TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Monografias: Agenda 21. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Identificar por meio de leitura e pesquisas na internet as principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre este assunto.

2. Realizar a leitura de arquivo: Introdução à Engenharia de Requisitos. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8TWttN1BWOGJ4WUU/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Identificar por meio de pesquisas na internet os principais métodos de comunicação usados pelos analistas para obtenção das informações sobre o projeto. Realizar leitura do seguinte artigo: Definição de requisitos de software baseada numa arquitetura de modelagem de negócios. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8VGh0U0RSVEVIVk0/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

2. Produzir e apresentar para o professor em forma de Relatório 1 - Análise Inicial contendo as seguintes informações:

2.1. Descrever quais são as necessidades do negócio.

2.2. Elaborar um questionário com as necessidades internas e externas para entrevistas com os envolvidos no processo.

2.3. Descrever os requisitos necessários para atender e atingir a metas da solução.

meio da leitura do Passo 1 Tópico 2 a Técnica mais adequada para elaborar uma analise de requisitos. Elaborar um resumo que descreva um comparativo com as vantagens e desvantagens de cada uma das técnicas que o texto apresenta.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 6 de 10

1. Realizar a leitura do Capítulo 4 do arquivo: A Engenharia de Requisitos Orientada a Aspectos. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8OFVVUGNrUUllSU0/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

2. Identificar por meio da leitura do Tópico 1 os requisitos funcionais e não funcionais do sistema.

3. Construir resumo e representá-lo por meio de uma Tabela contendo a apresentação em forma de Tabela dos Requisitos. Segue exemplo Tabela.

Tabela 2 - Exemplo Requisitos Funcionais e Não Funcionais

Requisitos Funcionais

Requisitos Não Funcionais

Requisitos

Descrição

Prioridade

Requisitos

Descrição

Prioridade

RF01

Cadastrar Usuário

Alta

RNF01

Portabilidade

Essencial

RF02

Emitir Relatórios

Essencial

RFF02

Usabilidade

Essencial

Passo 4 (Equipe)

1. Construir e apresentar para o professor o Relatório 3 - Análise de Requisitos, contemplando os Passos 2 e 3.

2. Elaborar uma apresentação de acordo com os resultados obtidos nas etapas 1 e 2, que contenha as dificuldades encontradas e possíveis soluções propostas. O professor organizará as equipes para que todas apresentem este trabalho, em sala de aula, aos demais colegas. Esta atividade tem o propósito de socializar as dinâmicas de trabalho encontradas por cada equipe, bem como trocar experiências a respeito dos resultados obtidos.

Socialização de resultados parciais

Cada equipe deve elaborar uma apresentação de acordo com os resultados obtidos nas etapas 1 e 2, que contenha as dificuldades encontradas e possíveis soluções propostas. O professor organizará as equipes para que todas apresentem este trabalho parcial, em sala de aula, aos demais colegas, para compor o Seminário Final desta ATPS.

Esta atividade tem o propósito de socializar as dinâmicas de trabalho encontradas por cada equipe, bem como trocar experiências a respeito dos resultados obtidos.

ETAPA 3 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Diagrama de Fluxo de Dados: Conceitos e Projeto de DFD Entidades Externas, Fluxo de Dados, Processo e Depósito de Dados. Construção de um Diagrama de Fluxo de Dados. Principais Normas para Projetar um Diagrama de Fluxo de Dados – DFD. Esta atividade é importante para você entender a arquitetura existente, para poder discutir possíveis alterações, e realizar a comunicação claramente sobre a função do sistema.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 7 de 10

PASSOS Passo 1 (Equipe)

Realizar leitura do capítulo do livro texto da disciplina, ou dos capítulos dos livros da bibliografia complementar que trazem informações sobre a construção de um modelo Lógico de Sistema e a construção de Diagramas de Fluxo de Dados.

Passo 2 (Aluno)

Realizar a leitura e abstrair as principais técnicas de modelagem por meio do artigo: Modelo Conceitual vs Modelo Lógico. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8RUR1THROZ0c3azg/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe)

Identificar os processos envolvidos no sistema. Procurar utilizar um único verbo de ação, seguido de um objeto direto. Exemplos: “identificar terreno”, “verificar disponibilidade” e assim por diante. Apresentar os processos por meio de uma Tabela. Segue exemplo Tabela.

Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com