TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aluga Buggy

Trabalho Universitário: Aluga Buggy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Com o intuito de ampliar os horizontes comerciais desta empresa que trabalha com aluguel de buggys, alguns empresários se uniram na tentativa de consolidar um sistema de informação onde esse sistema compartilharia um mesmo banco de dados, onde suas estações seriam montadas em cidades diferentes.

Hoje a empresa está sediada na cidade de Guarapari-ES e trabalha com buggys de 4 e 6 lugares, as reservas de buggys podem ser feitas na própria loja onde estão os carros ou pela internet, através do site da empresa.

Como a expectativa da rentabilidade é muito boa, foi montado um novo plano de negócio, com possibilidade de mais duas filiais, com aporte de capital de terceiros.

Agora a empresa tem 5 lojas e uma frota de mais de 150 buggys, seu sistema trabalha de forma isolada, cada loja com seu banco de dados, o ideal é que esse banco de dados seja compartilhado por todas as outras lojas.

2 OBJETIVO

O principal Objetivo é a solidificação das informações como um todo, gerando confiabilidade das informações e ganho em tempo.

Com o desenvolvimento desse novo sistema, os investidores e sócios poderão acompanhar em tempo real as disponibilidades de veículos e faturamento em tempo real, ficando familiarizado em banco de dados centralizado e distribuído.

Confeccionar novo sistema que atenda a demanda de novos clientes.

3 DESENVOLVIMENTO

Para que não haja retrabalho, vamos efetuar pesquisa em 3 ou mais sites e sistemas para constatar a melhor alternativa para nosso novo sistema.

A primeira empresa pesquisada foi a rentalcars, efetua reservas via internet, com opção de escolha em vários países. Possui um portifolio muito vasto em relação a locação de automóveis, deixando muita flexibilidade para escolha do cliente.

A opção minha reserva só é aberta depois que já reservei um carro, não me da opção de simular.

A segunda empresa foi a locar, que também abrange um portifolio muito vasto e com um atrativo a mais, que é o simulador de locação e reserva especial para apenas uma diária e locação com motorista.

Ambiente bem interativo e fácil de usar, após simular poderá encaminhar a reserva e efetuar.

A terceira foi a localiza, apesar de ser uma empresa renomada no mercado, deixa a desejar na flexibilidade com o cliente, só abre a reserva se fizer um cadastro.

Comparando as três, o ambiente mais claro e acessível com opções de simulação antes da contratação e o da locadora LOCAR CAR, as outras são muito burocráticas, não dão a oportunidade do cliente saber quanto vai pagar pela locação sem um cadastro.

Todas as três possuem filiais em várias partes do Brasil e do mundo, certamente com uso de BDD – BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDO.

4 - BDD – BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDO

Banco de dados distribuído (BDD) é uma coleção de várias Base de Dados logicamente inter-relacionadas, distribuídas por uma rede de computadores. Existem dois tipos de banco de dados distribuídos, os homogêneos e os heterogêneos. Os homogêneos são compostos pelos mesmos bancos de dados, já os Heterogêneos são aqueles que são compostos por mais de um tipo de banco de dados.

Num banco de dados distribuídos os arquivos podem estar replicados ou fragmentados, esses dois tipos podem ser encontrados ao longo dos nós do sistema de BDD's. Quando os dados se encontram replicados, existe uma cópia de cada um dos dados em cada nó, tornando as bases iguais (ex: tabela de produtos de uma grande loja). Já na fragmentação, os dados se encontram divididos ao longo do sistema, ou seja a cada nó existe uma base de dados diferente se olharmos de uma forma local, mas se analisarmos de uma forma global os dados são vistos de uma forma única, pois cada nó possui um catálogo que contém cada informação dos dados dos bancos adjacentes.

A replicação dos dados pode se dar de maneira síncrona ou assíncrona. No caso de replicação síncrona, cada transação é dada como concluída quando todos os nós confirmam que a transação local foi bem sucedida. Na replicação assíncrona, o nó principal executa a transação enviando confirmação ao solicitante e então encaminha a transação aos demais nós.

5 - VANTAGENS DE BANCOS DE DADOS DISTRIBUÍDOS

Reflete a estrutura organizacional — fragmentos do banco de dados estão localizados nos departamentos que se relacionam com os dados que estes persistem.

Autonomia Local — um departamento pode controlar seus dados (já que é o mais familiarizado com estes).

Maior disponibilidade — uma falha em um banco de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com