TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos alternativos, curva de capacidade de produção, produtos elásticos, produtos inelásticos e microeconomia e preços

Seminário: Custos alternativos, curva de capacidade de produção, produtos elásticos, produtos inelásticos e microeconomia e preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Seminário  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 10

1. Introdução

A ATPS (Atividade Pratica Supervisionada) tem a finalidade de abordar os fundamentos econômicos, relatando situações ou casos reais que ilustram as teorias abordadas em aula.

Foi elaborada para identificar conceitos como custo de oportunidade, curva de possibilidade de produção, produtos elásticos, produtos inelásticos e microeconomia e formação de preços.

Demonstrar como a economia faz parte do dia a dia de várias pessoas, pois é uma ciência social que estuda a organização e o funcionamento da sociedade, analisando como os conceitos podem ser aplicados ou utilizados por empresas e organizações.

O ser humano tem necessidades infinitas e ilimitadas, mas os recursos produtivos que a sociedade precisa para obter bens e serviços são finitos e limitados, surgem então questões de como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem solucionar os problemas para satisfazer a ambos simultaneamente.

2. Fundamentos econômicos

A economia é considerada uma ciência social que estuda a organização e o funcionamento das sociedades, ocupa-se do comportamento humano, e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo dos bens e serviços.

Ocorre que as necessidades humanas são infinitas e ilimitadas. Por outro lado, os recursos produtivos que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços, têm caráter finito ou limitado. Surgem questões econômicas fundamentais sobre o que será produzido, como produzir, quanto produzir e para quem produzir.

Alguns conceitos mostram como lidar com esses problemas:

- Custo de oportunidade

O custo de oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medida em termos da melhor oportunidade perdida, representa o valor que os agentes econômicos atribuem à melhor alternativa de que prescindem quando efetuam a sua escolha e está diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez.

- Curva de possibilidades de produção

Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

- Produtos elásticos

Em condições normais de ofertas dos produtos (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade), e ocorrendo uma alteração no preço de vendas, há uma resposta imediata e inversa na demanda/consumo. Ou seja, ao reduzir-se “x%” no preço de venda do produto, aumenta-se “y” na demanda. Inversamente, ao se aumentar “x%” no preço de vendas diminui-se “y%” na demanda. Essa é a característica básica dos produtos “elásticos”: quando os preços se alteram as pessoas tendem a aumentar ou reduzir o consumo. É interessante ter noção do comportamento dos preços-demanda de certos produtos que têm similares. Ao se alterar o preço de um produto, há um imediato aumento na demanda do seu substituto.

- Produtos inelásticos

Neste caso, mesmo que se aumentem as quantidades ofertadas e se reduzam os preços (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade) a resposta na demanda mantém-se praticamente inalterada. Ou seja, dependendo do produto pode-se duplicar a sua oferta, reduzir ou aumentar em “x%” o seu preço de vendas e mesmo assim o aumento ou contração da demanda se alterará em baixos índices, muitas vezes próximo de “0” (zero).

Ex. de produtos “inelásticos”: Sal de cozinha, remédios, etc. Ou seja, ninguém vai consumir mais sal ou tomar mais remédio só porque os preços foram reduzidos. E nem deixar de comprá-los porque o preço foi aumentado.

2.1. Como os conceitos podem ser aplicados ou utilizados nas empresas ou organizações

O exemplo a seguir foi retirado da revista Super Hiper na edição 416 de fevereiro de 2011, sobre a matéria de sustentabilidade com o título: Coca-Cola inaugura maior linha mundial de garrafas pet retornáveis.

A unidade industrial da Coca-Cola Femsa, empresa do Grupo Mexicano Fomento Econômico S/A (Femsa), de Jundiaí (SP), completou 18 anos e inaugurou em janeiro sua 14ª linha de produção de garrafas pet retornáveis, que têm ciclo de utilização de até 25 vezes. Com capacidade para produzir 27 mil garrafas por hora, essa linha utiliza tecnologia de ponta e sensores de odor que detectam e descartam qualquer garrafa que não esteja absolutamente dentro dos parâmetros de qualidade e segurança exigidos pela empresa.

Com essa nova linha de produção, a capacidade produtiva da fabrica de Jundiaí passou para 450 milhões de caixas e 1,6 bilhão de litros por ano. A empresa também já está utilizando a embalagem Plant Bottle, feita de pet, que utiliza etanol de cana-de-açúcar e substitui parte do petróleo utilizado no processo de fabricação.

Outras inovações foram implementadas nessa planta industrial, visando reduzir o impacto do uso de derivados de petróleo na produção de embalagens pet. A altura da tampa e do bocal, por exemplo, ficou 4 milímetros menor, o que permitirá reduzir o volume de insumos para produzir suas embalagens pet num total equivalente a 120 milhões de garrafas de dois litros por ano.

A utilização de etanol de cana-de-açúcar permite reduzir em 30% o uso de derivados de petróleo, diminui a dependência da empresa em relação a recursos não renováveis e em até 25% as emissões de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera.

Nos últimos cinco anos a empresa investiu mais de 350 milhões no aumento da capacidade produtiva e de seu parque industrial de Jundiaí.

“Nosso foco não é a concorrência, mas o respeito ao consumidor e ao meio ambiente. Precisamos estar onde o consumidor está, oferecer a ele produtos de qualidade e estarmos sintonizados com o maior respeito ao meio ambiente”, diz o presidente da empresa no Brasil, Ricardo Botelho.

2.2. Explicação dos conceitos aplicados ou utilizados

O consumo do refrigerante Coca-Cola é expressivamente alto, é considerado um dos melhores refrigerantes do mundo. Com isso a demanda também é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com