TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria Estrutural

Monografias: Alvenaria Estrutural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

Alvenaria Estrutural

A técnica da alvenaria estrutural é conhecida há milhares de anos. Foi introduzida no Brasil na década de 60 e ainda, nos dias de hoje, atende com sucesso o desafio de construir no prazo, com qualidade e baixo custo, as casas e os edifícios habitacionais.

A Alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto.

No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra. Aqui, pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes – chamadas portantes - distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação.

Na alvenaria estrutural elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com consequente redução do tempo de execução e dos custos.

A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo total da obra. Bem utilizado, o sistema pode baratear a construção em média 30%, em relação ao sistema convencional de estrutura em concreto armado, conforme ilustra as diversas fotos dessa página e a lista de vantagens do sistema mais adiante.

O aperfeiçoamento dos métodos de cálculo, ao longo dos anos, tornou possível desenvolver edifícios de diversos padrões e estruturas cada vez mais altas.

A Alvenaria Estrutural está fundamentada nos conceitos de Coordenação Modular, Racionalização e Industrialização. Estes conceitos devem estar presentes desde a concepção do projeto arquitetônico para que se garanta o sucesso do sistema e se obtenha todo o potencial que o sistema oferece.

Os projetos devem seguir diretrizes racionais e estarem totalmente compatibilizados, pois a Alvenaria Estrutural integra vários subsistemas como: Instalações elétricas, gás hidráulica, esquadrias, revestimentos para cobertura.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »