TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Albert Einstein

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Albert Einstein

        Quando estudou na escola federal politécnica de Zurique, Albert Einstein era considerado um fracasso pelos professores, não havia qualquer expectativa sobre ele, e muito menos podia-se imaginar que um dia ia se tornar um gênio.

         Ao se formar não conseguiu arranjar nenhum emprego como professor, o máximo que conseguiu foi como auxiliar de professor, e mesmo assim não durou muito tempo no cargo. Não havendo outra escolha, Einstein tentou mudar de área, e começou a trabalhar como assistente de patentes. Nesse trabalho, era necessário analisar pedidos de patentes de invento, para analisar as patentes ele precisava ler elas e sintetiza-las, o que acabou despertando suas habilidades de físico. A partir desse momento, começou a “nascer” o gênio Albert Einstein.

        Em 1905, no chamado ano do milagre, Einstein publicou quatro artigos de grande repercussão. Um artigo era sobre o efeito fotoelétrico, mostrava que a luz vinha de uma partícula chamada fóton. Outro artigo era sobre o átomo, no qual chegou a inclusive calcular o seu tamanho. E Outro era referente a famosa equação “E=mc2”, que mostrava que a energia poderia se transformar em matéria e vice-versa.

Uma de suas importantes teorias foi sobre a teoria especial da relatividade, essa teoria começou a ganhar forma quando estava andando de ônibus, e passou a imaginar o que aconteceria se o ônibus estivesse andando na velocidade da luz, então imaginou que o relógio estaria parado nesse momento. Com isso, Einstein passou a trabalhar em cima dessa teoria. Quando achou que ela estava pronta, escreveu um artigo e mandou para a comunidade científica. O artigo acabou parando nas mãos de Max Planck, maior físico teórico da Europa na época, que viu potencial na teoria e em Einstein.

A teoria, no entanto, tinha uma limitação, só considerava movimento a velocidade constante, ela descartava a aceleração, mas Einstein queria uma teoria que abrangesse tudo, a teoria geral da relatividade, por isso tinha que considerar a gravidade. No entanto, para fazer isso teria que lutar contra um importante físico, Isaac Newton, responsável por formular a lei da gravidade. Contradizendo Newton, Einstein disse que não existe força da gravidade. Dessa forma, a terra estaria girando em torno do sol não devido a força gravitacional, mas por causa da deformação do espaço. O sol deformaria o espaço em sua volta, assim o espaço empurraria a terra para o sol. Dessa maneira, Einstein tinha uma nova teoria da gravidade.

Anos depois, com a teoria da relatividade geral praticamente “pronta”, Einstein precisava provar que sua teoria estava certa. Contudo, para isso, precisava fazer um raio de luz passar sobre uma área onde o espaço estivesse curvado, e assim, segundo sua teoria o raio de luz pareceria ter sofrido um pequeno desvio. O desafio seria conseguir realizar esse experimento, pois era necessário um eclipse total do sol. O experimento consistia em observar se um raio de luz proveniente de uma estrela, sofreria um pequeno desvio ao se aproximar do sol, por isso era necessário o eclipse, para ficar fácil de visualizar esse fenômeno.

Somente anos mais tarde, foi comprovada que realmente a teoria da relatividade geral de Einstein estava certa. A demora ocorreu devido a contratempos ocorridos na época, como guerras e condições climáticas desfavoráveis. Albert Einstein ainda acabou ganhando o Nobel pelo efeito fotoelétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com