TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores Logisticos

Exames: Operadores Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  8.931 Palavras (36 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 36

RESUMO

Atualmente, uma das estratégias gerenciais mais utilizadas no meio empresarial tem sido a terceirização realizada por meio dos Operadores Logísticos, uma evolução dos Prestadores de Serviços tradicionais, que oferecem soluções logísticas, principalmente na gestão dos estoques, transportes e armazenagem. O objetivo geral deste estudo foi identificar os atributos considerados relevantes na contratação desses serviços. Em um cenário de competição acirrada, cada vez mais as discussões sobre como um operador logístico pode contribuir para o estabelecimento de uma vantagem competitiva sustentável se intensificam. Inicialmente o presente trabalho apresenta uma revisão crítica da literatura, destacando a definição de operadores logísticos, origem e atribuições, atividades básicas e sua classificação, além dos principais critérios utilizados pelas empresas para a seleção de seus parceiros logísticos, o contrato logístico e também as causas de insucesso na contratação. Em seguida é apresentado uma descrição dos principais benefícios e riscos das empresas contratantes com a utilização estratégica de operadores logísticos como apoio à obtenção de vantagens competitivas. Para aproximação da realidade estudou-se a situação e a contextualização de operadores logísticos no Brasil. Concluiu-se que operador logístico, especializado em desempenhar atividades logísticas agregando valor as mesmas, possibilita que as empresas possam cada vez, mas dedicar-se especificamente ao seu foco de negócio. Porem a decisão para assumir tais funções deve ser criteriosa, pois se feita erroneamente, pode acabar fazendo com que a empresa contratante perca negócio e espaço no mercado.

Palavras-chave: Logística. Outsourcing. Competitividade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 OBJETIVOS 6

1.1.1 Objetivo Geral 6

1.1.2 Objetivos Específicos 6

2.OPERADOR LOGÍSTICO 6

2.1 Origem e atribuições dos Operadores Logísticos 8

2.2 Atividades básicas dos Operadores Logísticos 10

2.3 Classificação dos Operadores Logísticos 13

2.4 Processo de seleção de Operadores Logísticos 14

2.4.1 Quatro perguntas básicas ao se decidir por um Operador Logístico 18

2.5 Como gerenciar as atividades do Operador 20

2.6 Porque as empresas contratam Operadores 21

2.7 O contrato logístico 22

2.8 Causas de insucesso na contratação de um Operador logístico 24

2.9 Principais benefícios e riscos associados ao uso de Operadores logísticos 24

3 OPERADORES LOGÍSTICOS NO MERCADO BRASILEIRO 27

3.1 Novos Desafios para os Operadores logísticos 32

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 33

5 REFERÊNCIAS 34

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o ambiente econômico empresarial passa por grandes transformações e, como resultado, as operações logísticas têm-se tornado complexas, sofisticadas tecnologicamente e importantes, sob o ponto de vista estratégico, compreendendo os fatores: globalização, proliferação de produtos, menor ciclo de vida do produto, segmentação de clientes, canais e mercados, custos competitivos, oferta de produtos, serviços com qualidade e prazos de entrega cada vez menores e mais confiáveis. A busca da competitividade impulsiona as empresas a modernizar seus sistemas de gestão, a racionalizar seus processos, a terceirizar e formar alianças estratégicas, com o objetivo de fornecer produtos com maior valor agregado.

A partir de um estudo da Associação Brasileira de Logística (ABL), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), Operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes. Os demais serviços, que por ventura sejam oferecidos, funcionam como diferenciais de cada operador.

Ao estabelecer um relacionamento de parceria, as empresas contratantes passam a contar com serviços logísticos especializados sem a necessidade de investimentos iniciais, direcionando seus recursos físicos e humanos na direção de seu core business. Com isso, ganha a empresa contratante, ao obter um grau de especialidade na gestão de processos e atividades logísticas, e ganha o operador logístico, ao ampliar seu escopo de atividades e sua base de clientes.

Neste trabalho, foi utilizada pesquisa bibliográfica que contou com a Biblioteca Central da UNIVALI para a busca de livros e periódicos e com artigos acessados via Internet, para integrar os conhecimentos na área pesquisada, proporcionando ao leitor comum à oportunidade de conhecer o que vem a ser operador logístico, sua importância no mercado atual e assim, ampliar seu conhecimento na área logística. Ainda neste trabalho, para aproximação da realidade estudou-se a situação e a contextualização de operadores logísticos no mercado brasileiro.

1.1. OBJETIVOS

1.1.1. Objetivo Geral

Desenvolver conhecimento teórico das características e peculiaridades dos Operadores Logísticos.

1.1.2. Objetivos Específicos

• Pesquisar o tema e suas ramificações;

• Analisar de forma sistêmica e imparcial as divergências teóricas;

• Desenvolver um trabalho simples e abrangente que facilite o entendimento do tema; e

• Consolidar um conhecimento teórico sobre Operadores Logísticos.

2. OPERADOR LOGÍSTICO

A necessidade de busca pela competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com