TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE OBRAS

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Relatorio de

Acompanhemento de obras

SÃO PAULO

2018


[pic 2]

                   

Relatorio de Acompanhamento de obras

Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho- UNINOVE como requisito parcial para a o projeto integrador no curso de Engenharia Civil.

                                                           Orientadora: Helen Patrícia Lima

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

1.        OBJETIVO        4

2.        INTRODUÇÃO        4

3.        APRESENTAÇÃO DA OBRA        4

4        INSTALAÇÃO ELÉTRICA / NBR        7

5        NBR        10

6        CANTEIRO DE OBRA        11

7        CONCLUSÃO        12

8        FOTO COM TODOS INTEGRANTES DO GRUPO NA OBRA        13

9        BIBLIOGRAFIA        14


  1. OBJETIVO

        Nesse trabalho iremos falar sobre a instalação elétrica de uma obra comentando sobre sua tecnologia de instalação e sua NBR relacionada a esta. Iremos falar também sobre o seu canteiro de obra e o comparativo com as normas regulamentadores que reagem à segurança na indústria da construção civil.

  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar a instalação elétrica, localizado no bairro Jardins, onde foi proposta a realização do projeto de um empreendimento residencial.  A fim de coletar informações de relevância significativa, foram feitas visitas ao local para análise da instalação feita na obra, como gerador, centro de medição,apartamentos nos pavimentos , canteiro de obra e conforto ambiental. Podendo assim construir uma linha de raciocínio para definir pontos importantes sobre a execução da instalação elétrica.  

  1. APRESENTAÇÃO DA OBRA

        O empreendimento esta localizado na rua Bela Cintra 1425, bairro Jardins. O bairro está localizado na região central de são Paulo com tipologia predominantemente residencial, intercalando entre edificações unifamiliares e multifamiliares. Com 17 pavimentos com 92 apartamentos, contando com 3 subsolos.

        Pôde-se identificar através de visitas técnicas realizadas na região a existência de atividades formais e informais, tais como: restaurante, bancos, lotérica, academia, pequenos comércios, banca de jornal, drogaria, ponto de taxi, posto de combustível, fast-food, supermercados entre outros.

No que diz respeito à recreação, encontra-se o parque Ibirapuera bem próximo ao empreendimento onde conta com áreas de caminhadas, ciclovias, quadras, projetos culturais entre outros. A região apresenta atualmente ocupação bem desenvolvida com pouca existência de terrenos disponíveis para construção, bem como alguns edifícios em fase de execução. Possui boa qualidade de vida e infraestrutura urbana.

        Sua incorporação foi feita pela Vitacon, projeto de arquitetura: Ide Studio Arquitetos, Projeto de paisagismo: Ar Studio, Tipologia 25 a 141 m2, Formato: Studios e Duplex.

        Sendo supervisionada pela engenheira Giulliane Machado

1-Quadra do empreendimento limpa

[pic 3]

2-Planta de iluminação

[pic 4]

3-Planta de tomadas

[pic 5]

4-Planta do apartamento

[pic 6]

  1. INSTALAÇÃO ELÉTRICA / NBR

        A instalação elétrica desse empreendimento é de baixa tensão, que é a instalação que opera com tensão elétrica nominal superior à 75V e menor ou igual à 1500V em corrente contínua, superior à 50V e menor ou igual à 1000V em corrente alternada.

        A energia elétrica vem de uma usina hidrelétrica geradora de eletricidade passando por um transformador antes de entrar no centro de medição do empreendimento. Após entrar no centro de Medição ela é distribuída por uma infra estrutura elétrica até chegar aos apartamentos.

        Nos apartamentos na primeira visita no dia 15/09/18, observamos que os eletricistas estavam passando os cabos de elétrica de acordo com a norma NR 5410. Usando a cor preta ou vermelha para fase das tomadas, o azul como neutro, o verde para aterramento e o amarelo para retorno da parte de iluminação. Sendo usada a bitola adequada para cada circuito. Como por exemplo: 1,5mm2 para iluminação, 2,5mm2 para tomada e 6mm2 para chuveiro. Conforme as figuras abaixo.

5-Passagem de cabos (15/09/18)

[pic 7]

[pic 8]            [pic 9]

        Na segunda visita no dia 22/09/18, observamos que estavam instalando o quadro de proteção elétrico de acordo com a norma NR 5410.Que é o centro de distribuição de toda a instalação elétrica de uma residência. Sendo usado disjuntor bifásico geral de 63A da Steck com os demais disjuntores mais baixos para ligar os aparelhos elétricos. Como por exemplo: luminárias, tomadas, chuveiro, aparelhos eletrônicos e etc..

        No quadro são ligados tambem os cabos azuis no barramento de neutro e o verde no barramento de proteção. Conforme as figuras abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com