TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO

PATROCÍNIO

THUANY FERREIRA DOS SANTOS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS DE PROVA, SLUMP TESTE, MOLDAGEM E CURA DO CONCRETO

PATROCÍNIO

2018

THUANY FERREIRA DOS SANTOS

ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS DE PROVA, SLUMP TESTE, MOLDAGEM E CURA DO CONCRETO

Relatório de aula prática apresentado ao Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP, como requisito para conhecimentos e análises em geral.

Prof. Responsável: Prof.ª Esp. Priscilla Assis Mendonça

PATROCÍNIO

2018

1 INTRODUÇÃO

O cimento é muito utilizado mundialmente e está presente em todas os tipos de construção, seja ela mais simples ou mais elaborada, do início ao último detalhe final (CIMENTO NACIONAL,2018).

Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico. (PORTAL DO CONCRETO, 2017)

O cimento utilizado no concreto é o Portland composto com adição de escória. Cimento prático e que pode ser utilizado em várias etapas da construção civil. Em sua composição, há escória siderúrgica que substitui uma parte do clínquer (mineral artificial) usado na produção do cimento (CIMENTO CAMPEÃO, 2018).

Ensaios de compressão de corpos são feitos para analisar a comprovar que o material entregue na obra está de acordo com parâmetros de aceitação. Este teste é imprescindível para garantir a resistência à compressão e, por consequência, a qualidade da estrutura. (VOTORANTIM, 2017)

Para garantir que o concreto apresente o desempenho esperado e possua os níveis de resistência e elasticidade adequados é preciso realizar a retirada de amostras de corpo de prova para testes. São regidos pela ABNT NBR 5738 os procedimentos para moldagem e cura de corpos de prova, retirada de moldes e também para colocação e transporte dos corpos de provas são todos descritos. (VOTORANTIM, 2017)

Para determinar a resistência do concreto, o mais comum é a realização do ensaio de compressão de corpos, seguindo as diretrizes da ABNT NBR 5739. Nesse teste, o corpo de prova é submetido a um carregamento que aumenta progressivamente até a ruptura da amostra. O valor da força exercida no momento da ruptura indica a resistência máxima que o concreto suporta. (VOTORANTIM, 2017)

Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test, seguindo a norma NM 67 que consiste no abatimento do tronco de cone. (PORTAL DO CONCRETO.2017)

Desta forma o objetivo deste relatório de aula prática, foi analisar minunciosamente os detalhes do concreto, definindo o mesmo como próprio ou impróprio para uso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Procedimento experimental

Os presentes relatórios tratam de maneira detalhada os ensaios realizados no laboratório de materiais no dia 23 de junho de 2018. Dentre os ensaios de moldagem e cura do concreto, é feito ensaio de compressão de corpos de prova e slump teste tratado nesta aula ministrada pela Professora Priscilla Assis Mendonça.

Estes ensaios mostram a maneira que se deve testar o concreto para que o mesmo esteja apto a ser utilizado, mostrando sua resistência.

2.2 Materiais – Compressão de corpos

Os materiais utilizados para fazer o ensaio de compressão de corpos de prova (NBR 5739) foram os seguintes:

  • 4,0kg de cimento;
  • 7,64kg de areia industrial;
  • 9,68kg de brita I de Araguari;
  • 2,0kg de água;
  • Cronômetro;
  • Balança de precisão;
  • Recipiente para pesar;
  • Betoneira;
  • Colher de pedreiro;

2.3 Ensaio de compressão de corpos

Para o ensaio de determinação de finura do cimento, foram utilizados os seguintes procedimentos:

Inicialmente, é necessário realizar a proporção de materiais utilizados, que regem a seguinte regra:

Para cada 1kg de cimento usamos: 1,91kg de areia; 2,42kg de brita I; 0,500grs de água. Vai ser usado uma quantidade de 4kg de cimento, no entanto, multiplicamos os valores anteriores por 4 e obtivemos as quantidades de materiais que iremos usar: 4kg de cimento; 7,64kg de areia; 9,68kg de brita I; 2kg de água.

Pesa-se todos os materiais na balança de precisão.

Na betoneira, iremos umedecer suas “paredes”, para que não haja absorção da água do concreto.

Em seguida colocamos a brita e metade da água. Liga-se a betoneira para dar uma misturada, e tirar o excesso de pulverulento da mesma.

Colocamos a areia e liga a betoneira para bater novamente.

Após este processo, colocamos o cimento e o restante da água. Liga-se a betoneira e deixe bater por 5 minutos.

Fizemos uma pausa no tempo de 4 minutos, pois o material grudou nas paredes da betoneira. Caso isso aconteça, é necessário que pare o processo, faça a retirada e continue.

A primeira vez que é batido o cimento, ele irá ter uma consistência mais britada, portanto é necessário que mexa no teor de argamassa (areia+cimento) até que chegue em uma consistência ideal. O concreto mais britado ele vai dar resistência, mas não irá ter uma consistência em estado fresco. A parte de dosagem ela tem que atender tanto o estado fresco quanto o estado endurecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (534.8 Kb)   docx (3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com