TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abc Da Matematica

Monografias: Abc Da Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

SÃO PAULO, DEZEMBRO DE 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ETAPA 1 e 2 5

1. LANÇAMENTOS POSTECIPADOS. 5

2. 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS

BIBILOGRAFICAS 12

INTRODUÇÃO

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realização de empréstimos compra a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo.

1. SEQUÊNCIA DE PAGAMENTOS

Atribui-se o nome de sequência de pagamentos uniformes a uma situação em que um empréstimo é pago em parcelas iguais e consecutivas, período a período. A sequência de pagamentos uniformes pode assumir duas formas: a de pagamento postecipado e a de pagamento antecipado.

Sequência de pagamentos uniformes postecipados

Quando o pagamento for postecipado, o primeiro pagamento ocorre somente ao final do primeiro período.

Valor de parcelas em uma sequência de pagamentos PMT uniformes postecipados em função da quantidade de parcelas n, do valor Presente P e da taxa de juros i.

Exemplo: Um colega lhe pede R# 1.000,00 emprestados. Para correr o risco, cobra dele uma taxa de juros de 10% ao mês. Ele vai lhe pagar em 5 parcelas iguais (0+5). Determine o valor de cada uma.

Nesse exemplo, o valor IGUAL das parcelas é a incógnita e é representado por PMT. Sempre que se trabalha com pagamentos constantes PMT, a letra N deve se referir ao numero de parcelas.

Resolução pela calculadora HP12C:

1000

CHS

PV

0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com