TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIÇÃO DA ESTRUTURA, CRESCIMENTO, MORTALIDADE E RECRUTAMENTO DE UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL EM SETE LAGOAS, MINAS GERAIS.

Por:   •  10/8/2021  •  Monografia  •  9.731 Palavras (39 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO DE SETE LAGOAS

CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Vinícius Rodrigues Leal

AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA, CRESCIMENTO, MORTALIDADE E RECRUTAMENTO EM SÍTIOS DE UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL EM SETE LAGOAS, MINAS GERAIS, BRASIL

Sete Lagoas - MG - Brasil

2016

[pic 2][pic 3]

Vinícius Rodrigues Leal

AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA, CRESCIMENTO, MORTALIDADE E RECRUTAMENTO EM SÍTIOS DE UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL EM SETE LAGOAS, MINAS GERAIS, BRASIL

Monografia apresentada à Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas (Fasasete), como parte das exigências do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, para obtenção do título de Engenheiro Ambiental Sanitarista.

Orientador: Prof. Dr. Thomaz Correa e Castro da Costa

Coorientador: Prof. Dr. Rafael Braga da Silva

Sete Lagoas - MG - Brasil

2016

[pic 4][pic 5][pic 6]

Vinícius Rodrigues Leal

AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA, CRESCIMENTO, MORTALIDADE E RECRUTAMENTO EM SÍTIOS DE UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL EM SETE LAGOAS, MINAS GERAIS, BRASIL

Monografia apresentada à Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas, como parte das exigências do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, para obtenção do título de Engenheiro Ambiental Sanitarista.

APROVADA em 29 de junho de 2016.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Renato Vinícius Oliveira Castro

Ma. Daniela Duarte Ventura Melo

 Prof. Dr. Thomaz Correa e Castro da Costa

(Orientador)

AGRADECIMENTOS [pic 7]

        A primeiramente a Deus por toda a força e bênçãos que ele me deu nesta caminhada.

        Aos meus pais José Mendes e Maria Aparecida pelo amor e carinho nesses cinco anos, onde não me deixaram desistir em nenhum momento.

        A minha namorada Léia Cristina, pelo amor, paciência, motivação e apoio em mim depositados mesmo nos momentos de ausência.

        Aos meus amigos e colegas que direta ou indiretamente estiveram juntos comigo nesta caminhada e contribuíram para as vitórias alcançadas.

        Ao meu orientador Thomaz Correa primeiramente pela oportunidade de estagiar junto a ele, onde pude adquirir uma gama de conhecimento importantíssima e viver momentos inesquecíveis, e pela dedicação, paciência, sugestões, orientações e confiança no trabalho desenvolvido.

        A meu coorientador Rafael Braga pelas sugestões e correções durante a execução deste trabalho.

        A todos os professores da Faculdade Santo Agostinho, que durante estes anos foram fundamentais para o meu aprendizado e crescimento, contribuindo para minha formação.

RESUMO[pic 8]

LEAL, Vinícius Rodrigues, Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas, junho de 2016. Avaliação da estrutura, crescimento, mortalidade e recrutamento em sítios de uma Floresta Estacional Semidecidual em Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil. Orientador: Prof. Dr. Thomaz Correa e Castro da Costa. Coorientador: Prof. Dr. Rafael Braga da Silva.

Para recuperar, manejar e conservar florestas é preciso conhecer sua estrutura e dinâmica. Uma forma de análise é por meio de sítios florestais, onde se obtém variáveis ambientais que se correlacionam com a produtividade da floresta. Para diagnosticar o estado atual e as mudanças que ocorrem na vegetação, utilizou-se um inventário florestal permanente, com parâmetros de dossel, de solo e topográficos, e mensurações que foram realizadas com intervalo de 5 anos, em 27 parcelas distribuídas em 12 sítios. A metodologia correlacionou parâmetros da dinâmica florestal com parâmetros de qualidade do dossel e caracterização do ambiente. Um índice de produtividade do sítio foi proposto. Os resultados, utilizando indicadores de dossel, de diversidade, do solo, de relevo, taxa de mortalidade, taxa de incremento, índice de produtividade, mostraram que a taxa de ganho foi inversamente proporcional aos parâmetros de qualidade do dossel, indicando que o maior incremento em área basal ocorre em sítios com menor cobertura, provavelmente em estágios de sucessão menos avançados. E a perda em área basal foi fortemente correlacionada com os sítios que apresentam maior dominância de espécies. O índice de produtividade não foi um bom indicador para representar qualidade dos sítios pois reflete mais os estágios de sucessão da floresta. Esta análise forneceu informações sobre fatores que interferem na dinâmica de crescimento da floresta, sendo que esse conhecimento pode auxiliar no manejo florestal para conservação e uso sustentável da fragmentação florestal.

Palavras-chave: dinâmica florestal, índice de produtividade, parâmetros ambientais.

LISTA DE FIGURAS[pic 9]

Figura 1 - Localização dos sítios em cada fragmento na fazenda experimental da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Brasil        

Figura 2 - Número de indivíduos amostrados em 2010 e 2015 nas famílias mais dominantes        

Figura 3 – Taxa de Mortalidade, Ingresso, Ganho e Perda entre os Sítios Florestais        

Figura 4 - Distribuição de indivíduos por classes de diâmetro (cm) nos sítios 11 e 12 em 2015.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (667.1 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com