TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronecogios Brasileiro

Artigo: Agronecogios Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  6.360 Palavras (26 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 26

Introdução

No inicio da humanidade as pessoas viviam com que a natureza lhes oferecia, viviam em bandos e dependia da coleta de alimentos silvestre, da caça e da pesca. Não avia o cultivo da terra não plantavam e nem armazenavam alimentos, nada era comercializado, em cada local em que o bando se estalava, a coleta a caça e a pesca eram fácil no começo depois se tornava mais difícil achar os alimentos, então mudavam de um local para o outro constantemente, com o passar do tempo descobrirão que as sementes das frutas que colhiam quando lançada ao solo germinavam crescia e davam frutos novamente, descobrirão também que os animais podiam ser criados em cativeiro e ser domesticados, descobriram então que podiam permanecer em um local se cultivassem a terra e não precisariam ficar se mudando de um lado para outro, com o bando fixado em um só local surgem então às comunidades o cultivo da terra e a criação de animais formando as propriedades rurais, os trabalhadores daquela época dividiam as muitas tarefas de acordo com a necessidade de cada comunidade da época em que viviam, as propriedades produziam tudo o que precisavam, por tanto toda a atividade realizada no campo seja ela simples ou complexa sendo primaria,secundaria e terciaria sendo um conjunto de todas as atividades no meio rural denominando-se a agricultura, nos últimos anos a humanidade desenvolveu tecnologias que modificou e proporcionou aos meios de produções diversificações e aumento de produtividade, tornado o mundo globalizado voltado as operações comerciais e desenvolvendo se a cada dia para atender a necessidade mundial do planeta a qual o numero de habitantes vem crescendo e as necessidades dos povos aumentando, principalmente com a alimentação que vem das terras cultivadas por agricultores do mundo todo, para atender a demanda do meio urbano e ate mesmo rural, onde de tudo se compra e pouco se cultiva, sabendo que a tecnologia tem ajudado muito o meio agrícola, pois se dependesse do trabalho braçal igual ao inicio dos tempos, sabemos que não seria possível atender a demanda mundial de consumo da humanidade atual.

1. CONCEITO DO AGRONEGÓCIO.

A palavra agronegócios e um conceito que se iniciou na década de 1980, e, para alguns autores, e um ponto de vista para a construção de uma ideologia de mudança do sistema agrícola. No Brasil o latifúndio trás o sentido e a imagem de exploração, pois lembra o trabalho escravo e o serviço braçal dando o sentido de concentração nas terras, atraso político, e econômico, portanto e um espaço que pode ser ocupado para o desenvolvimento do país com tecnologia e sustentabilidade.

A palavra agronegócios deu sentido à imagem da agricultura, de forma moderna, agregando informações e valores à produção, o agronegócio esta focado nos fornecedores de bens e serviços para a agricultura, os produtos rurais, os processadores, os transformadores e distribuidores e todos os envolvidos na geração e fluxo dos produtos de origem agrícola ate o consumidor final.

Outra característica do agronegócio è que ele proporciona a curto e médio prazo, grandes resultados, devido à troca de conhecimento e teorias.

O agronegócio passa a ser encarado como um sistema de elos, abrangendo itens como pesquisa, insumos, tecnologia de produção, transporte, processamento, distribuição e preço, formando assim a unidade produtiva agrícola, o sistema agribusiness ou agronegócio (ARAUJO 2005).

A evolução da economia com os avanços tecnológicos mudou totalmente a fisionomia das propriedades rurais, a população começou a sair do meio rural e dirigir-se para as cidades passando de 20% para 70% a taxa de pessoas no meio urbano no Brasil.

O avanço tecnológico foi intenso, provocando salto nos índices de produtividade agropecuária. Com isso menor numero de pessoas cada dia è obrigado a sustentar mais gente tornado o meio rural cada vez mais:

• Perdem sua autossuficiência.

• Passam a depender sempre mais de insumos e serviços que não são seus;

• Especializam-se somente em determinadas atividades.

• Geram excedentes de consumo e abastecem mercados, ás vezes, muito distante;

• Recebem informações externas;

• Necessitam de estradas, armazém, portos, softwares, bolsas de mercadorias, pesquisas, fertilizantes, novas técnicas, tudo de fora da propriedade rural;

• Conquistam mercado;

• Enfrentam a globalização e a internacionalização da economia;

Então o conceito de setor primaria ou agricultura perdeu seu sentido, porque deixou de ser somente rural, ou somente agrícola, ou somente primário.

A agricultura de antes, ou setor primário, passa a depender de muitos serviços, maquinas e insumos que vêm de fora. Depende também do que ocorre depois da produção, como armazéns, enfra-estruturas, agroindústrias, mercados atacadista e varejista, exportação.

Cada um desses segmentos assume funções próprias, cada dia mais especializadas, mas compondo um elo importante em todo o processo produtivo e comercial de cada produto agropecuário. Por isso, surgiu a necessidade de uma concepção diferente de agricultura. Já não se trata de propriedades autossuficientes, mas de todo um complexo de bens, serviços e infraestrutura que envolve agentes diversos e interdependentes.

O agronegócio, que atualmente recebe o nome de agrobusiness (agronegócios em inglês), corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas á produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária.

Quando se fala em agronegócios é comum associar somente a produção natural como grãos e leite, por exemplo, no entanto esse segmento produtivo é muito mais abrangente, pois existe um grande número de participantes nesse processo.

O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva e utilizando uma serie de tecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade, para isto é necessário que alguém ou uma empresa forneça tais elementos.

Diante disso podemos citar vários setores da economia que faz parte do agronegócio, como bancos que fornecem creditos, indústrias de insumos agrícolas PE fornecem fertilizantes, herbicidas, sementes selecionadas para plantio entre outros, indústrias de tratores e de peças, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira, isso na primeira etapa produtiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com