TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Melhor Opção Para Seu Site, Layout Fixo, Líquido Ou Elástico?

Ensaios: Qual A Melhor Opção Para Seu Site, Layout Fixo, Líquido Ou Elástico?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a melhor opção para seu site, Layout Fixo, Líquido ou Elástico?

Saber tomar as decisões corretas na hora de desenvolver um projeto de web é muito importante para que não aconteça desperdício de tempo e principalmente de dinheiro. Uma das principais decisões que devem ser tomadas antes de contratar o desenvolvimento de um novo site, é como será a apresentação do layout no navegador, se ele será Fixo, Líquido ou Elástico. Ambas as soluções têm seus pontos positivos e negativos, não existe uma resposta correta, é necessário antes ponderar todas as possibilidades e decidir qual a melhor opção para seu modelo de projeto.

O Layout Líquido, também chamado de fluídico, permite que a página se adapte à largura da tela do usuário, ocupando todo o espaço visível em vez de ficar encostada a um canto ou centralizada, como acontece com os layouts fixos. Sua principal vantagem é a acessibilidade (ou usabilidade). O layout, assim como seu conteúdo, adaptam-se automaticamente à qualquer resolução de tela utilizada pelo usuário, ocupando toda área visível, ou seja, não restam espaços vazios nas laterais. O principal problema deste tipo de Layout é que se perde o controle sobre o posicionamento de alguns elementos da página, fazendo com que o mesmo possa ficar desconfigurado, com elementos fora do lugar e a linhas de texto muito longas.

O layout fixo é o mais utilizado pela grande maioria dos sites, isso por que as páginas terão sempre a mesma largura e os conteúdos irão comportar-se sempre da mesma maneira. Este modelo de layout tem como principal desvantagem a falta de flexibilidade. Quando o site é antigo, por exemplo, adaptado para monitores 800 X 600, acaba sobrando muito espaço nas laterais, e se o site for feito para monitores widescreen, mas for acessado em monitores menores, será necessário usar a "barra de rolagem" para visualizá-lo.

No primeiro caso, onde sobra espaço, o webdesigner pode usar sua criatividade e complementar o espaço utilizando o background (plano de fundo), do site. Já no caso de uso de monitores 800 x 600 para visualização de sites no formato widescreen, é algo que tem acontecido cada vez com menos freqüência.

A terceira opção me parece ser a mais adequada, porém, não tão comum. É o chamado layout elástico. Neste caso o site é auto ajustável dependendo da configuração do monitor que está acessando. Desta forma, o programador pode definir a largura mínima e a máxima (Ex.: largura mínima de 800px e uma largura máxima de 1280px), o que permite um maior controle de imagens e textos e ao mesmo tempo controle da largura da janela por parte do usuário, eliminando assim alguns pontos negativos identificados nos dois tipos de layouts anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com