TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistemas Operacionais

Exames: ATPS Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  6.079 Palavras (25 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 25

Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Sistemas Operacionais

Engenharia da Computação 7ª Série

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

Orientador:

Jundiaí, 09 de Abril de 201

Relatório 1: Sistemas Operacionais.

Sistemas operacionais para servidores

Em sistemas operacionais para servidores as distribuições da Microsoft e do Unix são os mais utilizados atualmente, cada um desses sistemas tem suas vantagens e desvantagens no mundo empresarial, mesmo sendo um dos sistemas mais utilizados em servidores atualmente o Unix leva uma certa resistência dos usuários por ser um sistema mais complexo de ser usados por usuários habituais por requerer um conhecimento mais avançado do usuário para ser manuseado, uma das grandes vantagens de se usar o Unix é o custo dele que por ser Open-Source (código aberto) é um software livre portanto sem custo para seu usuário, outro fator importante é a sua segurança já que é uma plataforma menos visadas por ataques de software maliciosos e por ser um sistema de código aberto e mantido por uma comunidade a qualquer sinal de vulnerabilidade é rapidamente atualizado tornando um sistema bem mais confiável.

A pedida do software da Microsoft é bem vinda mesmo ele sendo um software fechado (em que código não é aberto para modificações) e ter um custo para sua utilização no sistema de uma empresa, ele é mais simples de ser utilizado, portanto não seria necessário contratar uma pessoa com mais conhecimento ou adquirir um treinamento para o seu manuseio.

Com uma interface mais intuitiva e menos complexa o sistema da Microsoft é um dos mais fáceis de ser utilizado isso faz com que ele seja um sistema mais visado por software malicioso e tem a sua segurança mais ameaçada por eles.

No projeto proposto na atividade utilizaremos a plataforma da Microsoft pelos motivos mostrados anteriormente.

Sistemas operacionais para estações de trabalho

Em estações de trabalhos o sistema mais utilizado é o Windows, mesmo o Linux sendo um sistema livre e mais seguro o sistema da Microsoft nos proporciona uma vasta gama de possibilidade já que por ser mais usado é bem mais simples a localização de aplicativos e dispositivos compatíveis com o sistema, e isso nos possibilita um dinamismo maior para a estação de trabalho.

Por essas facilidades o sistema da Microsoft será utilizado no projeto proposto.

Sistemas operacionais para smartphones e tablets

A utilização das plataformas moveis de sistemas operacionais possibilitou uma grande inovação tecnológica, um dos sistemas mais utilizado do mundo hoje em dia é o Android, o sistema operacional da Google para dispositivos moveis é um sistema baseado no núcleo Kernel do Linux possui recursos como shared memory e preempitive mult tasking e acrescido de funções e controle que são otimizados para plataforma moveis.

A questão de segurança no Android é outro fator interessante já que usam o conceito UID de forma diferente do que é usado nos PC's em que cada usuário possui um UID e todas as suas aplicações utilizam o mesmo UID, no android esse UID é alocado para cada aplicativo e não para um usuário assim as aplicações ficam isoladas uma das outras assim cada aplicação é um processo separado por um UID único e com permissão de uso distinta.

Os principais recursos que o Android apresenta são: direções passo-a-passo, widgets, comandos de voz extensivos. Mas onde o Android realmente se destaca é nas pequenas coisas. Podem-se anexar arquivos a um e-mail ou criar atalhos para contatos, instruções de navegação e bookmarks (favoritos) na tela inicial.

Engenharia da Computação

Atividades Praticas Supervisionadas

Sistemas Operacionais

Etapa 2 - Passo 1:

1º) Com base na observação do comportamento do processo criado identifique se o processo é I/O-bound ou CPU-bound? Justifique a resposta.

O processo realizado é de CPU-bound, pois passa a maior parte do tempo sendo executada na CPU.

2º) Analise os efeitos gerados no caso de redução do tempo gasto na operação de E/S pelo processo I/O-bound.

Por causa do tempo de espera do I/O ele ocupa menos a CPU.

3º) Identifique quais informações do PCB são estáticas ou dinâmicas e quais fazem parte do contexto de software e do contexto de hardware.

São Estáticas = PID, Tempo de criação, frames e Prio Base/Dinâmico.

São Dinâmicas = Estado, Tempo de UCP e PC.

Contexto de hardware = Tempo de UCP e Frames

Contexto de software = PID, Tempo de criação, PC e Prio Base/Dinâmico.

4º) Observe que em alguns momentos existem processos no estado de pronto, porém nenhum em estado de execução. Explique o porquê dessa situação.

Por ter um processador só ele é monoprocessavel, portanto ele terá sempre apenas uma execução.

5º) Analise comparativamente a concorrência de dois processos CPU-bound executado em dois sistemas operacionais que se diferenciam apenas pelo valor da faixa de tempo.

Quanto maior a fatia de tempo a mudança de contexto será reduzida porem o tempo de espera aumenta.

6º) Ao se eliminar um processo em estado de suspenso, o processo não é eliminado imediatamente. Reproduza essa situação no simulador e explique o porquê da situação

O processo só será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com