TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ambiente

Relatório de pesquisa: ATPS ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  9.134 Palavras (37 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

O trabalho a ser elaborado é de suma importância, pois, visa nos esclarecer sobre importância dos fundamentos da administração e seu contexto organizacional dentro de uma organização.

DESENVOLVIMENTO

Assunto Definição 1(PLT) Definição 2 Definição 3

Empresa As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem uma das mais complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram.

Cada uma delas tem seus encantos, peculiaridades e características próprias, cada qual, sua personalidade própria, todos os quais suas competências, cada qual sua cultura. Ainda não sabemos clonar empresa. Elas são especiais. É preciso conhecê-las, entende-las, interpretá-las.

Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem. A empresa é a célula base da economia moderna. Definida como organização de capital e trabalho com vistas à produção ou troca de bens, a empresa tem, enquanto ente econômico, um sentido unitário, de algo estruturado para produzir ou fazer circular bens ou serviços.

Adminis-trador Hoje o Administrador é muito mais do que um mero supervisor de atividades, ele é o condutor do negócio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno de negocio. Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O administrador é um gestor que tem as funções de planejar, organizar, liderar e controlar. Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos" , ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."

Ambiente

Empre-sarial Extremamente multivariado e complexo: as empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. É composto por dois segmentos, o ambiente geral, que é constituído de um conjunto amplo e complexo de condições e fatores externos que envolve e influencia difusamente todas as empresas.

O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho. O ambiente inclui fornecedores, clientes, concorrente, sindicatos, organismos governamentais regulamentares e grupo de interesses especiais.

A compreensão do ambiente é resultado da análise das variáveis que o compõe. Economia, tecnologia, política, legislação, são macro-variáveis que fogem ao controle do gestor e da empresa. A empresa deve adaptar-se rapidamente lembrando que a flexibilidade e a adaptabilidade ocorrem em algumas situações em momentos quase concomitantes.

Estratégia

Empre-sarial Assim, a estratégia é um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo.

Conjunto de planos da alta administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, dentre outros.

A formulação e implementação de estratégias empresariais é um processo de gestão visando a tomada de decisão a meio e longo prazo envolvendo decisões relativas à definição de negócios (produtos, serviços, clientes alvo, posicionamento, dentre outros), objetivos de desenvolvimento e, muito em especial, a fatores chave de sucesso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Empresa é uma organização voltada para lucro. Definida como organização de capital e trabalho com vistas à produção ou troca de bens, a empresa tem, enquanto ente econômico, um sentido unitário, de algo estruturado para produzir ou fazer circular bens ou serviços.

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

A empresa é compreendida como um motor para a renovação social e todas as organizações e os que nelas trabalham devem buscar aprender da ética empresarial o modo de atuação exigido a fim de que possam sobreviver crescer e superar-se, evitando os defeitos anteriores e propondo valores adequados a esta reconstituição proposta.

Diante dos problemas sociais e ambientais por todo o planeta e a dificuldade dos governos em solucioná-los, a sociedade tem passado por um processo de reorganização, é neste contexto que as empresas sentem a necessidade de adotar posturas diferentes de forma sustentável e socialmente responsável, passam então a considerar o interesse de todos, enxergando muito além do diretório, e agindo em busca não só de resultados econômicos, mas também do reflexo de seu desenvolvimento na sociedade. Aumenta então a competitividade, e para contribuir com a imagem institucional, o ambiente de trabalho fica mais motivador e eficiente.

A ética é considerada a essência do sucesso das organizações modernas, e agir com ética, significa agir de acordo com normas e preceitos. Normalmente, em organizações é comum a competitividade e conflitos cercados por interesses individuais, a ética então servirá para regular essas relações, colocando limites e parâmetros a serem seguidos.

Pode-se verificar também que a política pela ética tem boas perspectivas para florescer quando o denominado poder de mercado das empresas está distribuído, quando existem efetiva competição e possibilidades reais de escolha por parte de clientes e usuários finais. Mesmo assim, o respeito à escolha dos clientes ainda não é verificado em muitas empresas modernas. Isto só ocorre quando eles se manifestam ou fazem um escândalo. A partir destas constatações, entende-se que a questão ética torna-se um imperativo no universo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com