TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2 Introdução A Informática

Monografias: Ad2 Introdução A Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância

Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação – UFF

Disciplina INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA.....

AD2 1° semestre de 2013

4. Descreva 4 tipos de organização de disco do tipo RAID. Sugira uma aplicação para cada uma delas. Informe a bibliografia utilizada. (2,0 pontos)

5. Pesquise e descreva os seguintes termos. Informe também alguns periféricos, conectores ou memórias ligados aos termos a seguir (informe a bibliografia utilizada): (2,0 pontos)

a. FSB (0,6 pontos)

b. North Bridge (0,7 pontos)

c. South Bridge (0,7 pontos)

Exercício 4

RAID 0 - os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.

Aplicação DO RAID 0: RAID 0 é usando em aplicativos que precisam de altas de taxas de transferências de I/O, porém, vale lembrar que esse tipo de organização não é tolerante a falhas.

RAID 1 - é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.

APLICAÇÃO DO RAID 1: fornece o máximo de segurança dos dados em caso de avaria de um disco, mas, uma vez que os dados são gravados duas vezes, o desempenho é ligeiramente reduzido durante a gravação. O RAID 1 é uma boa opção se a segurança for mais importante do que a velocidade. Suponha que por algum motivo um computador apresente perdas de dados em seu disco rígido. Com o RAID 1, um segundo disco seria usado paralelamente ao primeiro, funcionando como cópia idêntica.

RAID 3 - Este é um nível parecido com o RAID 5 por utilizar paridade. A principal diferença é que o RAID 3 reserva uma unidade de armazenamento apenas para guardar as informações de paridade, razão pela qual são necessários pelo menos três discos para montar o sistema. Este nível também pode apresentar maior complexidade de implementação pelo fato de as operações de escrita e leitura de dados considerarem todos os discos em vez de tratá-los individualmente.

Aplicações do RAID 3 - RAID 3 proporciona uma boa segurança dos dados para ambientes onde é efetuada a leitura de ficheiros sequenciais grandes, tais como ficheiros de vídeo. A avaria de um disco não provoca a interrupção do serviço, uma vez que a leitura dos dados é efetuada a partir de blocos de paridade. O RAID 3 é útil para as pessoas que necessitam de um bom desempenho e acesso constante aos respectivos dados, tais como editores de vídeo. O RAID 3 não é recomendado para uma utilização intensiva com ficheiros não sequenciais, uma vez que o desempenho de leitura aleatório é prejudicado pelo disco de paridade dedicado.

RAID 6 - No RAID 6 os dados são distribuídos por todos os discos (quatro, no mínimo), sendo gravados dois blocos de paridade para cada bloco de dados (p e q no diagrama à direita) na mesma faixa. Se um disco físico falhar, os dados do mesmo podem ser reconstruídos num disco de substituição. Este modo Raid pode suportar a avaria de dois discos, no máximo, sem qualquer perda de dados. O RAID 6 permite a reconstrução rápida dos dados a partir de um disco avariado.

APLICAÇÃO DO RAID 6- O RAID 6 assegura a fiabilidade dos dados juntamente com uma reconstrução eficaz em caso de avaria de uma unidade. Deste modo, o RAID 6 é útil para as pessoas que necessitam de uma segurança eficaz com menos ênfase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com