TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PPCP

Trabalho Universitário: ATPS - PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  4.620 Palavras (19 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: PCP _ PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

EDMAR SANTOS – RA 420812

HERIVELTON RAMÃO – RA: 430186

LEANDRO PROENÇA – RA: 411431

MARCELO NOGUEIRA – RA: 414858

RAFAEL SALVATERRA – RA 448843

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CORUMBÁ-MS

02/04/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: PCP _ PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

EDMAR SANTOS – RA: 420812

HERIVELTON RAMÃO – RA: 430186

LEANDRO PROENÇA – RA: 411431

MARCELO NOGUEIRA – RA: 414858

RAFAEL SALVATERRA – RA: 448843

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada como forma de avaliação da disciplina Planejamento e Controle da Produção, do curso Superior em Tecnologia em Logística, oferecido pela Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da tutora EAD Me. Luiz Manuel Pereira e da tutora Presencial Sissy Zabala.

CORUMBÁ-MS

02/04/2014

INTRODUÇÃO

Vamos relatar neste trabalho, os conceitos gerais associados aos sistemas produtivos e sua relação com as funções de planejamentos e controle da produção. Serão apresentadas as atividades desenvolvidas para a tomada de decisão nas empresas a longo, médio e curto prazo e seus objetivos. Na sequência, é introduzido o conceito de Planejamento e Controle da Produção (PCP) como setor de apoio, dentro do sistema produtivo, para tratar estas informações, com base no desenvolvimento de quatro funções: Planejamento Estratégico de Produção (longo prazo), Planejamento-mestre da Produção (médio prazo), Programa da Produção (curto prazo) e Acompanhamento e Controle de Produção (curto prazo). Como o grau de complexidade de cada uma destas funções dependerá do tipo de sistema produtivo dentro do qual o PCP está agindo, nesta introdução cabe discutir as características que estão por trás dos diferentes sistemas produtivos. Nesse sentido, são caracterizados os sistemas de produção contínuos, em massa, repetitivos em lotes, e os sob encomenda, e é discutido qual é o foco dado às funções do PCP em cada um deles.

DADOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

As empresas geralmente são estudadas como um sistema que transforma, via um processamento, entradas (insumos) em saídas (produtos) úteis aos clientes. Este sistema é chamado de sistema produtivo.

Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos (bens e/ ou serviços), ele precisa ser pensado em termos de prazos, em que planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham a se tornar realidade. De forma geral, pode-se dividir o horizonte de planejamento de um sistema produtivo em três níveis: o longo, o médio e o curto prazo.

• Em longo prazo, no nível estratégico, os sistemas produtivos precisam montar um Plano de produção cuja função é, com base na previsão de vendas de longo prazo, visualizar com que capacidade de produção o sistema deverá trabalhar para atender a seus clientes. É chamado de estratégico porque, caso a empresa não encaminhe seus recursos físicos e financeiros para a efetivação deste Plano de Produção, ela terá seu desempenho seriamente comprometido no futuro. E, como se tem tempo suficiente, com a injeção de capital pode-se redirecionar o sistema produtivo para praticamente qualquer estratégia produtiva desejada.

• Em médio prazo, com o sistema produtivo já estruturado em cima de um Plano de Produção, o chamado Plano-mestre de Produção (PMP) buscará táticas para operar de forma mais eficiente este sistema montado, planejando o uso desta capacidade de instalada para atender às previsões de vendas de médio prazo e/ou os pedidos em carteira já negociados com os clientes. É chamado de tático porque este PMP deve analisar diferentes formas de manobrar o sistema produtivo disponível (adiantar a produção, definir horas por turno, terceirizar parte da produção, etc.).

• Em curto prazo, com o sistema montado e a tática de operação definida, o sistema produtivo irá executar a Programação da Produção para produzir os bens e/ou serviços e entregá-los aos clientes. É chamado de operacional porque neste nível só resta operar o sistema dentro de uma tática montada. Mudança de tática em curto prazo acarretará desencontros entre diferentes setores produtivos, visto não haver mais tempo hábil para sincronizar o processo como um todo. Geralmente, a formação de estoques desnecessários no sistema produtivo é resultado deste desencontro entre o nível tático e o operacional.

Como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos nos níveis estratégico, tático e operacional.

Para atingir seus objetivos, o PCP administra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo. Da Engenharia do Produto são necessárias informações contidas nas listas de materiais e desenhos técnicos (estrutura do produto), da engenharia do processo os roteiros da fabricação com os tempos padrões de atravessamento (lead times), no Marketing buscam-se as previsões de vendas de longo e médio prazo e pedidos firmes em carteira, a manutenção fornece os planos de manutenção, compras/suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoques, de Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento, e Finanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com