TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: sistema operacional (SO)

Seminário: ATPS: sistema operacional (SO). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Seminário  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 13

2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Conceitos Iniciais

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.

Quem nunca teve dúvida sobre qual seria o melhor sistema operacional? essa dúvida antigamente também era minha, mas hoje em dia já não tenho mais, explicarei o por quê.

Infelizmente não há sistema operacional melhor que o outro, sim, isso mesmo, não há sistema operacional melhor que o outro, todos os sistemas operacionais seja Macosx, Windows, Linux... Todos possuem vantagens e desvantagens, nenhum é melhor que o outro. Se você parar para observar irá ver que um é melhor que o outro em tarefas especificas o que é algo interessante, veja abaixo como eu considero os sistemas operacionais:

Windows:

Vantagem: Eu diria que o windows é um excelente sistema operacional para jogos, compatível com a maioria de softwares que existe na internet.

Desvantagens: Alguns reclamam de travamento do sistema, as vezes péssimo desempenho da máquina utilizando windows. Existem algumas vulnerabilidades o que facilitam a entrada de vírus no sistema, por isto é recomendável ter sempre um bom anti-vírus.

MacOSX:

Vantagem: Sistema operacional bem rápido, leve, para quem busca um sistema operacional para trabalho, programas pesados ou dependendo até para servidor, é uma excelente escolha, é OS meio novo ainda por isto não há tantos vírus. Possui bastante segurança e está em constantes updates.

Desvantagens: Incompatibilidade com muitos programas e jogos, por assim dizer. Há sim jogos que rodam com o sistema operacional, porém se você busca o MacOSX para tais finalidades, talvez você esteja fazendo uma escolha errada no momento.

Linux:

Vantagens: Se você busca uma boa segurança e estabilidade/desempenho, certamente este é o melhor sistema operacional para você, em geral é excelente para servidores, sempre está em constantes atualizações o que dificulta vírus e vulnerabilidade no sistema.

Desvantagens: Assim como MACOSX, muitos programas/jogos que rodam no sistema operacional windows acabam enfrentando incompatiblidade nesse sistema.

* Vantagens e desvantagens brevemente resumidas

3 SERVIDORES

 São maquinas mais potentes do que um desktops comuns.

Os servidores lidam com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e

reduzir o tempo de inatividade.

● Servidores de arquivos;

● Servidores de bancos de dados;

● Servidores de impressão;

● Servidores de comunicação;

● Servidores Web.

Assim, para que haja um gerenciamento desta carga de trabalho entre estas diferentes funcionalidades de servidor, houve a necessidade de um sistema operacional que permitir-se “a gestão eficiente de grandes quantidades de recursos (disco, memória, processadores), impondo prioridades e limites sobre o uso dos recursos pelos usuários e seus aplicativos”.

Um servidor normalmente possui mais poder de processamento devido à quantidade de processadores ou núcleos presentes em sua arquitetura física. Logo, os mesmos conseguem executar mais tarefas e com maior velocidade. Um exemplo de processador para servidores é o “Coprocessador Intel® Xeon Phi™ 5110P com 60 núcleos/1,053 GHz/240 threads”.

 Sistemas Operacionais para Servidores Windows

● Windows 2000Server;

● Windows Server 2003;

● Windows Server 2008 R2;

● Windows Server 2012.

Alguma Características: Infraestrutura para nuvens; Dynamic Access Control; Plataforma de servidor Web; Active Directory.

 Sistemas Operacionais para Servidores Linux

● Mandriva Enterprise Server 5;

● Ubuntu Server;

● Debian;

● Red Hat Enterprise 6 Linux;

●CentOS Server, entre outros.

Alguma Características: O CentOS apresenta várias similitudes para com o seu opositor, o Windows Server, como a governança de dados, a criação de identidades e grupos de acesso, escalabilidade, adaptação para nuvens, entre outros. Uma característica interessante dos sistemas baseados no Kernel Linux é a possibilidade da utilização ou não da interface gráfica, gerando assim, melhor desempenho e segurança para o servidor.

4 CONCLUSÃO PARCIAL

Ambas plataformas, Windows e Linux, além de satisfazer todos os requisitos necessários para um bom funcionamento na área de servidores, apresentam softwares que auxiliam na administração ou redirecionamento especifico Mail Servers, Domain Name System Servers, File Transfer Protocol Servers, configurações para servidores Dynamic Host Configuration Protocol, virtualização, entre outros.

Portanto, os sistemas operacionais referidos neste texto possuem características que fazem dos mesmos sistemas robustos que satisfazem as necessidades para as quais eles são designados, ou seja, gerenciar de forma adequada grande carga de trabalho, afim de que todo esse processamento possa ser utilizado da melhor forma possível garantindo assim a integridade, a segurança, escalabilidade e o melhor escalonamento.

5 SISTEMA OPERACIONAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com