TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas diferenças entre IBM e Facebook

Abstract: Algumas diferenças entre IBM e Facebook. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Abstract  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO

01.Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Organizações burocráticas são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. As empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não possuem vínculo com o país que estão instaladas, sem vínculo direto com fronteiras nacionais, tem alta mobilidade por esses motivos, elas estão em busca de custos baixos e leis rígidas, as organizações burocráticas seguem dentro de regras estatais, são comandadas pelo estado e são obrigadas a seguirem um padrão a qual devem zelar pela ordem da sociedade.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Em ambas as empresas os colaboradores são incentivados a serem auto gerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade e promovam a inovação. Quando Ricardo Semler começou a difundir suas ideias sobre gestão empresarial, em 1982, na Semco S/A, pregando de forma radical a liberdade e democracia industrial nas empresas, a maioria achou que ele estava louco. Hoje, seu modelo de gestão é referência internacional para qualquer gestor de empresas.

Os líderes da Google querem que seus empregados "pensem em voz alta" e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança.

Os métodos da Google atraem talentos pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação. Os empregados da Google adoram trabalhar lá, não só por causa de pequenas vantagens como horário flexível e bônus, mas eles amam o trabalho que vem de sua estrutura interfuncional.

Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”

No Google e no Facebook, podemos ver um universo moderno onde a tecnologia de ponta é companheira do grupo de jovens descolados e muito competentes que trabalham em ambientes arejados e com muitas regalias.

Tanto que normalmente, as gestões dessas empresas são focadas em resultados, e para reter o time de colaboradores, muitos benefícios são oferecidos.

Algumas diferenças entre as empresas

A IBM é uma empresa que oferece serviços gerenciais e suporte a software. Uma das maiores empresas de tecnologia líder em soluções completas de TI (tecnologia de informação) que envolvem serviços de consultoria, hardware, software e financeiro. A IBM vive um momento em sua história guiando seus negócios pela visão de que a tecnologia pode e deve ser usada para criarmos um planeta mais inteligente. A empresa acredita na globalização conectando as pessoas a empresas alinhando à tecnologia cada vez mais acessível a todos.

O Facebook é uma empresa que oferece um serviço gratuito na internet que tem se destacado nos últimos meses. É uma rede de relacionamento criada por alunos de uma universidade de Harvard com intenção de integrar os alunos da própria universidade para que se fosse feitas amizades. Hoje é aberto a qualquer pessoa que queira se cadastrar e conhecer novos amigos.

O Google é uma empresa de publicidade com base em pesquisa, oferece serviços de internet gratuitos. Outro modelo é o fluxo contínuo de informação dentro da empresa. O Google investe pesado na formação de uma rede de comunicação horizontal que torna fácil para os funcionários trocar ideias, fazer pesquisa de opinião entre os colegas, recrutar voluntários e formar grupos de mudanças.

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Nas letras “a”, “b” e “c” os recursos são argumentativos com uma prova concreta, possuem dados estatísticos.

Na letra “d” e “e” são recursos argumentativos de autoridade, é utilizado o discurso direto para dar credibilidade ao discurso e para o autor se isentar da responsabilidade do que está sendo enunciado, é utilizado as aspas. Tem presente também o uso da voz de autoridade, por meio da citação de nomes importantes devido ao cargo que eles ocupam e local onde trabalham.

04. O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar crítico sobre situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

* não faça uma simples listas das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com