TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algebra e calculo vetorial

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE  

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO - FUNDAMENTAL

NOME – RA

PORTFÓLIO 2

MODELOS DE GESTÃO

Guarulhos

2010

NOME

PORTFÓLIO 2

MODELOS DE GESTÃO

Trabalho apresentado ao Curso engenharia de produção da Faculdade ENIAC para a disciplina  

MODELOS DE GESTÃO

Prof.

Guarulhos

2010

Questões

1)- Diversas cidades européias estão criando serviços públicos de aluguel de bicicletas. Em Paris já são alugadas 70 mil bicicletas por dia. Essa pode ser a saída para a não utilização de automóveis e a redução da emissão de gases? Comente.

Milão -O ano passado a destaque ficou para o sistema BikeMi. Serviço de aluguel de bicicletas da cidade de Milão, fácil, prático e ecológico, criado para favorecer a mobilidade dos cidadãos e tem por objetivo promover a partilha de bicicletas e não ser só um serviço de aluguel e sim um verdadeiro sistema de transporte público, junto aos tradicionais médios de transporte da ATM (empresa de transporte publico da cidade de Milão .

Copenhague - Se você estiver planejando viajar para a Dinamarca, anote aí: a capital escandinava é bem plana e oferece um serviço público de empréstimo de bicicletas – denominado de Bycyklen – para a região central. Basta a pessoa colocar uma moeda de 20 coroas dinamarquesas (R$ 6,90) num totem junto a estação de bicicletas, que o sistema libera uma das magrelas. Ah! Quando devolver a bike, o turista recebe o dinheiro de volta.

Viena - A capital austríaca também tem bicicletas públicas à disposição de turistas e moradores. Denominado City bike, o sistema oferece magrelas que estão disponíveis em 60 estações espalhadas pelo centro da cidade. O usuário pode retirar uma bike para se locomover de graça por uma hora, devolvendo-a em qualquer uma das estações. Se ultrapassar este limite de tempo, uma taxa é cobrada (que varia de 1 a 4 euros dependendo do tempo de uso). Para ter acesso ao serviço, é necessário ainda fazer um registro inicial em que se cobra uma taxa de 1 euro.

Bruxelas - O sistema Villo!, existente na capital da Bélgica, é muito semelhante ao de Paris. A taxa inicial custa 1,5 euro por dia e 7 euros por uma semana (tudo pago com cartão de crédito num totem junto às bicicletas). São ao todo 180 estações espalhadas pelo centro da capital belga. A primeira hora de uso é grátis e, a partir daí, paga-se uma taxa por hora. Também há um depósito de garantia de 150 euros, que só é debitado se a pessoa não devolver a bike.

Comentário:

 

Concerteza que sim,realmente a utilização de bicicleta,iria reduzir muito a emissão de gazes, assim podemos voltar a respirar um pouco melhor,deixar de lado o sedentarismo  e ao invés de irmos de carro para algum respectivo lugar podemos tranquilamente usarmos nossas bicicletas e sairmos pela cidade pedalando.

2)-O carvão é abundante, custa barato, gera muita energia, mas provoca poluição. Este ano, os investimentos em energias limpas – como a Energia Solar, que custa caro e têm baixa eficiência energética – vão atingir U$ 85 Bilhões. Esse investimento vai estar distribuído desta forma:

a) 38% Energia Eólica (Energia conseguida através dos ventos)

b) 26% Bicombustíveis (Etanol e Biodiesel que é uma mistura de óleo de plantas como girassol, soja, etc., adicionadas ao óleo Diesel)

c) 16% Energia Solar

d) 10% Energia Biomassa (Energia produzida pelo bagaço da cana)

e) 10% Outras

Comente cada uma dessas opções de energia e suas conseqüências ecológicas.

a) A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aero gerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina. Portanto, a energia eólica passa a ter um papel fundamental já nos dias atuais, como talvez a única energia limpa e eficaz. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar.

 b) Um dos objetivos da política energética é a redução das emissões de CO2. Os bicombustíveis são uma das alternativas para o setor de transportes. Além de poder gerar uma grande economia, dada a instabilidade dos preços dos combustíveis, é uma arma contra a poluição e o aquecimento global, pelo fato de poder utilizar combustíveis renováveis e menos danosos ao meio-ambiente.

c) Energia Solar, abundante, mas cara muito difícil de usá-la diretamente. Ela é limpa e renovável As casas são construídas com um isolamento térmico para a energia ser “guardada” dentro. Quando as casas são abastecidas com mais energia do que necessário, os donos vendem o restante de energia para companhias de eletricidade da região, há casas que giram de acordo com o movimento do sol. Quando o custo benefício da energia solar tiver mais acessível, se tornará extremamente importante para a sociedade, e o meio ambiente agradece.

d) Para produzir a energia da biomassa, é preciso um grande percurso. Um exemplo da biomassa é a lenha que se queima nas lareiras. Mas hoje, quando se fala em energia biomassa, quer dizer que estão falando de etanol, biogás, e biodiesel, esses combustíveis, que tem uma queima tão fácil, como a gasolina e outros derivados do petróleo, mas a energia da biomassa é derivada de plantas cultivadas, portanto, são mais ecológicas. O único problema da biomassa é que por conta da fotossíntese (o processo pela qual as plantas captam energia solar) é bem menos eficiente por metro quadrado do que os painéis solares, por causa desse problema, é que para ter uma boa quantidade de captação de energia por meio de plantas, é preciso uma quantidade de terra bem mais extensa. Estima-se de que para movimentar todos os meios de transportes do planeta só usando bicombustíveis, as terras usadas para agricultura teriam que ser duas vezes maiores do que já são.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com