TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absorção De água Por Diferentes Tipos De Arroz.

Monografias: Absorção De água Por Diferentes Tipos De Arroz.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  2.965 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O arroz é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento, constituindo-se alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas. É uma cultura que apresenta grande capacidade de adaptação a diferentes condições de solo e clima. Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz se destaca pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto em nível econômico quanto social para os povos das nações mais populosas da Ásia, África e América Latina.

Há milhares de anos o arroz é o alimento básico de mais da metade da população do mundo. Como a cevada e a aveia, o arroz cresce dentro de uma casca protetora, que tem que ser removida para que se possa utilizar o grão como alimento. Muitos nutrientes se perdem, como o farelo e os gérmens, que são removidos no processo de moagem, e a brunição para obter o arroz branco.

O arroz integral, também é submetido a esses processos (moagem, brunição), mas a grande diferença é que sua brunição é muito mais branda,servindo apenas para retirar algumas camadas mais externas,sem separar o gérmen nem o farelo,fazendo com que o integral seja mais nutritivo,tendo menor vida de prateleira e seu sabor e textura diferenciado.

O arroz deve ser cozido num volume de água que represente apenas o dobro do seu volume. Essa água será absorvida pelos grãos, garantindo a preservação do seu conteúdo nutricional.

Objetivo

O objetivo do presente trabalho foi de determinar o índice de absorção de água (IA) tanto do arroz polido como do arroz integral.

Desenvolvimento

Materiais:

• 10,0 g de arroz integral.

• 10,0 g de arroz polido.

Métodos:

Foram pesados 10 g de arroz comum (polido) e adicionou-se em uma panela com o dobro de sua medida de água. Foi verificado de tempos em tempos se o arroz já estava cozido; um grão de arroz foi pego e comprimido entre os dedos.

Esta operação foi feita até que o arroz estivesse macio, ou seja, com o amido totalmente gelatinizado.

O mesmo foi feito com o arroz integral.

Para o cálculo do Índice de Absorção de Água (IA), utilizou-se a seguinte fórmula:

IA =peso do arroz cozido

Peso do arroz cru

*arroz polido *arroz Integral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com