TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistemas Operacionais Etapa 2 2013

Casos: ATPS Sistemas Operacionais Etapa 2 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Passo 1

4. Responder as questões:

4.1 Quais são as partes que compõem um processo?

Um processo tem uma série de características próprias. A estrutura básica é formada por uma imagem do código executável associado a um programa. A memória contém o código executável e dados específicos. Há também a descrição de recursos do sistema alocados ao processo, informações de atributos de segurança e a indicação do estado atual.

4.2 O que é espaço de endereçamento de um processo?

Espaço de endereçamento é o intervalo de endereços de memória que um processo pode acessar.

4.3 Como a eliminação de um processo utiliza o mecanismo de sinais?

Os sinais são meios usados para que os processos possam se comunicar e para que o sistema possa interferir em seu funcionamento. Por exemplo, se o usuário executar o comando kill para interromper um processo, isso será feito por meio de um sinal. Quando um processo recebe um determinado sinal e conta com instruções sobre o que fazer com ele, tal ação é colocada em prática.

Passo 4

Relatório 02: Gerenciamento de Processos e Threads

2.1 Política de Gerenciamento de Processador:

O Windows tem como objetivo no gerenciamento de processos definir proteção e várias outras funções no servidor, no console podemos ativar e desativar recursos e programas. No ambiente do gerenciamento de processos podemos gerenciar e identificar o cpu e as informações do sistema, nele aparecem status do cpu, problemas nas configurações de funções e outras funções instalados no sistema. Resumindo de forma clara e objetiva nada mais é gerenciar os processos, uma interface gráfica para acompanhar todos os processos em aberto.

No sistema operacional Ubuntu teremos o monitor de processos, ele dispõem dos mesmos recursos que o gerenciador de processos do Windows, de forma que ele deve estar instalado no sistema. Podem existir outros programas com a mesma finalidade. Um diferencial notado no Linux, é que ele possui uma interface mais técnicas para gerenciar processos, através de linhas de comandos.

2.2 Gerenciamento de Processos:

Como sabemos, a unidade de execução do Windows é a thread. Cada processo do Windows pode ser formado por um conjunto de threads, mas ele sempre tem pelo menos uma thread, chamada de thread primária, que é criada quando o processo é carregado para a execução.

No Windows, assim como no UNIX, o escalonador utiliza-se de múltiplas filas, os processos interativos (I/O bound) possuem prioridades sobre os CPU bound e o escalonamento é baseado no sistema de prioridades. Até então os dois sistemas se equivalem. No entanto, seus sistemas de prioridades são completamente diferentes. No Windows, cada thread possui uma prioridade que varia de 0 a 31, sendo a prioridade 31 como a mais alta.

Processos são divididos em três classes: processos interativos, processos batch e processos em tempo real. Em cada um, os processos podem ainda ser divididos em I/O bound e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com