TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acoplemento elastico de garras

Por:   •  2/7/2015  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Muitos processos necessitam de um motor para seu funcionamento, os motores basicamente servem para rodar um eixo, que por sua vez movimentará outra máquina que está conecta a extremidade do eixo, assim realizando a tarefa determinada, esse trabalho explicará sobre o elemento que liga o eixo a essa máquina, o acoplamento, esse é um dispositivo de grande importância para a mecânica, o acoplamento é um elemento de fácil instalação e também de fácil ou até mesmo nenhuma manutenção.

2 ACOPLAMENTOS

Acoplamentos são conjuntos mecânicos que têm a função de unir e transmitir movimento de rotação entre dois eixos. A maioria são constituídos por dois cubos mecânicos e um elemento de transmissão. Alternativamente, pode-se substituir um ou os dois cubos por flanges. Máquinas operatrizes normalmente produzem vibrações e choques, e por este motivo, em muitos casos recomenda-se o uso de acoplamentos elásticos, capazes de absorver esses fenômenos indesejados. Pode-se também utilizar acoplamentos flexíveis, o quais acomodam pequenos desalinhamentos, a figura 1 demonstra um exemplo de um tipo acoplamento.

FIGURA 1: UM TIPO DE ACOPLAMENTO ELASTICO

FONTE: acriflex.com (2015)

3 CLASSIFICAÇÃO DOS ACOPLAMENTOS

Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Os permanentes atuam continuamente e dividem-se em rígidos e flexíveis. Os comutáveis atuam obedecendo a um comando. Nesse trabalho será explicado apenas sobre os acoplamentos permanentes, pois será tratado adiante sobre um modelo especifico de acoplamento permanente.

3.1 ACOPLAMENTOS PERMANENTES

Os acoplamentos permanentes são usados para conectar eixos que durante o funcionamento da máquina ou equipamento não existe a necessidade de haver sua desconexão, o que só ocorrerá em caso de manutenção. São usados onde:

a) os eixos das árvores são colineares; por exemplo: acoplamento de flange;

b) os eixos das árvores se cruzam; por exemplo: junta universal;

c) os eixos das árvores são paralelos; por exemplo: junta Oldham.

Acoplamentos permanentes ligando árvores colineares são de dois tipos: rígidos e flexíveis. Por causa da dificuldade prática de colocar e manter duas árvores em alinhamento exato, um acoplamento rígido pode induzir tensões que acarretem falhas por fadiga. A figura 2 mostra um exemplo de um tipo de acoplamento permanente.

FIGURA 2: EXEMPLO DE UM ACOPLAMENTO PERMANENTE

FONTE: acriflex.com (2015)

4 ACOPLAMENTO ELASTICO DE GARRAS

Basicamente as garras, constituídas por tocos de borracha, encaixam-se nas aberturas do contra disco e transmitem o movimento de rotação.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com