TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Redes Locais

Trabalho Escolar: ATPS Redes Locais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

1. Conceitos de redes locais

Em computação, rede de área local ou LAN, é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais preciso seria um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada. Redes em áreas maiores necessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.

As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

2. Necessidade de investimento de rede

Uma rede de computadores é constituída por um grupo de computadores que se interconectam através de circuitos eletrônicos, transmissão sem fio, ou acesso remoto com o intuito de trocar dados ou informações entre si ou entre usuários. As redes podem ser classificadas de acordo com uma variedade de funções, como:

• Facilitar a comunicação: ao usar uma rede, indivíduos podem se comunicar fácil e eficientemente via e-mail e compartilhar internet, mensagens instantâneas, salas de bate-papo, telefonia, videoconferências, etc.

• Compartilhar hardwares: em um ambiente configurado em rede, cada computador da rede pode acessar e utilizar os hardwares conectados à rede, como impressoras para fazer suporte remoto.

• Compartilhamento de arquivos, dados e informações: em um ambiente configurado em rede, qualquer usuário autorizado pode ter acesso aos dados e informações armazenados nos componentes compartilhados.

• Compartilhar softwares: usuários conectados a uma rede podem acessar programas de computadores conectados à rede free online.

Uma rede de computadores pode simplificar a capacidades técnica em vários computadores e diversos equipamentos utilizados para melhorar o funcionamento do computador e por exemplo, de uma comunicação empresarial. Quando os computadores interagem entre si através de uma rede, como em uma web conferencia, as tarefas podem ser mais eficientes e os usuários podem economizar tempo e dinheiro com a racionalização dos sistemas e o uso de desktop sharing. As redes de computadores são um bom investimento para domicílios ou pequenos negócios com remote desktop, além de poderem ser instaladas em áreas mais amplas, atingindo todo o mundo para trazer a tecnologia compartilhada para grandes empresas ou indústrias globais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com