TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA ENSAIO DE COAGULAÇÃO/ FLOCULAÇÃO/ SEDIMENTAÇÃO

Por:   •  2/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal de Ouro Preto

Escola de minas

Departamento de Engenharia Civil

Saneamento CIV 227

Carlos Eduardo Ferraz de Mello e Aníbal da Fonseca Santiago

[pic 2]

AULA PRÁTICA

ENSAIO DE COAGULAÇÃO/ FLOCULAÇÃO/ SEDIMENTAÇÃO

Discentes: - Ana Flávia Barbosa e Castro 15.2.1282
               -
               -

Novembro de 2018

  1. Introdução

A utilização da água para consumo depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural e das formas de captação, tratamento e distribuição. Nas estações de tratamento de água (ETA’s) são realizados procedimentos a fim de tornar a água própria para o consumo, visto que as águas superficiais geralmente contêm sólidos suspensos sedimentáveis e coloidais. Grande parte das partículas maiores como areia e silte são eliminadas através de uma pré-decantação, processo anterior ao tratamento químico. Entretanto, partículas mais finas precisam ser coaguladas através do uso de substâncias químicas, a fim de produzirem flocos, os quais serão removidos nas etapas posteriores: decantação propriamente dita e filtração. Esses processos constituem o que a indústria de tratamento de água denomina de clarificação.

As ETA’s procuram otimizar os processos de remoção de material particulado e da cor aparente, assim como a produção de uma água segura do ponto de vista microbiológico e químico. Sendo assim, a escolha do coagulante e a dose de aplicação são importantes no tratamento de água.

Uma das formas de determinar a melhor dosagem de produtos químicos para a clarificação da água é utilizar o ensaio do Jar test. Nessa aula prática fizemos o teste no Jar Test, que é um ensaio utilizado para avaliar o processo de coagulação/ floculação, do que diz respeito ao tempo de mistura e velocidade de agitação.

  1. Objetivos:

Otimizar a dosagem de coagulante utilizado em determinada água para atingir melhores eficiências de coagulação, floculação e sedimentação em termos de turbidez remanescente da água.

  1. Materiais e Métodos

  1. Principais aparelhos utilizados

  • Jar Test:  Aparelho cuja função é promover agitação rápida e moderada das amostras de água facilitando formação de flocos.

[pic 3][pic 4][pic 5]

Figura 1: Jar Test

  • pHmetro: Aparelho usado para medição de pH, constituído por um eletroduto e um circuito potenciômetro.
  • Turbidímetro: equipamento para medição do grau de turbidez das águas
  • Pipeta Volumétrica, Proveta, Béquer:  Peças laboratoriais de auxílio à medição e transferência de fluidos.

  1. Compostos Químicos utilizados

  • Policloreto de alumínio (PAC): coagulante químico recomendado para a clarificação das águas;
  • Alcalinizante (Geocálcio): – composto por Hidróxido de Cálcio em suspensão. Empregado na correção do pH da água.
  1. Caracterização da Água Bruta:


Para a realização do ensaio do Jar Test, coletou-se água de entrada de uma estação de tratamento da cidade de Amarantina.

Primeiramente, fez-se a medição dos parâmetros básicos da amostra coletada:

Parâmetros

Valor

pH

7,23

Alcalinidade (mg CaCo3/L)

Turbidez (uT)

6,52

Temperatura (°C)

22,5

Tabela 1:Parâmetros amostra

  1. Dados sobre quantidade de PAC e Alcalinizante nos ensaios

 O jarros foram enchidos com água até a marca de 2 litros, obedecendo-se o procedimento de preenchê-lo aleatoriamente e aos poucos para que resultem águas semelhantes. Inseriu-se a paleta de agitação e ligou-se o equipamento. Para os jarros 1,2 e 3, adicionou-se 4,5 ml de solução de alcalinizante. Ajustou-se a rotação correspondente ao gradiente de velocidade médio de mistura rápida (durante os primeiros 10 segundos, foi aplicado um gradiente de velocidade igual a 800 s-1 que caracteriza o processo de mistura rápida) e adicionou-se simultaneamente aos jarros, os volumes correspondentes às dosagens de coagulante pré-estabelecidas.

Decorrido o tempo de mistura rápida (Tmr), reduziu-se a rotação do equipamento para o valor correspondente ao gradiente de velocidade médio de floculação (foram adicionados 3 tempos de 5 minutos, com 35 s-1, 30 s-1 e 20 s-1 respectivamente, sendo a variação de gradiente de velocidade ocorrido de forma gradualmente desacelerado).

Após o tempo de floculação (Tf), desligou-se o equipamento e retirou-se as paletas de agitação dos frascos. Acionou-se o cronômetro e coletou-se amostras para as velocidades de sedimentação desejadas, sempre se fazendo um descarte de aproximadamente 2s antes de cada coleta (um pouco mais na prática), para a amostra não sofrer interferência da água remanescente que fica na mangueira de coleta.

Foram realizados ensaios em 6 jarros, sendo que em 3 deles foram adicionados solução alcalinizante para correção do pH da água para o coagulante funcionar.

Na tabela abaixo encontram-se a quantidade de alcalinizante e do composto químico PAC adicionado às amostras, tanto para o teste de turbidez após 3min, 5min e após 7 min.

Tabela 1 -

Ensaio Experimental

Produtos Químicos (ml)

Coagulante (PAC)

Alcalinizante (mL)

Jarro 1

0,7

4,5

Jarro 2

1,0

4,5

Jarro 3

1,3

4,5

Jarro 4

0,7

 -

Jarro 5

1,0

 -

Jarro 6

1,3

 -

Concentração PAC =20 mg/l

Tabela 2: Quantidade de PAC e Alcalinizante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (387.7 Kb)   docx (178.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com