TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTO CAD

Por:   •  18/4/2015  •  Dissertação  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 13

AUTO CAD

1Carlos Alberto Teruaki da Silva

1Fernando Marques da Silva Yoshikawa

1Fredson Rocha de Almeida

1Gabriel do Rosário Correia

1Natan Oliveira Macedo

1Nome do Aluno

2Profª João Jorge

1Bacharelado em Engenharia Civil – 4º C

2Depto de Engenharia

Introdução

O objetivo desse trabalho é mostrar algumas informações sobre o programa AUTOCAD. Através de alguns comandos iremos mostrar um pouco de como o programa funciona e como se usa algumas ferramentas.

1. Surgimento do AUTOCAD

O desenho é uma das mais antigas manifestações do homem que vem desde a pré-história. Como tudo evoluiu, com o desenho não poderia ser diferente. Com o passar dos anos viemos aprimorando técnicas e desenvolvendo softwares como um dos que vamos abordar no trabalho que é o AUTOCAD.

A sigla CAD que dizer “Computer Aided Design”, ou seja, desenho auxiliado por computador, essa foi a grande novidade que a empresa Autodesk trouxe a partir de 1982, antes disso todos os desenhos eram feitos diretamente nos formatos de papel. Como dizia o programa da Autodesk revolucionou o ramo do desenho por facilitar ao usurário o desenvolvimento de projetos seja do meio da construção civil, automotiva entre outros.

2. O uso do AUTOCAD na engenharia civil

Desde que foi lançado, o AUTOCAD é uma referência, quando se fala em computação gráfica, utilizado na projeção dos mais variados produtos, como automóveis por exemplo. Na área da construção civil o programa serve para que os projetistas tenham mais facilidade na hora de fazer seu projeto, seja a planta de uma casa ou a estrutura de um prédio.

3. Comandos

Nesta parte do trabalho falaremos um pouco sobre alguns comandos do programa AUTOCAD, mostrando ferramentas e para o que elas serve dentro do programa.

3.1 TRIM - O trim é uma das ferramentas mais básicas do programa, serve para cortar os objetos nas arestas de outros objetos. Muitos dizem que serve para apagar o desenho, mas é um equivoco.

3.2 EXTEND - Estende linhas ou elementos até o limite definido pelo desenhista. Muito usado quando se erra na medida da linha.

3.3 MIRROR - O comando permite espelhar “copia invertida” de um determinado objeto. Usada para inverter o desenho ou fazer duas partes iguais invertidas com vãos no meio (portões, portas e etc..).

3.4 POLYLINE -  Através do comando polyline, desenhamos paredes, perímetros de construções, muros, janelas, telhados. Também é usado para combinar linhas e arcos, formando um único objeto. A função dele é criar um objeto único que é composto de segmentos de                                      linha e arco.

3.5 OFFSET - Uma tradução livre para este comando seria “equidistância”, ou seja, permite que façamos um objeto similar a outro, especificando apenas a distância de um ao outro. Por exemplo, a copia de uma linha comum, muito usado para faze paredes de casas em plantas.

3.6 FILLET - O Fillet é muito usado para arredondar todos os cantos definindo um raio.

3.7 BREAK - O comando break serve para apagar ou dividir um objeto em dois.

3.8 ERASE - Tem a função de apagar objetos do desenho.

3.9 ZOOM - Aumenta ou reduz o tamanho aparente de objetos no desenho.

3.10 STRETCH - A função do stretch é mover ou esticar os objetos.

3.11 COPY - Serve unicamente para copiar objetos.

3.12 LAYER - Para iniciarmos um projeto em CAD deveremos criar todos os Layers (camadas) necessários para a representação de cada parte do desenho. Existe dois processos diferente de trabalhar com as camadas e cores no AutoCAD, podendo ser com estilo de impressão dependente de cor ou com o estilo de impressão por nomes.

Estilo de impressão dependente de cor

O estilo de impressão dependente de cor (Color Dependent Plot Styles) é o método mais comum utilizado no AutoCAD. Cada camada criada terá uma cor que corresponde a uma espessura de impressão. Como não existe uma padronização de nomes de camadas e suas respectivas cores, estas configurações podem variar (e muito) de uma empresa para outra.

Normalmente utiliza-se as primeiras cores da paleta de cores do AutoCAD em uma escala crescente de espessuras de traços de impressão, como apresentado na Tabela 1.

          Tabela 1 – Cores padrões para camadas do AutoCAD

Cor do AutoCAD

 

        Espessura de Impressão

 

 

Número

Nome

 

 

 

1

red

 

0.1 mm

 

2

yellow

 

0.2 mm

 

3

green

 

0.3 mm

 

4

cyan

 

0.4 mm

 

5

blue

 

0.5 mm

 

6

magenta

 

0.6 mm

 

7

white

 

0.7 mm

 

8

-

 

0.8 mm

 

9

-

 

0.9 mm

 

10

-

 

1.0 mm

 

......

-

 

Etc...

Elaborado pelo professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – Arq. Ezequiel Mendonça Rezende

As pessoas não seguem esta correspondência de cores e espessuras, como pode se observado no quadro de Layer Properties Manager que é o mais apropriado para o uso diário pois podemos diferenciar as camadas como por exemplo colocar todas as camadas Eixos nas cores blue para serem impressas na espessura de preferência do usuário como por exemplo 0,2mm e podemos criar várias outras camadas como Cotas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com