TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programaçao Orientada Objeto

Artigos Científicos: Programaçao Orientada Objeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 8

Programação Orientada Objeto

SUMÁRIO

Instanciação..............................................................3

Herança.....................................................................4

Polimorfismo.............................................................8

Encapsulamento........................................................9

Métodos :Construtores e Destruidores......................10

Definição de erro e exceção.......................................11

Tratamento de exceções.............................................12

Instanciação

Instanciação é quando a classe produz um objeto, como se ela fosse uma espécie de modelo ou gabarito para a criação de objetos. Conforme a teoria da orientação a objetos, dizemos que um objeto é, nada mais nada menos, que a instância de uma classe.

Pelo exemplo que estamos estudando, cada cachorro que for armazenado é um novo objeto, uma nova instância da classe “Cães”. A classe serve de modelo para a criação de novos objetos.

Classes puras ou abstratas

Classes puras são classes das quais os objetos nunca são instanciados diretamente, mas sempre por uma classe descendente dela. Essas classes são criadas para facilitar o processo de estruturação. Um exemplo clássico é criar uma classe Pessoa, que contém os atributos (nome, endereço, telefone, etc.) e métodos (alteração de endereço, imprimir ficha, etc.) necessários para manusear dados de pessoas em um sistema de informação. A partir dessa classe genérica, criam-se classes descendentes específicas para manusear funcionário, gerente, etc.

Figura 8 - – Exemplo de classe pura ou abstrata.

A classe Pessoa nunca terá um objeto a ela instanciado, ela só existe para unificar todos os atributos e métodos comuns as classes Gerente e Funcionário evitando assim a redundância. Pelo exemplo acima, “Pessoa” é uma classe pura ou abstrata.

Existem notações que sugerem que uma classe pura seja chamada também de classe-&-classe e as classes que podem ser instanciadas de classe-&-objeto.

Herança

A palavra herança, conforme um dicionário da língua portuguesa significa:

1. Aquilo que se herda;

2. Aquilo que se transmite por hereditariedade.

Um exemplo simples de explicar a herança é a própria genética. Ou seja, um filho herda características genéticas dos pais, e por sua vez, repassa essas características aos seus filhos.

Na programação Orientada a Objetos, Herança é o mecanismo pelo qual uma classe obtém as características e métodos de outra para expandi-la ou especializá-la de alguma forma, ou seja, uma classe pode “herdar” características, métodos e atributos de outras classes. Da mesma maneira uma classe transmite suas características para outras classes, tornando aquelas que recebem suas características suas herdeiras.

Sob o ponto de vista prático da orientação a objetos, a herança constitui um mecanismo muito inteligente de aproveitar código. É através da herança que os objetos podem compartilhar métodos e atributos. Assim, podemos criar uma nova classe fazendo com que esta herde os métodos e atributos de uma outra classe, tornando-a uma classe “filho” da classe que a gerou. A grande vantagem neste caso é que reutilizaremos todo o código já implementado na classe pai, restando apenas implementar os métodos e atributos que a diferenciem da classe pai.

Figura 11 – Exemplo de herança.

De acordo com o exemplo da figura acima, podemos dizer que a classe “Primata” é subclasse (descendente ou filha) da classe “Mamífero” e superclasse (ancestral) da classe “Ser Humano”.

“Herança significa que todos os atributos e métodos

programados no ancestral já estarão

automaticamente presentes em seus descendentes

sem necessidade de reescrevê-los.”

A respeito dos métodos relacionados no exemplo acima possui podemos dizer

que: os métodos Andar ereto e Filosofar são pertencem exclusivamente a classe

“Ser humano”, Possui Mãos e Pés e Ser inteligente pertencem a classe “Primata”

e são herdados pela classe “Ser Humano”, e os métodos Mamar e Possui pêlos pertencem a classe “Mamífero” e são herdados pelas classes “Primata” e “Ser Humano”. O mesmo acontecerá com os atributos que forem definidos para essas classes.

Mais do que mera economia de código, a herança significa maior integridade, pois quando se altera um comportamento em uma classe, todos as classes descendentes desta também estarão utilizando o método atualizado sem necessidade de reprogramação.

Formas de herança

Herança Simples:

A herança é denominada simples quando uma classe herda características de apenas uma superclasse. Por exemplo, podemos ter como superclasse uma classe chamada Pessoa, e dela derivar uma subclasse chamada Funcionário.

Esta nova classe, Funcionário, herda todas as características da sua superclasse Pessoa, e de mais nenhuma outra. Como diferencial esta nova classe Funcionário possui atributos e métodos que a classe Pessoa não possui, uma vez que atributos como Salário e Função não pertencem ao contexto da classe Pessoa, mas sim ao contexto da classe Funcionário.

Nada impede, entretanto, que a mesma superclasse gere mais de uma subclasse.

Uma superclasse Pessoa pode gerar uma subclasse Cliente da mesma forma como pode gerar uma subclasse Funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com