TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aluga Buggy

Casos: Aluga Buggy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  4.933 Palavras (20 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 20

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CARLOS HELMAR DUARTE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Belo Horizonte 2012

3

CARLOS HELMAR DUARTE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Análise de Sistema I, Banco de dados II, Desenvolvimento Orientado á Objetos I, Algoritmo e Estrutura de Dados. Profs.:. Polyana Gomes, Roberto Y. Nishmura, Marcio Chiaveli, Merris Mozer

Belo Horizonte 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO...................................................... .........................

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................3 4 4 4 5

4. REFERÊNCIAS............... ..............................5 7 7 7 8 8 9 13 13 13 14 17 18

3

1. INTRODUÇÃO O Presente trabalho tem como proposta principal trabalhar o eixo temático do 3º semestre do curso de Analise de Sistemas. O eixo a qual refere-se as linhas anteriores è a integração da análise e programação de sistemas de informação, considerando principalmente a orientação à objetos. Segundo RISSETTI E PUGA (2008):

A programação orientada a objetos representa uma mudança no enfoque da programação, na forma como os sistemas eram vistos até então. Representa uma quebra de paradigma, revolucionando todos os conceitos de projetos e desenvolvimento de sistemas desenvolvido anteriormente (p. 25).

Os autores ainda acrescentam que o enfoque no uso da programação considerando a orientação à objetos, pelo fato de que os objetos existem na natureza muito antes de haver qualquer tipo de negocio envolvido ou qualquer tipo de sistema para controlá-los (p. 26). Consideraremos neste contexto, os estudos e referencial teórico, a partir das orientações que serão descritas à seguir, das seguintes disciplinas: Analise de Sistemas II, Desenvolvimento orientado a objetos I, Banco de Dados II e algoritmo e estrutura de dados. No capitulo I serão discutidos conceitos envolvendo lista lineares, tais como FIFO, FILO e suas características. Serão abordados também neste contexto os conceitos e tipos de alocação referente às listas lineares, finalizando o capitulo descrevendo o tipo de alocação que apresenta maiores vantagens atualmente e seus motivos. No capítulo II serão abordados conceitos e características das propriedades ACID de uma transação em relação ao Banco de Dados. Serão descritos neste contexto também como usar um banco de dados relacional com programação orientada a objetos. No capítulo III serão trabalhados conceitos relacionado a ORM (Object Relational mapping), relacionando-o com o mapeamento objeto relacional, apresentando também uma ferramenta para fazer ORM, descrevendo suas características.

4

No capitulo IV serão abordados definições e características do diagrama de classe, os conceitos de herança e polimorfismo, e suas representações. Enfim, na conclusão serão descritos as principais reflexões sobre o desenvolvimento da atividade, considerando principalmente os pontos positivos e negativos que envolveram todo o contexto da atividade.

5

2. CAPITULO I: LISTAS LINEARES Segundo PUGA E RISSETI (2008), podemos citar como exemplo de listas: as listas de chamada de aluno, listas de compras de supermercado, listas telefônicas, entre outros (p. 198). Os autores definam listas como sendo uma coleção de elementos do mesmo tipo dispostos linearmente que podem ou não seguir determinada organização (p.198). Acrescentando ao conceito de lista, o item linear, Segundo HONDA E PARABONI (2011), podemos definir assim o conceito de uma lista linear:

Uma lista linear é uma série de elementos ordenados na qual cada elemento exceto o primeiro possui um e apenas um antecessor, e cada elemento exceto o último possui um e apenas um sucessor (p.3).

Nas linhas abaixo trataremos de conceitos importantes que fazem parte do contexto de listas lineares. 2.1 Definição e características dos conceitos de FIFO E LIFO 2.1.1 FIFO (LISTAS) 2.1.1.1 Conceito e características Segundo HONDA E PARABONI (2011), o conceito FIFO (LISTAS), dentro do contexto de listas lineares, trata-se de (first-in, first-out, ou, primeiro a entrar é o primeiro a sair). São considerados as disciplinas de acesso para as chamadas FILAS. Os autores ainda fazem acrescentam dentro do contexto de definições FILAS, que sua principal aplicação é o armazenamento de dados em que é importante preservar a ordem FIFO de entradas e saídas (P.20). PUGA E RISSETI (2008), relatam que as filas (queues) são conjuntos de elementos (listas) cujas as operações de inserção são feitas por uma extremidade, e as de remoção, por outra (p.219). No que refere a implementação das filas, esta pode ser feita de forma estática, usando para isso um vetor circular, ou de forma dinâmica, usando os ponteiros; sem diferenças em termos de eficiência, isso justifica-se pelo fato das operações ocorreram somente nas extremidades da estrutura (HONDA E PARABONI , 2011, p. 20). Vamos observar a ilustração abaixo:

COMEÇO FINAL

SAI Ilustração 01: Exemplo Físico - FIFO

ENTRA

6

As operações básicas de inclusão, exclusão e pesquisa dentro dos conceitos de FIFO, podem ser definidos assim: • Inserir: enqueue – Insere um elemento no final da fila. • Remover: dequeue – Remove um elemento do começo da fila. • Pesquisar: getFront – Pesquisa um elemento do inicio ao final da fila. 2.1.1.1 Exemplo prático das operações básicas de FIFO: Suponhamos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com