TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitorando o crescimento da Gráfica Impress, sua estrutura organizacional e as dificuldades encontradas na gestão de seus processos

Seminário: Monitorando o crescimento da Gráfica Impress, sua estrutura organizacional e as dificuldades encontradas na gestão de seus processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

Sabendo-se que o mercado é altamente competitivo, faz se necessário buscar investir na implantação de treinamentos dos colaboradores para melhor atendimento e propor mudanças na qualidade dos produtos e satisfação do cliente.

Gestão de Pessoas é necessário para qualquer tipo de negócio, independentemente do porte da empresa, é ter a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da empresa.

Este trabalho tem como objetivo mostrar o crescimento da empresa “Gráfica Impress”, sua estrutura organizacional e as dificuldades que encontram na gestão de seus processos.

Nesta primeira etapa analisaremos como os processos são realizados na empresa para identificar onde as falhas ocorrem e o motivo pelo qual ocorrem, e assim tornar possível a busca pelas melhores soluções.

Enfatizar a importância e a necessidade de treinar e qualificar os funcionários, mostrando que eles possuem um papel importante dentro do plano estratégico.

Etapa 1

Com o crescimento da empresa, ficou difícil para o proprietário manter o nível de qualidade no atendimento e na pontualidade dos serviços.

Apesar de a empresa ter crescido e possuir um significativo número de colaboradores, não há uma pessoa responsável pela área de gestão de pessoas. Não são oferecidos benefícios espontâneos, além disso, a empresa apresenta rotatividade de pessoal.

O recrutamento é feito de forma informal, os próprios funcionários indicam parentes ou amigos. Não é realizada uma seleção, somente indicação dos funcionários, não há um programa estruturado dentro da empresa, de integração e socialização. Na empresa, a forma de reconhecimento mais utilizada é o elogio e o agradecimento verbal dos gestores diretos. Não possui um programa específico de Qualidade de Vida.

As empresas familiares como em boa parte delas são iniciadas sem planejamento, estas por sua vez começam suas atividades sem preparação e experiências.

O conceito de empresa familiar para Garcia (2001) é bastante abrangente. O autor defende a ideia de que se uma empresa é controlada por uma ou mais famílias, pode ser considerada empresa familiar.

Para Gonçalves (2000) a empresa é propriedade de uma família, detentora da totalidade ou da maioria das ações ou cotas, de forma a ter o seu controle econômico; a família tem a gestão da empresa, cabendo a ela a definição dos objetivos, das diretrizes e das grandes políticas. A família é responsável pela administração do empreendimento, com a participação de um ou mais membros no nível executivo mais alto.

A lealdade e o comprometimento dos elementos da família devem ser incondicionais, em todos os sentidos para servir de exemplo, de esforço para que os sócios, funcionários, herdeiros e sucessores entendam a filosofia empresarial e reconheçam os avanços da empresa, trazendo benefícios não somente para os membros da família, mas também para o corpo geral da sociedade e de colaboradores, aperfeiçoando qualidade de seus produtos, serviços, estabelecendo diretrizes e critérios que possam servir para a empresa e utilizados como orientação para outras organizações que desejam gerenciar com qualidade (FLORIANI, 2002).

Dessa maneira,devem buscar as soluções para questões como adaptação às mudanças, inovação, qualidade, atendimento ao cliente, redução de custos, entre outras.

Na parte do Recrutamento e Seleção, para que informações a respeito dos candidatos sejam obtidas, devem ser utilizadas ferramentas de seleção para a escolha do funcionário de acordo com as habilidades, os conhecimentos e as capacidades apropriadas ao cargo.

A utilização do tipo de recrutamento deve ser aplicada de acordo com a realidade e necessidade de cada organização. Como os seres humanos não têm as mesmas expectativas e qualificações aparecem os conflitos, os quais devem ser tratados com técnicas de gestão inovadoras, capazes de transformar a administração, senão haverá o risco de ver o crescimento comprometido, lembra Diniz (2003).

O acompanhamento e o desempenho da empresa podem ser gerenciados através de algumas ferramentas e procedimentos de controle que permitam ações estratégicas que possibilitem uma visão clara da sua situação.

Neste caso, utilizaria a contratação de profissionais especializados que tenham visão sistêmica sobre o funcionamento geral da empresa e saiba analisar o mercado e aonde quer chegar com seus objetivos, utilizando algumas fermentas como:

• Necessita de ações conjuntas que promovam a valorização coletiva dos membros que participam daquele sistema

• Revisão dos cargos;

• Remuneração e Motivação;

• Análise da real capacitação de cada um e a melhor posição a ser ocupada por este na empresa;

• Recrutamento e Seleção;

• Treinamento e Desenvolvimento

Etapa 2

Passo 1:Resenha crítica sobre questões fundamentais relacionadas a avaliação de desempenho.

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas. 3ª ed. Rio de janeiro: Elsevier,2010, Cap. 8.

Descobrimos que existem algumas questões fundamentais sobre a avaliação de desempenho, que são: porque avaliar, qual desempenho deve ser avaliado, quem deve fazer a avalição, como avaliar, quando avaliar e como comunicar a avaliação.

O desempenho humano tem que ser excelente em todos os momentos para que a empresa tenha capacidade para atuar no mundo globalizado de hoje. Essa avaliação é um processo dinâmico que envolve o gerente e o avaliado, com a avaliação é possível detectar problemas de supervisão e gerencia, adequação e integração das pessoas a cargo, carência de treinamento entre outros problemas.

O porque avaliar o desempenho. Todo colaborador tem que saber sobre seu desempenho, é necessário que ele saiba como esta seu desempenho como profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com