação semelhante. O médico realiza três tipos diferentes de atendimentos que são classificados como Consulta, Pronto Socorro ou Internamento.

No caso de um atendimento do tipo consulta o médico acessa quais são as consultas marcadas para serem atendidas, as que estão sendo atendidas por ele, e as finalizadas.

Um Pronto Socorro é um atendimento de emergência que caracteriza uma consulta rápida com medicações e dados cirúrgicos caso haja uma mini-cirurgia, pois neste tipo de atendimento o médico informa todas as informações de uma consulta juntamente com os produtos do tipo medicamento, que deve ser administrada no paciente de alguma forma, outra tarefa que o médico pode fazer é Internar um paciente a partir de um pronto socorro.

1.3 Identificação dos Atores

• Pacientes: qualquer pessoa física que fornece dados para a solicitação dos exames;

• Enfermeiros: pessoas contratadas pelo hospital, enquadradas no cargo de enfermeiros, que irão cadastrar os dados de pacientes e solicitações de exames;

• Médicos: pessoas contratadas pelo hospital, enquadradas no cargo de médicos, que irão consultar as solicitações;

1.4 Relatório de Lista de Eventos

Nº Descrição Evento “ Caso de uso” Resposta

1 Enfermeiro solicita cadastro dadosEnfermeiro cadastrarEnfermeiro Enfermeiro cadastrado com sucesso

2 Enfermeiro cadastra médico dadosMedico CadastrarMedico Médico cadastrado com sucesso

3 Enfermeiro cadastra paciente dadosPaciente cadastrarPaciente Paciente cadastrado com sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com