TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSORES LEITORES: ACERVO LITERÁRIO DA ESCOLA UM TESOURO AO ALCANCE DE TODOS

Pesquisas Acadêmicas: PROFESSORES LEITORES: ACERVO LITERÁRIO DA ESCOLA UM TESOURO AO ALCANCE DE TODOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA A DISTANCIA

PROFESSORES LEITORES: ACERVO LITERÁRIO DA ESCOLA UM TESOURO AO ALCANCE DE TODOS

Maceió – AL

2013

CHARLES QUIRINO DA SILVA

CLAUDIEJE ROCHA SILVA

DEISIANE CONCEIÇÃO DE ARAUJO

MÁRCIA LÚCIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA

MARIA DA APRESENTAÇÃO DE LIMA SILVA

MARIA DO SOCORRO FREITAS

IVONETE SOARES DA SILVA

PROFESSORES LEITORES: ACERVO LITERÁRIO DA ESCOLA UM TESOURO AO ALCANCE DE TODOS

.

Projeto de intervenção apresentado a professora Ana Cristina de Oliveira Souza e a tutora Rosilene Ferreira dos Santos, como requisito parcial para obtensão de nota na disciplina de Estágio I – Gestão Escolar.

Maceió – AL, 2013

SUMÁRIO

I - APRESENTAÇÃO

II-JUSTIFICATIVA

III - OBJETIVOS

IV - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

V - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

VI - METODOLOGIA

VII - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

VIII- AVALIAÇÃO

IX- REFERÊNCIAS

X -ANEXOS

I- APRESENTAÇÃO

O gosto pela leitura precisa fazer parte da vida do educador, e principalmente de seus alunos. Como prática social, todos nós precisamos considerar essa necessidade. É responsabilidade da escola, enquanto instituição formadora, aproveitar o espaço da biblioteca para desenvolver habilidades de leituras diferentes ou pertencentes aos diversos gêneros.

Essas e outras questões precisam ser consideradas pelo educador, uma vez que ele torna-se o principal agente de estímulos e formação cultural na vida de seus alunos. Nesse sentido, esse trabalho procura conscientizar e colocar em discussão os professores, coordenadores e demais profissionais da Escola Donizetti quanto aos aspectos que envolvem as práticas de leitura em uma sociedade tão letrada.

II- JUSTIFICATIVA:

A partir dos momentos das interações teóricas e práticas podemos compreender e discutir melhor a importância da leitura dentro de nossa sociedade, e principalmente no âmbito escolar. Cabe a escola, muito mais aos docentes, conhecer e dinamizar o acervo literário que possui e dar maior utilidade a ele dentro da real necessidade da formação leitores críticos e atuantes na sociedade. Dar esse valor a leitura, sem dúvida, é compartilhar informações ricas e proveitosas às reais experiências de toda comunidade escolar.

Professores leitores produzem alunos leitores. Quando o hábito à leitura não é visto na vida dos mestres, certamente os alunos não terão tanto desejo de visitar os acervos literários da escola. Como na família, a escola também é fonte de estímulo à vida social dos alunos. É nela que o ensino, de forma sistematica, às necessidades sociais.

Portanto, esse projeto tem como foco levar os professores e toda instituição da escola Professor Donozetti a refletir de maneira abrangente e possível sobre a importância da biblioteca da escola, e também do melhor uso do espaço literário escolar.

As contribuições apresentadas nesse trabalho serão relevantes a compreensão da ideia de texto, leitura e importância de presevar o ambiente literário ativo à toda comunidade escolar.

Ao analisarmos os trabalhos já feitos até então pela escola, foi observado pela equipe estagiária, que apesar do grande números de livros da biblioteca e do bom espaço da mesma , os professores e alunos não tinham o hábito de visitar o espaço, nem o de atribuir o valor relevante ao rico acervo da escola.

Até encontramos essa realidade inserida, achamos relevantes desenvolver um projeto de intervenção conscientizando, em primeiro plano, aos professores e consequentemente aos seus discentes da importância desse espaço escolar à vida de toda comunidade. Dessa maneira, surgiu a proposta temática “ “Professores leitores: acervo literário da escola um tesouro ao alcance de todos”. Uma vez que a bilioteca da escola é um espaço rico à formação de bons leitores, o mesmo poderia ser melhor aproveitado pela escola.

Por certo, a vivência com os contos, poemas, oralidade e outras atividades certamente contrinbuirão como fator estímulo a maior realização em todo ambiente escolar.

III – OBJETIVOS:

Geral:

Contribuir para tornar a sala de leitura da Escola de Ensino Fundamental Donizette Calheiros em um espaço educativo que fortaleça o processo de ensino e de aprendizagem e permita que professores e alunos aprendam a Ser, Conviver, Conhecer e Fazer.

Específicos:

• Promover a discussão coletiva a partir de alguns textos literários: “Os três porquinhos” de Joseph Jacobs, Maria vai com as outras, “Era uma casa” de Vinicius de Moraes entre outros.

• Apresentar o acervo literário da sala de leitura;

• Apresentação de um vídeo sobre a importância da sala de leitura como espaço de aprendizagem;

• Desenvolver com a equipe diretiva e professores uma oficina literária.

IV- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com