TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcance

Trabalho Escolar: Alcance. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Política / Faça Uma Análise Da Seguinte Tabela, Que Se Refere às Alíquotas Aplicáveis Ao Imposto De Renda, Com Base Nas Faixas De Rendimentos Das Pessoas físicas

Faça Uma Análise Da Seguinte Tabela, Que Se Refere às Alíquotas Aplicáveis Ao Imposto De Renda, Com Base Nas Faixas De Rendimentos Das Pessoas físicas

Dissertações: Faça Uma Análise Da Seguinte Tabela, Que Se Refere às Alíquotas Aplicáveis Ao Imposto De Renda, Com Base Nas Faixas De Rendimentos Das Pessoas físicas

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: arlessonf 21 março 2015

Tags:

Palavras: 416 | Páginas: 2

Visualizações: 37

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

O princípio da Capacidade Contributiva como instumento da Justiça Tributária

O princípio da capacidade contributiva encontra-se veiculado pelo §1º do art. 145 da Constituição Federal, que prescreve:

Art. 145. [...]

§1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

Encontra-se na doutrina variados conceitos para o referido princípio, o mais completo deles é o das palavras de Regina Helena COSTA :

No plano jurídico-positivo a capacidade contributiva significa que um sujeito é titular de direitos e obrigações com fundamento na legislação tributaria vigente, que é quem vai definir aquela capacidade e seu âmbito. No plano ético-econômico, por sua vez, relaciona-se com a justiça econômica material. Aqui se designa por capacidade contributiva a aptidão econômica do sujeito para suportar ou ser destinatário de impostos, que depende de dois elementos: o volume de recursos que o sujeito possui para satisfazer o gravame e a necessidade que tem tais recursos.

Este princípio tem por base a determinação de um nível ideal de tributação, permitindo ao Estado garantir suas necessidades econômicas, sem impossibilitar a subsistência dos contribuintes. A doutrina, como o faz como o faz José Marcos Domingos de OLIVEIRA divide esse princípio em dois sentidos: capacidade contributiva absoluta e capacidade contributiva relativa:

A capacidade contributiva é um conceito que se compreende em dois sentidos, um objetivo ou absoluto e outro subjetivo ou relativo. No primeiro caso, capacidade contributiva significa a existência de uma riqueza apta a ser tributada (capacidade contributiva como pressuposto da tributação), enquanto no segundo, a parcela dessa riq

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

ueza que será objeto da tributação em face das condições individuais (capacidade contributiva como critério de graduação e limite do tributo).

Assim, trata-se de capacidade contributiva absoluta ou objetiva quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com