TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acompanhamento Fisico Financeiro de Obra

Por:   •  27/3/2017  •  Monografia  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 11

ACOMPANHAMENTO FÍSICO E FINANCEIRO DE OBRA

CONSTRUCTION PHYSICAL-FINANCIAL SUPERVISING

LEÃO, Eduarda Ramos (1); FIGUEIREDO, Dalmo Lúcio Mendes (2).

(1) Graduando em Engenharia Civil, UFMG. eduardarleao@gmail.com

(2) Professor, Departamento de Engenharia de Materiais e Construção, UFMG. dalfig@demc.ufmg.br

RESUMO

O planejamento e acompanhamento de obra são um mecanismo de grande destaque para a construção civil, pois proporcionam à gerência e à administração do empreendimento uma visão projetada de prazo e o desenvolvimento de custos dentro do esperado. O setor de acompanhamento de obra, através de uma abordagem sistêmica, busca a elaboração de planos com ações corretivas e preventivas, que vai muito além de computar os resultados físicos e financeiros da obra em um dado período de tempo. A função principal é nortear os serviços segundo o planejamento. Com a análise do cumprimento de projetos e contratos é possível identificar problemas antecipadamente e desenvolver processos que levam à otimização de custos. O trabalho de acompanhamento de obras é fundamental, de forma a garantir e dar suporte para que o Orçamento e o Planejamento estabelecidos para cada contrato sejam cumpridos e sejam atingidas as metas físicas, econômicas, financeiras e de qualidade estipuladas pela direção das empresas. O presente estudo visa elaborar um procedimento prático para o acompanhamento físico e financeiro de obra. A aplicabilidade do modelo proposto foi testada em um estudo de caso de uma obra de caráter comercial.

Palavra-Chave: acompanhamento, planejamento, custo previsto, custo realizado, prazo

ABSTRACT

The planning and monitoring of work are a highlight mechanism for civil construction, provide to the management and administration of the project a vision designed to term and the development of costs within the expected. The monitoring sector of work, through a systemic approach, seeking to draw up plans with corrective and preventive actions, which goes way beyond compute the physical and financial results of the work in a given period of time. The main function is to guide the services according to the planning. Examining the compliance of projects and contracts you can identify problems in advance and develop processes that lead to optimization of costs. The follow-up work of works is critical in order to ensure and support for the budget and the Planning established for each contract are met and being hit the physical, economic, financial goals and quality stipulated by the direction of companies. The present study aims to develop a practical procedure for the physical and financial follow-up of work. The applicability of the proposed model was tested in a case study of a work of commercial character.

Keyword : monitoring, planning, estimated cost, cost held, deadline

1 INTRODUÇÃO

A construção civil é uma vertente importante no âmbito econômico, por isso, necessita cada vez mais de ferramentas que auxiliem os profissionais atuantes na área para sanar as deficiências em seus processos de gestão. O planejamento e acompanhamento de obra são um mecanismo de grande destaque para a construção civil, pois proporcionam à gerência e à administração do empreendimento uma visão projetada de prazo e o desenvolvimento de custos dentro do esperado.

Atualmente a competitividade no setor construtivo é acirrada, uma vez que a formação do preço do empreendimento é baseado no preço de mercado, e o lucro obtido está totalmente relacionado à eficiência do processo. Dessa forma, um controle efetivo dos custos de material e mão de obra é essencial para que se tenha dados de avanço físico e financeiro das atividades da obra. Com essas informações, é possível constituir uma base segura para tomada de decisões na busca da eficiência, e, consequentemente, em um menor custo de produção.

O setor de acompanhamento de obra, através de uma abordagem sistêmica, busca a elaboração de planos com ações corretivas e preventivas, que vai muito além de computar os resultados físicos e financeiros da obra em um dado período de tempo. A função principal é nortear os serviços segundo o planejamento. Com a análise do cumprimento de projetos e contratos é possível identificar problemas antecipadamente e desenvolver processos que levam à otimização de custos.

O acompanhamento de obra engloba outros setores da Engenharia como Orçamento, Planejamento, Suprimentos e a obra propriamente dita. Todos as áreas devem atuar de forma conjunta, garantindo integração de trabalho para uma finalidade comum. A metodologia adotada entre os setores deve ser a mesma, objetivando uma tomada de decisão assertiva com o menor custo e prazo.

O trabalho de acompanhamento de obras é fundamental, de forma a garantir e dar suporte para que o Orçamento e o Planejamento estabelecidos para cada contrato sejam cumpridos e sejam atingidas as metas físicas, econômicas, financeiras e de qualidade estipuladas pela direção das empresas. Planejar é garantir a perpetuidade da empresa por meio do monitoramento da evolução do empreendimento e do eventual redirecionamento estratégico.

2 METODOLOGIA

2.1. Plano de Contas

Goldman (2004) define o Plano de Contas como um sistema de organização essencial para um bom planejamento e controle. A construção de um modo geral é um complexo que deve ser caracterizado quanto aos seus insumos (materiais, mão de obra e equipamentos). Através do Plano de Contas obtém-se a sistemática do controle dos materiais por serviço e a integralização dos custos e materiais. Percebe-se então que todo o processo de planejamento e controle deve ter como base o plano de contas. O orçamento executado e as previsões financeiras também devem ser totalizados no sistema de contas de construção e desmembrados nos serviços do plano.

2.2. Avanço Físico

O avanço físico-econômico é a atividade mais importante para o controle da obra, a qual interfere diretamente nos estudos e análises para monitoramento do resultado e apuração de indicadores e índices de produtividade. Nesta avaliação, consta ainda uma análise comparativa do percentual físico encontrado em relação ao previsto no cronograma, enfocando adiantamento ou atraso. Com o preenchimento dos avanços físico previsto e real e da atualização do reajuste do INCC, obtém-se uma planilha com a evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com