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Algoritimos. Operadores de Atribuição Aritmética e Operadores Incrementais

Ensaio: Algoritimos. Operadores de Atribuição Aritmética e Operadores Incrementais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Ensaio  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

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Algoritmos - AULA 3

Sumário

1 Operadores de Atribuição Aritmética e Operadores Incrementais ............................................... 1

2 Teste de Mesa...................................................................................................................................................... 1

2.1 Como fazer um teste de mesa? ............................................................................................................ 2

3 Funções matemáticas....................................................................................................................................... 3

4 Exemplo completo ............................................................................................................................................ 3

5 Exercícios.............................................................................................................................................................. 3

1 Operadores de Atribuição Aritmética e Operadores Incrementais

Algumas vezes podemos usar uma forma reduzida para realizar instruções mais longas de

uma forma mais curta, a saber:

Exemplo de

uma Forma

Normal

Exemplo de

uma Forma

Reduzida

Exemplo

Valor de X antes da

instrução

Valor de X depois da

instrução

x = x + 1; x++; 2 3

x = x - 1; x--; 2 1

x = x + 5; x += 5; 2 7

x = x – 5; x -= 5; 2 -3

x = x * 3; x *= 3; 2 6

x = x / 3; x /= 3; 6 2

Exemplo de

uma Forma

Normal

Exemplo de

uma Forma

Reduzida

Exemplo

Valor de x

antes da

instrução

Valor de y

antes da

instrução

Valor de x

depois da

instrução

Valor de y

depois da

instrução

x = x + 1;

y = x;

y = ++x; 3 7 4 4

x = x - 1;

y = x;

y = --x; 3 7 2 2

y = x;

x = x + 1; y = x++; 3 7 4 3

y = x;

x = x - 1; y = x--; 3 7 2 3

2 Teste de Mesa

Na fase de desenvolvimento de um programa, muitas vezes precisamos testar se as

funcionalidades implementadas em um algoritmo estão corretas. Para isso, é necessário

verificar o conteúdo das variáveis passo a passo, o que chamamos de teste de mesa. Algoritmos - AULA 3

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Ou seja, precisamos seguir passo a passo as instruções de um algoritmo, de maneira precisa,

para verificar se o algoritmo foi implementado da forma correta, a partir dos resultados

gerados e dos valores parciais de cada variável.

Com o teste de mesa é possível:

Visualizar o comportamento de todo o processo;

Identificar e corrigir eventuais erros (“bugs”), se existirem;

o Erros de sintaxe: quando as instruções do programa não são escritas de acordo

com a sintaxe da linguagem usada;

o Erros lógicos: quando o código escrito pelo programador não gera o resultado

desejado pelo mesmo.

2.1 Como fazer um teste de mesa?

Usando o caderno ou algum bloco de anotação, faça o seguinte:

Crie uma tabela e no cabeçalho coloque as variáveis declaradas. Crie uma coluna para

cada variável declarada;

Crie um espaço para anotar tudo o que deve aparecer na tela do computador;

Execute o algoritmo, manual e visualmente, linha a linha, anotando nas colunas

apropriadas cada mudança de valor das variáveis, e no lugar você criou tudo o que foi

escrito na tela;

Preste atenção nas estruturas condicionais (porque pode haver instruções que não

serão executadas) e nas estruturas de repetição (porque pode haver trechos de

instruções que devem ser executados mais de uma vez).

Siga a execução até chegar ao final do algoritmo

Execute o programa no computador e compare o resultado do seu teste de mesa com o

resultado obtido no computador.

Exemplo

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

int main()

{

int a,b,c,d;

a=0;

...

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